As pessoas que visitam a capital paulistana vêm à procura de, dentre outras coisas, atrações culturais para visitar. E não se decepcionam! Há vários lugares a serem visitados e, dentre tantas opções, escolhemos falar sobre 4 museus imperdíveis em São Paulo que você não pode deixar de visitar.
Aqui você encontra:
Museus em São Paulo
Museu da Casa Brasileira – MCB
O Museu da Casa Brasileira, inicialmente conhecido como Museu do Mobiliário Artístico e Histórico Brasileiro, foi criado em 1970 e era vinculado à Secretaria da Cultura, fazendo parte da rede de museus do Governo do Estado de São Paulo.
O Museu dedica-se às questões da morada brasileira, com um olhar direcionado à arquitetura e ao design. Existindo há mais de 50 anos, tornou-se referência nacional e internacional. Uma das razões disso deve-se ao fato dele promover programas como, por exemplo, o Prêmio Design MCB, um concurso criado em 1986, com o objetivo de incentivar a produção brasileira nesta área, além do Projeto Casas do Brasil, que resgata e preserva a memória sobre a diversidade de morar do cidadão brasileiro.
É possível encontrar no MCB informações detalhadas relacionadas aos hábitos da vida privada no Brasil desde o século 16. Seu banco de dados, Equipamentos da Casa Brasileira, Usos e Costumes, conta com 28 mil arquivos de relatos de viajantes, além de literatura ficcional, inventários de família e testamentos – tudo isso revelando hábitos culturais da casa brasileira.
Esta coleção teve a coordenação do historiógrafo Ernani Silva Bruno, que foi também o primeiro diretor do MCB. A coleção recebe o nome de Arquivo Ernani e está organizada em 24 temas, dentre eles: construção, alimentação, costumes domésticos, mobiliário, etc.
Conheça um pouco mais sobre o Museu da Casa Brasileira visitando aqui seu site.
Museu da Língua Portuguesa
O Museu da língua Portuguesa é uma instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Governo do Estado de São Paulo. Sem dúvida este é um dos museus mais interessantes da cidade de São Paulo.
Seu objetivo principal é o de Valorizar a diversidade da língua portuguesa, celebrá-la como elemento fundamental e fundador da cultura e aproximá-la dos falantes do idioma em todo o mundo.
O museu abriu ao público pela primeira vez em 2006, tendo escolhido como casa a cidade de São Paulo, que abriga a maior população de falantes da língua portuguesa em todo o mundo. A Estação da Luz foi um dos principais pontos de passagem dos imigrantes que chegavam ao país e, até hoje, é um espaço dinâmico de contato e convivência entre várias culturas e classes sociais, abrigando sotaques vindos de todas as partes do Brasil.
Em seus primeiros 10 anos de funcionamento, o Museu da Língua Portuguesa recebeu 3.931.040 visitantes, que puderam se conectar de forma lúdica e emocionante às suas origens do idioma, sua história, suas influências e as formas que ele assume no cotidiano da população. Abrigou 12 Exposições Temporárias e já recebeu 12 prêmios.
O museu abriga uma Exposição Principal além de outras sazonais.
Exposição Principal
É possível visitar a exposição principal do museu, que explora a língua portuguesa – falada por 260 milhões de pessoas ao redor do mundo. O objetivo é demonstrar como nossa língua é o elemento fundamental da nossa identidade cultural, abordando inclusive sua história e suas influências. Para isso, utiliza-se de instalações interativas e lúdicas, entre elas a Praça da Língua e o Beco das Palavras.
Visite aqui o site do Museu para saber mais detalhes de sua história, agenda, etc.
Museu Catavento
O Museu de Ciência e Tecnologia da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, mais conhecido como Museu Catavento, é um dos lugares que certamente todos deveriam conhecer!
Só seu prédio já é um show à parte! Inaugurado em 1924, o Palácio das Indústrias é um dos edifícios históricos mais importantes da cidade de São Paulo. No passado serviu como sede da Prefeitura da cidade, mas em 2019 voltou ao seu propósito original com a implantação do Museu do Catavento.
