Cidades turísticas acabam sendo um prato cheio para malandros aplicarem golpes em turistas desavisados. O cenário é perfeito: as pessoas estão mais relaxadas e com tendência a acharem que estão mais seguros por ser uma cidade turística.
Puro engano! Nesse tipo de lugar a atenção deve ser redobrada. Os golpes são aplicados com facilidade em turistas inocentes que estão desatentas e muitas vezes mais preocupados com suas fotos.
Aqui você encontra:
Golpes em Turistas
Abaixo, vamos listar alguns golpes em turistas famosos para que você não caia em nenhum deles.
Golpe da Pulseira ou Lembrancinha
Perto das atrações turísticas sempre tem pessoas que irão se oferecer para colocar uma pulseira em seu braço e irão dizer que é um presente. Após o objeto já estar com você, elas irão pedir dinheiro, alegando que você já está com a pulseira.
A maioria das vezes isso dá certo, pois eles intimidam as pessoas de forma que elas se sintam na obrigação de pagar para sair daquela situação. Por isso, evite conversar com estranhos nas atrações e caso isso ocorra com você, não se sinta intimidado, mande a pessoa tirar a pulseira e diga que irá chamar a polícia.
Golpe do Camelo
Essa é bem frequente em países como Turquia e Egito. As pessoas te oferecem uma foto no camelo e dizem um valor. Aí você sobe no animal, eles te levam dar um passeio e na volta o valor é outro e bem mais alto.
Confesso que já tentaram me aplicar essa. Estava na Turquia, em 2015 e me ofereceram para tirar a foto com o camelo. Eu perguntei o valor e eles disseram que era 5 liras turcas (na época equivalente a 5 reais). Eu fui pagar e eles disseram que eu poderia pagar depois.
Eu então subi no camelo, e eles me levaram para dar uma volta e tirar algumas fotos. Na hora de descer eles deram um valor bem mais alto e estavam cobrando em euros. Eu disse que não foi esse o combinado. Então eles argumentaram que a volta que eu dei foi maior. Eu então falei para o homem: ou eu te pago as 5 liras turcas combinadas ou eu não te pago nada. O turco gritava comigo e eu fui indo em direção ao meu ônibus (estava com excursão) e ele atrás. Eu seguia dizendo que eu só pagaria o que foi combinado.
Chegando no ônibus eu expliquei para o meu guia o que houve (claro que ele já conhecia o golpe) e eu disse a ele: veja se ele quer as 5 liras turcas. Se ele quiser isso, eu pago, do contrário, não pagarei nada. E assim foi, não sei o que meu guia falou a ele, só sei que acabei não pagando nada.
Golpe da Atração Fechada
Muito comum em países como a Tailândia. Você está chegando em uma atração turística e chega uma pessoa e avisa que a atração está fechada naquele dia. Então, ele oferece um ingresso para outro dia e algumas vezes mais barato.
Jamais compre ingressos de pessoas na rua, sem ser na bilheteria ou site oficial da atração. E procure não dar papo a pessoas que tentarem uma abordagem nesse tipo de lugar.
Transfer no Aeroporto
É um golpe bem comum nos aeroportos. As pessoas ficam oferecendo transfer. Como você chega e não conhece o local, caso você pegue um transfer desses, é provável que o motorista faça um monte de voltas para que a corrida fique bem mais cara.
Quando chegar em um novo destino, tente reservar um transfer com antecedência e com empresas de confiança, ou então faça uso de aplicativos de transporte para não passar por perrengues em sua chegada.
Golpe Deixar Cair um Objeto
Também muito comum na Turquia, um engraxate vai passar por você e derrubar algo. Você por educação irá ajudar. Ele, como forma de agradecimento, irá se oferecer para engraxar o seu sapato.
Quando finalizar o serviço, ele irá dizer que você deve um valor a ele. Aí é a mesma história: eles começaram a gritar e intimar você para que você pague o que estão pedindo.
Por mais rude e indelicado que isso seja, se alguém derrubar algo perto de você, não ajude. Você pode estar sendo vítima de um golpe.
