A nova Carteira de Identidade Nacional (CIN) já foi implementada em quase todos os estados do Brasil e quase 4 milhões de brasileiros já emitiram o novo documento. Trata-se de um documento de identificação civil único, confiável e seguro com um padrão e número único nacional, o CPF.
Carteira de Identidade Nacional
O novo documento de identificação substitui o antigo RG de responsabilidade dos estados, até então era possível que cada pessoa tivesse um número de RG diferente para cada estado onde ela emitisse o documento.
A Carteira de Identidade Nacional tem padrão nacional e número único para todas as unidades da federação. Ao utilizar o CPF como número único, a carteira estrutura os cadastros administrativos, amplia as verificações de Segurança Pública e diminui os problemas de fraudes no Brasil. O novo documento irá ainda possibilitar que diferentes áreas do governo atuem de modo integrado para atender as necessidades dos cidadãos.
A CIN inova ao incluir tecnologias e elementos de segurança e garante a identificação por meio de um documento seguro em conformidade com padrões internacionais. Entre as inovações incorporadas pela CIN está a inclusão do QR Code, que apresenta a opção de checagem fácil e confiável pela Segurança Pública e por unidades de atendimentos públicos e privados mesmo sem internet.
Carteira de Identidade Nacional e as Viagens
A nova Carreira de Identidade é válida como documento de viagem em todo território nacional e também para viagens internacionais, desde que haja acordo entre os países. Atualmente, brasileiros podem viajar somente com o RG para Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela.
A nova carteira não contém mais o campo “sexo” nem a distinção entre os campos “nome” e “nome social”. A Carteira de Identidade Nacional – CIN está disponível em versão física e virtual. Além disso pode incluir dados de outros documentos, como CNH, número do NIS, carteira de trabalho, título de eleitor ou reservista militar. Para isso, basta levar os documentos pessoais no momento da emissão.
Para tirar a nova carteira de identidade, o cidadão deve agendar ou procurar os postos de identificação da sua localidade. As secretarias de Segurança Pública do Distrito Federal e de cada estado são as responsáveis por disponibilizar o documento. A emissão da primeira via desse documento, será gratuita. Porém, para emitir a segunda via, será cobrada uma taxa.
A nova Carteira de Identidade Nacional será obrigatória para todos os cidadãos brasileiros, mas antigas carteiras de identidade seguem válidas até o dia 28 de fevereiro de 2032.
Para Saber Mais
Para ler mais publicações sobre assuntos variados em nosso site, clique aqui.
Que tal nos acompanhar no Instagram para não perder nossas lives e também nos seguir em nosso canal no Telegram?
O Pontos pra Voar pode eventualmente receber comissões em compras realizadas através de alguns dos links e banners dispostos em nosso site, sem que isso tenha qualquer impacto no preço final do produto ou serviço por você adquirido.
Quando publicamos artigos patrocinados, esses são claramente identificados ao longo do texto. Para maiores informações, consulte nossa Política de Privacidade.