Dando sequência à série “Compartilhando Emissões” aqui no Pontos pra Voar, iremos, no post de hoje, falar sobre uma emissão que realizei para uma viagem em família no feriadão de Páscoa deste ano, de Guarulhos para Viena via Madri, para três passageiros, por 55k e 48.250k avios em classe executiva e econômica premium, respectivamente, voando Iberia e utilizando milhas do seu programa Iberia Club.
Aqui você encontra:
Introdução
Em primeiro lugar, gostaria de relembrar que nessa série eu e os demais editores do Pontos pra Voar (e você, nosso leitor, também pode contribuir, tal como já ocorreu em outros posts desta série) iremos compartilhar emissões, tanto para voos já realizados, como voos futuros que, nas condições atuais dos programas, são vantajosas.
A ideia central desta série de posts é mostrar para você leitor que é possível voar para diversos lugares do mundo, utilizando-se as milhas acumuladas nos programas nacionais e internacionais que nós, brasileiros, temos acesso morando aqui no Brasil.
Mais do que isso, tentaremos mostrar como realizar as pesquisas de disponibilidade e as melhores opções que os diversos programas nos oferecem, apontando os prós e contras, e possibilitando que você escolha a melhor opção para os seus interesses. Até porque a melhor opção para o editor nem sempre será para o leitor, devendo ser respeitadas as particularidades de cada caso.
Assim, hoje falaremos sobre uma emissão que realizei para uma viagem em família em classe executiva e econômica no feriadão de Páscoa deste ano, de Guarulhos para Viena via Madri (GRU-MAD-VIE), para três passageiros, por 55k e 48.250k avios em classe executiva (trecho interno em econômica) e econômica premium (trecho interno em classe executiva), respectivamente, voando Iberia e utilizando milhas do seu programa Iberia Club.
Esclareço que esta emissão se tratou da viagem de ida para a Europa para aproveitarmos o feriadão de Páscoa e, com deslocamentos internos, visitarmos Salzburg, Munique e Bratislava, além de Viena.
Para melhor compreensão, segue a visão geral (extraída do site GCMAP) das emissões feitas, além do comprovante das emissões dos voos enviado por e-mail pelo programa Iberia Club, relativamente ao voo de Guarulhos para Viena, em classe executiva e econômica premium:

Rota traçada no GCMap.

Comprovante da emissão para dois passageiros.

Comprovante da emissão Premium economy.

Comprovante pagamento das taxas para dois passageiros.

Comprovante emissão para um passageiro.
A Pesquisa de Disponibilidade e as Opções de Emissões
Como já frisamos em outras oportunidades, a pesquisa de disponibilidade para procura de voos na Iberia é feita diretamente no site da cia, inclusive para emissão pelo programa Iberia Club, utilizando avios, bastando selecionar esta opção na pesquisa.
No presente caso, a emissão foi feita diretamente pelo site do programa sem intercorrências.
Assim, para três pessoas, foram utilizados, respectivamente, 55.5k avios e mais 124,30 dólares de taxas para cada um dos dois passageiros em classe executiva, além de 48.250k avios e mais 108,30 dólares de taxas para o passageiro na classe econômica premium, valor que inclui a taxa de combustível cobrada pelo programa, mesmo em voos saindo do Brasil.
A partir do destino escolhido (VIE – Viena), e considerando uma viagem em classe executiva e econômica para três passageiros, utilizando-se milhas do programa Iberia Clube, teria as opções que falarei a seguir.
A Opção Escolhida e os Motivos da Viagem
O primeiro grande atrativo é a boa tarifação cobrada pelo programa Iberia Plus (emissão feita para voar em baixa temporada – off peak).
Atualmente, é muito difícil encontrar voos para a Europa, ainda mais um período próximo a um grande feriado com uma tarifação razoável, com no caso, sobretudo para a classe executiva.
Mesmo considerando o deságio que o programa Esfera impõe nas transferências para a Iberia (2×1), é como se 318.5k pontos deste programa permitissem essa viagem à Europa em classe executiva e econômica premium, quantia que considero, no atual momento, muito boa.
Não podemos esquecer que, reiteradas vezes nos últimos anos (este ano já tivemos esta promoção), o programa Esfera concedeu bônus de até 30%, o que torna a quantia acima citada ainda menor.
Vejam que o programa AAdvantage cobraria para o mesmo voo 87.5k milhas, e o programa Miles&Go da TAP 120k, o que demonstra que a tarifação cobrada é boa frente aos demais programas com tabela fixa, e ainda mais frente aos com tabela dinâmica.
Relembro, ainda, que a Livelo encerrou, sem qualquer aviso, a parceria com a TAP, dificultando o acúmulo de pontos no programa da cia portuguesa, e que o banco Santander retirou das últimas promoções bateu-ganhou o cartão AAdvantage.
Então, foi decisivo na escolha o fato de haver disponibilidade (dois assentos em executiva, sendo que o terceiro passageiro a opção foi emitir em classe econômica premium) e a boa tarifação cobrada.
Quanto aos motivos da viagem, trata-se de uma viagem de ida à Europa cujo objetivo é chegar em Viena, para, lá estando, visitar cidades e países próximos (no caso, Salzburg, Munique e Bratislava).
Como já havia dito anteriormente, tenho por costume programar com bastante antecedência as viagens da nossa família, o que facilita, sobremaneira, na disponibilidade de assentos. Afinal, nem todos conseguem programar uma viagem com 10 ou até mesmo 11 meses de antecedência.
Neste caso, a emissão foi feita cerca de 360 dias de antecedência.
Neste ponto foi decisivo conhecer o programa e já saber de antemão que a disponibilidade dos assentos em executiva é limitada (dois assentos por voo, ao menos para a rota a ser voada).
Aeronaves, Cabines, Lounges e Hotéis
A Iberia nos trechos de Guarulhos para Madri (GRU-MAD), no horário que escolhi, utiliza um A350-900, com três classes de cabine (executiva, econômica premium e econômica), com capacidade para 31 passageiros e configuração 1-2-1 na classe executiva.
Seguem fotos da cabine:

Foto da cabine em classe executiva do A350-900 da Iberia. Créditos: Henrique Portanova.