Sua missão principal é a de aproximar tanto crianças, como jovens e adultos do mundo científico. E faz isso despertando a curiosidade de quem o visita transmitindo, dessa maneira, valores sociais e conhecimentos básicos. Para isso utiliza-se de exposições instigantes e interativas, com uma linguagem simples e accessível.
Ao longo de seus 12 mil m², o museu dispõe de 219 instalações divididas em quatro grandes seções: Universo, Vida, Engenho e Sociedade.
As exposições envolvem desde ideias simples até as mais complexas, como por exemplo, Dinos do Brasil, uma volta à era jurássica.
Além de tudo isso, os visitantes poderão usufruir de sua área externa com diversos equipamentos. O destaque fica por conta da locomotiva Dübs, que foi fabricada em 1888 na Inglaterra e pertenceu à Cia. Paulista de Estradas de Ferro e o avião DC-3 (1936) utilizado na Segunda Guerra Mundial como cargueiro militar. A criançada ama!
Informações adicionais podem ser encontradas aqui.
Centro Cultural Banco do Brasil – CCBB
O Banco do Brasil entende que a cultura é o traço mais característico de um povo, capaz de reunir costumes, símbolos e valores manifestados em uma identidade única. Ela é capaz de conectar toda uma sociedade, independentemente de suas diferenças individuais e, ao mesmo tempo, a torna única em todo o mundo. A arte, para o CCBB, é um elemento de fundamental importância em todo esse processo.
Ainda dentro da visão do Banco do Brasil, as manifestações artísticas são ferramentas de expressão criativa e variada, não apenas dos sentimentos, mas também da própria realidade. A cultura carrega a identidade, enquanto a arte carrega a alma e juntas formam um espaço onde é possível gerar aprendizado, promover uma melhor integração social, além de trabalhar a cidadania de um povo.
Ciente deste fato e de seu poder transformador, o BB há mais de 30 anos investe neste setor, através dos Centros Culturais Banco do Brasil presentes nas cidades de: Belo Horizonte, Brasília, Rio de Janeiro e São Paulo. Os eventos neles realizados permitem que as pessoas conheçam e reflitam em manifestações artístico-culturais nacionais e internacionais, levando-as, assim, a olhar de forma nova para o mundo, suas culturas e linguagens.
Com essa iniciativa o Banco do Brasil deseja democratizar o acesso à arte, contribuindo, assim, para a promoção, divulgação e incentivo da cultura.
Se você clicar aqui obterá todas as informações necessárias para a visita a este importante Centro Cultural.
Outras Atividades em São Paulo
São Paulo oferece mais que museus, obviamente. Se você está de viagem marcada para a capital paulista, recomendamos a leitura destes artigos para te ajudar a escolher o que fazer durante as suas férias:
Anote 5 destinos para um fim de semana perto de São Paulo
Confira 6 passeios gratuitos para se fazer em São Paulo
Veja 5 atrações em São Paulo por menos de R$ 100
Veja 3 hotéis de luxo na cidade de São Paulo – E tem como usar milhas para pagar as diárias!
A Casa do Porco: Restaurante de São Paulo está entre os 50 melhores do mundo
3 bares de terraço imperdíveis na cidade de São Paulo
Como ir do Aeroporto de Congonhas até a Avenida Paulista em São Paulo
Como ir do Aeroporto de Guarulhos ao centro de São Paulo
Para Saber Mais
Para ler mais publicações sobre destinos no Pontos pra Voar, clique aqui.
Que tal nos acompanhar no Instagram para não perder nossas lives e também nos seguir em nosso canal no Telegram?
O Pontos pra Voar pode eventualmente receber comissões em compras realizadas através de alguns dos links e banners dispostos em nosso site, sem que isso tenha qualquer impacto no preço final do produto ou serviço por você adquirido.
Quando publicamos artigos patrocinados, estes são claramente identificados ao longo do texto. Para mais informações, consulte nossa Política de Privacidade.