Neste artigo vamos mostrar as taxas de cancelamento e remarcação nos programas de fidelidade internacionais nas emissões de bilhetes prêmio, ou seja, com milhas. As regras dos programas nacionais, convém desde já salientar, serão objeto de um outro post, especificamente feito para tratar da (péssima) realidade nacional.
Aqui você encontra:
Introdução
A flexibilidade da sua viagem está diretamente ligada às taxas cobradas pelos programas de fidelidade para cancelamento e remarcação dos voos. Afinal, será muito boa a flexibilidade do seu bilhete caso o programa permita o cancelamento e a remarcação gratuita do seu voo.
Inclusive, um fator que é pouco considerado quando das emissões dos bilhetes prêmio (“award”) é justamente este: o quanto o programa emissor do seu bilhete cobra para uma eventual remarcação e cancelamento da sua viagem.
Via de regra, os viajantes focam na quantidade de milhas exigidas para o resgate, ignorando este importante aspecto da sua emissão e viagem.
Em que pese no âmbito nacional dos programas de fidelidade (aqui me refiro à Smiles, TudoAzul e LATAM Pass) a cobrança de valores para remarcação e cancelamento esteja sendo fruto de sucessos aumentos (recentemente a Smiles reajustou os valores cobrados, como você pode conferir aqui), chegando a patamares bem exagerados (beirando o absurdo), no cenário internacional a situação é oposta.
Como iremos mostrar a seguir, muitos programas de fidelidade internacionais ainda mantém uma política extremamente justa e flexível no que se refere à possibilidade de cancelamento e remarcação dos bilhetes prêmio.
Vamos, então, conhecer a política dos principais programas de fidelidade internacionais no que se refere ao cancelamento e remarcação.
Antes, contudo, atente-se para o seguinte:
- As regras de remarcação e cancelamento devem ser aquelas do programa que você utilizou para emitir o bilhete (e não do programa da cia que você irá voar). Exemplo: em uma emissão com milhas do programa da TAP para voar com a United, você deverá seguir a política do programa Miles&Go da TAP e
- Pela legislação brasileira você poderá cancelar gratuitamente o seu bilhete desde que o faça em até 24 horas da data da emissão e desde que o voo ocorra há mais de sete dias (regra do art. 11 e parágrafo único da Resolução 400 da ANAC) da data da emissão.
Taxas de Remarcação e Cancelamento
Air Canada – Aeroplan
O programa cobra 100 dólares canadenses para alterações e 150 dólares canadenses para cancelamentos para cada trecho da viagem (ida ou volta).
Air France/KLM – Flying Blue
O programa cobra 50 euros para alterações e 50 euros para cancelamentos.
All Nippon Airways (ANA) – Mileage Club
O programa não cobra nada para alterações e 3 mil milhas para cancelamentos. Observe, porém, que estas alterações gratuitas devem ocorrer até 96 horas antes da partida do seu voo.
American Airlines – AAdvantage
O programa não cobra nada tanto para cancelamentos, como para alterações.
British Airways – Executive Club
O programa cobra 35 libras para alterações e o mesmo valor para cancelamentos.
Todavia, atente-se que os cancelamentos devem ocorrer até no máximo 24 horas antes do seu voo, caso contrário os avios da emissão serão perdidos.
Uma situação interessante envolvendo este programa é você pode optar por não solicitar o reembolso das taxas de embarque e, em contrapartida, ficar isento da taxa de cancelamento. Assim, caso as taxas sejam em valores inferiores à taxa de cancelamento, opte por abrir mão do reembolso das taxas de embarque.
Delta – SkyMiles
O programa não cobra nada para alterações e cancelamentos. Porém, cuide que esta política é aplicável, apenas, para voos originados na América do Norte e que não tenham sido emitidos tarifa econômica básica.
Voos com outras origens são tarifados em 150 dólares.
Emirates – Skywards
O programa não cobra nada para alterações e cancelamentos, ou seja, ambos são gratuitos.
Iberia – Iberia Plus
O programa cobra 25 euros tanto para remarcações como para cancelamentos. Atente-se, porém, que a emissão com alguns parceiros não é reembolsável.
Qantas Frequent Flyer
O programa cobra 5 mil pontos para alterações e 6 mil para cancelamentos.
O programa cobra até 50 dólares para alterações, e entre 50 e 75 dólares para cancelamentos.
A política da cobrança é a seguinte: bilhetes emitidos na tarifa Saver cobram de 25 a 50 dólares, enquanto que os bilhetes na tarifa Advantage tarifam em até 25 dólares, para fins de alteração.
Para fins de cancelamentos, os valores são de 75 e 50 dólares, respectivamente.
TAP – Miles&Go
O programa cobra 80 euros para remarcações e 120 euros para cancelamentos (para os clientes com status Gold, há isenção para remarcação e os cancelamentos custam 80 euros).
United – MileagePlus
O programa permite remarcações e cancelamentos gratuitos.
Tome Nota
Como foi mencionado ao longo deste artigo, a política de cobrança de taxas para remarcação e cancelamento dos bilhetes prêmios emitidos pelos programas de fidelidade internacional é um elemento muito importante a ser considerado no planejamento da sua viagem.
A flexibilidade nas alterações e cancelamentos permitem uma maior criatividade na montagem e planejamento das suas emissões.
Como exemplo, fiz três emissões sequenciais em um recente retorno dos Estados Unidos para o Brasil e, ao final, em razão do cancelamento gratuito, acabei optando por uma quarta opção, que não possuía cancelamento gratuito e cujas milhas eram mais fáceis de obter em comparação àquelas utilizadas nas três primeiras emissões.
Assim, por demais importante conhecer a política de cancelamentos dos programas que você pretende emitir o seu bilhete.
E você, leitor, já conhecia as taxas de cancelamento e alterações dos principais programas de fidelidade internacionais? Já precisou remarcar ou cancelar algum bilhete? Como foi a sua experiência?
Para Saber Mais
Veja mais sobre os programas de fidelidade clicando aqui.
Que tal nos acompanhar no Instagram para não perder nossas lives e também nos seguir em nosso canal no Telegram?
O Pontos pra Voar pode eventualmente receber comissões em compras realizadas através de alguns dos links e banners dispostos em nosso site, sem que isso tenha qualquer impacto no preço final do produto ou serviço por você adquirido.
Quando publicamos artigos patrocinados, estes são claramente identificados ao longo do texto. Para maiores informações, consulte nossa Política de Privacidade.