Golpe do Táxi
Assim como o golpe do transfer do aeroporto, tem o golpe do táxi. Você pega um táxi na rua e e o taxista diz que o taxímetro não está funcionando. Então ele começa a dar mais voltas que o necessário para que a corrida fique mais cara.
Procure usar sempre aplicativos de transporte ou então acertar com o taxista o valor antes da corrida.
Golpe da Assinatura
Também comum em áreas turísticas, uma pessoa se aproxima com uma prancheta, falando que precisa da sua assinatura para alguma causa social. Enquanto ela te explica a causa, outra pessoa tentará roubar seus pertences sem que você perceba.
Mais uma vez, evite dar papo para pessoas perto de atrações turísticas
Golpe da Bolinha Escondida
Uma pessoa fica fazendo mágica ou então fazendo aquele joguinho de embaralhar os copinhos e a outra pessoa tem que adivinhar onde está a bolinha.
Inicialmente, um comparsa fica ali e acerta todas e ganha bastante dinheiro. Mais aí chega a sua vez e você não acerta uma e só perde dinheiro.
Golpe da Foto
Comum em locais como a Times Square ou Las Vegas. Pessoas fantasiadas (parecem mais a carreta furacão do que qualquer outra coisa) se oferecem para tirar fotos com você. Se você aceita, junta mais um monte de personagens (demoníacos) para tirar foto junto. Depois disso, você terá que dar dinheiro a todos eles.
Por isso, não faça contato visual com nenhum personagem na rua.
Golpe do Policial Falso
Dentre os golpes em turistas, este é um dos mais difíceis de escapar! Uma pessoa se identifica como sendo da polícia e aborda você dizendo que estão a procura de um suspeito. Ele então pedirá para ver sua carteira e seus documentos.
Muitas pessoas no susto acabam entregando a carteira e nisso, sem que percebam, o falso policial acaba tirando o dinheiro de dentro.
Não confie em quem se aproximar de você, alegando ser policial. Esse tipo de abordagem não costuma acontecer.
Golpe do Dinheiro Falso
Alguém pede para você trocar dinheiro, porém a nota que a pessoa irá lhe dar é falsa. Esse golpe também é muito comum nos táxis, principalmente na Argentina, onde você paga a corrida e o troco vem em notas falsas.
Nunca troque dinheiro com ninguém na rua, a não ser em casas especializadas de câmbio.
Golpe da Propina
Esse é o pior, pois é feito por policiais corruptos. Famoso em países como o México ou Indonésia, eles te abordam na estrada e encontram alguma ilegalidade ou imprudência (mesmo que ela não exista). Então eles dão uma multa altíssima. Porém eles dizem que você pode pagar diretamente para eles um valor menor. Você acaba ficando em uma sinuca de bico, pois nesse caso está falando com um oficial de verdade.
Dica: não tem muito o que fazer nesses casos, o que dá para fazer é diminuir a perda, deixando pouco dinheiro na carteira, dizendo que aquilo é tudo que você tem. Jamais entregue nenhum documento ao policial.
Tome Nota
Na maioria das situações, principalmente nas atrações turísticas, os golpistas fogem da polícia, por isso, caso você se sinta intimidado, não tenha medo de ser firme e falar alto com essas pessoas, ou mesmo gritar e dizer que irá chamar a polícia.
E, acima de tudo, esteja sempre atento para não cair em nenhum golpe durante sua viagem.
Saiba Mais
Para ler outros artigos sobre destinos publicados pelo Pontos pra Voar, clique aqui.
Que tal nos acompanhar no Instagram para não perder nossas lives e também nos seguir em nosso canal no Telegram?
O Pontos pra Voar pode eventualmente receber comissões em compras realizadas através de alguns dos links e banners dispostos em nosso site, sem que isso tenha qualquer impacto no preço final do produto ou serviço por você adquirido.
Quando publicamos artigos patrocinados, estes são claramente identificados ao longo do texto. Para mais informações, consulte nossa Política de Privacidade.