A capital paulista é um paraíso para os amantes de padarias, com opções que vão do artesanal ao tradicional, como Beth Bakery, Italianinha e Julice Boulangère. Neste artigo mostramos algumas das melhores padarias de São Paulo, que oferecem pães de fermentação natural, receitas autênticas e experiências únicas que refletem a diversidade da cidade.
A fama de que paulista gosta de uma padaria, ou padoca como é carinhosamente chamada, não é sem razão! São muitas as opções, mas aqui citaremos 5 das melhores padarias de São Paulo, segundo o guia “O Mellhor de São Paulo Gatronomia”.
Aqui você encontra:
Origem dos Pães
Para responder a essa pergunta, precisamos inicialmente saber um pouco sobre o surgimento do próprio pão. A ABIP, Associação Brasileira da Indústria de Panificação e Confeitaria, oferece uma luz sobre o surgimento do pão:
Estima-se que tenha sido há cerca de 12 mil anos, na região da Mesopotâmia, onde hoje se localiza o Iraque. Porém, uma descoberta de 2010 coloca em cheque essa procedência: sinais de amido encontrados em pedras de moer de mais de 30 mil anos sugerem que o alimento possa ser bem mais antigo do que imaginamos.
Ou seja, não somos apenas nós, paulistas, que amamos este produto tão simples de fazer e tão delicioso de saborear!
Mas os primeiros pães fabricados eram bem diferentes do pãozinho francês que conhecemos hoje. Eles eram feitos com farinha misturada ao fruto do carvalho, formando unidades achatadas, duras e secas.
Para que as pessoas pudessem comê-los, era necessário que fossem lavados diversas vezes com água fervente – isso para retirar seu amargor. Aí, então, os pães eram assados sobre pedras quentes ou debaixo de cinzas. Esse modo de fazer pão durou até por volta de 7.000 a.C., época em que os egípcios passaram a usar fornos de barro para assarem os pães; fato este que, diga-se de passagem, melhorou e muito a qualidade do produto!
Bom, agora que conhecemos um pouco sobre a história do pão, chega de conversa e vamos às cinco sugestões de melhores padarias de São Paulo
Fonte das Informações
Para elaborarmos estas cinco sugestões de melhores padarias de São Paulo, utilizamos a classificação do guia O Melhor de São Paulo Gastronomia – Restaurantes, Bares e Cozinha da Folha de S. Paulo, que destaca os melhores endereços da cena gastronômica de São Paulo eleitos por um júri especializado e pelo Datafolha. O projeto leva em conta também, através de pesquisa, a opinião dos moradores da cidade. Ou seja, são os melhores eleitos inclusive pelos próprios paulistanos.
Melhores Padarias de São Paulo
Beth Bakery
Tudo começou em 2013 com a venda de pães pela internet, e depois de dois anos, foi aberta a loja física. O estabelecimento se apresenta como uma pequena produção artesanal de pães de fermentação natural e doces incríveis.
Toda semana o cardápio sofre mudanças e novas receitas são apresentadas, buscando aproveitar insumos sazonais. Tudo o que é comercializado é feito manualmente e em lotes pequenos.
Não há pressa, não há super produção, não há estoque infinito. São poucas pessoas trabalhando e somos limitados pelo nosso espaço e pela capacidade de nossos braços – e essa é nossa intenção; comida de verdade, feita por pessoas de verdade.
O espaço da loja conta com um quintal, ideal para saborear um cafezinho com um doce delicioso e, de quebra, tomar um solzinho. Mas para aqueles que preferirem, é possível fazer seus pedidos on-line. Neste caso, as quantidades e variedades são limitadas.
Italianinha
Essa padaria está na minha lista há muitos anos! Não espere luxo, nem requinte. Ao contrário, ao entrar na pequena loja vai se deparar com produtos pendurados e vários outros exibidos de uma forma tipicamente italiana. Aberta em 1896, fica no tradicional bairro do Bixiga.
Os pães recheados são o destaque, com várias opções: calabresa, muçarela com escarola, berinjela, etc. Já os canoli fazem você se sentir mesmo na Itália, recheados com doce de leite, creme, entre outros sabores.
Não há espaço para degustação no local. É comprar, levar pra casa e saborear tudo sem pressa.
Julice Boulangère
Pode-se dizer que a Julice Boulangère é um pedacinho da França em São Paulo. A casa existe há mais de 11 anos, produzindo uma culinária sofisticada, com sabores diferenciados. Tudo é feito artesanalmente e livre de conservantes, tendo como base ingredientes cuidadosamente selecionados. E, para completar, as características nutricionais são igualmente valorizadas.
Julice Vaz, responsável pelo menu, é perita em panificação, tendo estudado no famoso San Francisco Baking Institute e em Richmond, na Suíça. Além disso, ela tem larga experiência em padarias na França.
Seus olhos acompanham de perto toda a produção dos pães artesanais da casa, fabricados a partir do processo de fermentação levain.
Estes ingredientes juntos não poderiam dar errado e o resultado são produto diferenciados e de alta qualidade. O cardápio é composto por sanduiches clássicos franceses com receitas reinventadas, crepes, salgados, quiches, saladas especiais e bebidas inéditas.
Santiago Padaria Artesanal
Criada por Lucas Alves, um comunicador e o hoteleiro, Tiago Saraiva. Foi no final de 2013 que eles juntaram todos os seus conhecimentos e aptidões e iniciaram seu próprio projeto, numa pequena cozinha de casa.
Depois de muita dedicação e pesquisa, inclusive acerca das tendências do mercado quanto à alimentação saudável, acabaram por se mudar para um espaço que recebeu o nome de Ateliê de pães. O moldo artesanal de produzir cada pão, além do capricho e afeto transmitido, atraiu cada vez mais a atenção dos clientes.
Depois de passarem alguns anos desenvolvendo este trabalho, além de participar de feiras e eventos do ramo, em outubro de 2017 a dupla inaugurou sua padaria artesanal no bairro da Pompéia, zona oeste de São Paulo onde até hoje os dois sócios continuam empenhados em aprimorar cada vez mais seus produtos, de olho nos aspectos sociais, econômicos e ambientais. E tudo isso para manter seu negócio sustentável.
Árvore do Pão
A história da Árvore do Pão é bem interessante, que surgiu do desejo antigo em empreender, comenta seus proprietários. Após longos anos no mercado financeiro, atrás de uma tela de computador, sonhando com uma rotina de trabalho diferente e mais prazeirosa, decidiram construir algo dentro dos valores que acreditam ser importante para uma vida saudável e feliz!
O cardápio oferece diversas opções de pães de fermentação natural, além de biscoitos, bolos, torradas, etc.; tudo feito de maneira artesanal, com produção limitada, mas tudo regado com muito carinho.
Para Saber Mais
Para ler publicações do Pontos pra Voar sobre outros destinos, clique aqui.
Que tal nos acompanhar no Instagram para não perder nossas lives e também nos seguir em nosso canal no Telegram?
O Pontos pra Voar pode eventualmente receber comissões em compras realizadas através de alguns dos links e banners dispostos em nosso site, sem que isso tenha qualquer impacto no preço final do produto ou serviço por você adquirido.
Quando publicamos artigos patrocinados, estes são claramente identificados ao longo do texto. Para mais informações, consulte nossa Política de Privacidade.
Não usamos inteligência artificial na geração de conteúdo do Pontos pra Voar. Os conteúdos são autorais e produzidos pelos nossos editores.