Foto da excelente refeição servida a bordo da classe executiva da Iberia. Créditos: Henrique Portanova.
Já no trecho de Madri para Viena utilizou em A320 Neo, configuração 3-3, sendo que, para os dois passageiros em classe econômica, foi possível, graças ao status na aliança Oneworld, marcar o assento com espaço extra gratuitamente.
Quanto aos lounges em Guarulhos, considerando que os voos da Iberia partem do Terminal 3, foi possível acessar, para os passageiros em executiva, com o bilhete de embarque, e para o passageiro em econômica pelo status Emerald na aliança, a sala da Admirals Club da American Airlines.
Já em Madri, o excelente lounge da própria Iberia no Terminal 4:

Sala VIP da Iberia no T4 do aeroporto de Barajas. Créditos: Henrique Portanova.
Por fim, em relação aos hotéis, foram inúmeras reservas passando pelas cidades acima citadas, com destaque para o Novotel Wien HBF, para a suíte temática Friedrichs no Mercure Muechen City Center (graças ao upgrade pelo status platinum) e para o lindo S/O Viena (três noites por 72k pontos, quarto duplo com camas queen e vista da roda gigante):

O lindo S/O Viena.
Emissões de Passagens com Milhas
Caso você esteja planejando fazer emissões de passagens para voar com pontos de qualquer programa de fidelidade e não quer perder tempo no telefone com a central de atendimento, nossa parceira Wanderlust pode fazer esse trabalho para você.
Para tanto, você precisa apenas enviar um e-mail para viagens@wanderlustconcierge.com.br com as datas que você pretende viajar, o número de passageiros e um telefone para contato, que na sequência o time entrará em contato.
As emissões custam a partir de R$ 300 para o primeiro passageiro por trecho (independente de ser uma viagem de ida ou ida e volta). Demais passageiros no mesmo localizador têm o custo de R$ 200 por pessoa.
Tome Nota
Como foi mencionado ao longo deste post, estamos dando continuidade a uma série em que nós, editores do site, buscaremos compartilhar emissões (tanto para voos já realizados, como voos futuros, ainda não realizados, mas que estão na nossa lista) que, mantidas as condições atuais, são vantajosas.
Neste post falamos sobre uma emissão que realizei com milhas para uma viagem em família em classe executiva e econômica no feriadão de Páscoa deste ano, de Guarulhos para Viena via Madri (GRU-MAD-VIE), para três passageiros, por 55k e 48.250k avios em classe executiva e econômica premium, respectivamente, voando Iberia e utilizando milhas do seu programa Iberia Club.
Assim, mostrei qual a opção que utilizei para fazer a emissão rumo à Viena em classe executiva e econômica premium, e os motivos que me levaram a escolher esta opção, notadamente a questão envolvendo a boa tarifação e disponibilidade, ainda que limitada, porém garantida, do programa Iberia Plus.
Além disso, reitero o convite ao leitor deste site a compartilhar suas emissões conosco. Para tanto, peço que envie um email descrevendo, resumidamente, a sua experiência e os detalhes da sua emissão para o seguinte endereço: info@pontospravoar.com.
E você, leitor, já utilizou o programa Iberia Plus para emitir voos para a Europa (como de Guarulhos para Viena) em classe executiva e econômica com a Iberia? Compartilhe abaixo, nos comentários.
Comunidade Cartões e Emissões VIP
Venham fazer parte da nossa Comunidade de Cartões e Emissões VIP, onde vocês terão acesso ao nosso Suporte VIP, a todo o conteúdo do curso Milhas Para Todos, além de uma mentoria mensal ao vivo, momento ideal para terem acesso a novidades do mercado em primeira mão e para tirarem dúvidas e traçarem novas estratégias.
Além disso, a Comunidade oferece vários produtos extras, como aulas de estratégias para emissões perfeitas, voltas ao mundo e todo o conteúdo sobre os programas de fidelidade de hotéis e cartões de crédito.
Não se limitem a utilizar apenas uma pequena parte das vantagens do mundo das milhas nacional, venha aprender a ser um milheiro global, explorando também as vantagens dos demais programas internacionais de uma forma e maneira que, posso garantir, vocês nem imaginam que é possível!
Acesse a Comunidade de Cartões e Emissões VIP, clicando aqui.
Para Saber Mais
Veja mais sobre a série Compartilhando Emissões aqui.
Que tal nos acompanhar no Instagram para não perder nossas lives e também nos seguir em nosso canal no Telegram?
O Pontos pra Voar pode eventualmente receber comissões em compras realizadas através de alguns dos links e banners dispostos em nosso site, sem que isso tenha qualquer impacto no preço final do produto ou serviço por você adquirido.
Quando publicamos artigos patrocinados, estes são claramente identificados ao longo do texto. Para maiores informações, consulte nossa Política de Privacidade.
Não usamos inteligência artificial na geração de conteúdo do Pontos pra Voar. Os conteúdos são autorais e produzidos pelos nossos editores.





