Neste post iremos explicar no que consiste a lógica dos segmentos casados para encontrar disponibilidade de assentos prêmio.
Aqui você encontra:
Introdução
Inicialmente, importante citar que no atual momento da aviação as disponibilidades de assentos prêmio estão bem escassas, sobretudo nas rotas saindo do Brasil e com as cias que integram a Star Alliance.
Neste sentido, toda a estratégia e técnica que ajude a encontrar disponibilidade é bem-vinda.
Assim, no presente post, falaremos sobre a lógica dos segmentos casados (“married segments”), inclusive com uma explicação com exemplos práticos, para melhor compreensão.
Uma vez bem compreendida esta lógica, temos certeza que ela, se aplicada, ajudará a encontrar aquela tão difícil e disputada disponibilidade (sobretudo em classe executiva e em voos saindo do Brasil).
Disponibilidade e os Segmentos Casados
A lógica de segmentos casados (“married segments”) pode parecer uma novidade, mas já é aplicada de longa data, sobretudo por companhias como a Qatar, Lufthansa, entre outras.
Trata-se de uma estratégia por parte das cias aéreas de apenas liberar disponibilidade de assentos prêmio em voos com conexão, em detrimento dos voos diretos.
A razão de algumas cias adotarem esta estratégia parte da premissa de que os voos diretos são os mais procurados, e, portanto, mais caros. Com isso, a companhia prevê que irá vender um maior número de bilhetes no voo direto, sobretudo com um preço maior que os voos com conexão.
Por outro lado, nos voos com conexões, a expectativa é que a venda de bilhetes pagantes seja menor. Em vista disso, a cia disponibiliza no seu acervo assentos prêmio apenas para os voos com conexão.
Dito de outro modo: se você pesquisar apenas pelo trecho longo do voo direto (como, no exemplo a seguir, no trecho de Guarulhos para Frankfurt), não encontrará disponibilidade.
Já se quiser um voo com conexão (Guarulhos-Frankfurt-Viena, por exemplo), ainda que o primeiro trecho longo seja justamente o de Guarulhos para Frankfurt, a disponibilidade – milagrosamente – irá aparecer.
Como Funciona na Prática
Para melhor compreensão, e partindo do exemplo acima citado, passo a mostrar em detalhes como ela é aplicada.
Exemplo 1: Voo Direto – Sem Conexão
Neste primeiro exemplo, anexo, a seguir, prints da pesquisa tanto no site do programa Miles&Go da TAP, como no ExpertFlyer.
Notem que no trecho do voo direto de Guarulhos para Frankfurt (GRU-FRA) no dia 14 de março de 2023, não há disponibilidade de assentos prêmio em classe executiva:
Exemplo 2 – Voo com Conexão
Já neste segundo exemplo, o voo longo é o mesmo, Guarulhos para Frankfurt (GRU-FRA), também com saída dia 14.03.2023.
Todavia, na sequência, há uma conexão com um voo da Austrian Airlines (OS), sendo que o destino final é Viena.
Nesta hipótese, há disponibilidade em classe executiva, como mostram os prints de pesquisa no site do programa Miles&Go da TAP, como no ExpertFlyer, como também no site da United:
Vejam, portanto, que há um visível e expresso bloqueio por parte da cia Lufthansa que simplesmente não libera disponibilidade de assentos prêmio em classe executiva no seu voo direto, considerando o destino final Frankfurt (FRA).
Por outro lado, caso adicionado um segmento, isto é, se você “casar” o primeiro trecho com o segundo, a disponibilidade milagrosamente aparece.
Tome Nota
Como foi mencionado ao longo deste post, buscamos explicar e mostrar com um exemplo prático no que consiste a lógica dos segmentos casados, que é adotada por algumas cias áreas.
Explicamos que, caso adotada esta lógica, a disponibilidade somente aparecerá caso haja o “casamento” do trecho longo com o segundo trecho, mais curto, após uma conexão.
Desta forma, o fato de o leitor conhecer este procedimento adotado por algumas companhias facilitará na busca e acesso à tão desejada disponibilidade de assentos prêmio, sobretudo em classes superiores (executiva, por exemplo).
Afinal, para estes casos, a solução não será pesquisar a disponibilidade trecho a trecho, mas sim do ponto de saída até o destino final, ou, eventualmente, ainda, até algum outro destino, em conexão, próximo ao seu destino final.
E você, leitor, já conhecia a lógica dos segmentos casados?
Em caso positivo, já havia constatado, na prática, a sua aplicação? Por parte de qual cia área? Compartilhe, abaixo, nos comentários.
Que tal nos acompanhar no Instagram para não perder nossas lives e também nos seguir em nosso canal no Telegram?
O Pontos pra Voar pode eventualmente receber comissões em compras realizadas através de alguns dos links e banners dispostos em nosso site, sem que isso tenha qualquer impacto no preço final do produto ou serviço por você adquirido.
Quando publicamos artigos patrocinados, estes são claramente identificados ao longo do texto. Para maiores informações, consulte nossa Política de Privacidade.