Esses dias eu li um artigo da ABEMF (Associação Brasileira do Mercado de Fidelização) mostrando que, em relação ao mesmo período do ano passado, o número de novos cadastros em programas de fidelização no Brasil cresceu 9,40% no primeiro semestre de 2019. Sem dúvida, uma ótima notícia!
Isso demonstra que o brasileiro está cada vez mais interessado em acumular pontos e milhas. Entretanto, esse número também mostra que temos um grande número de novatos tentando navegar nesse mercado, que no Brasil está cada vez mais difícil.
E foi pensando nesses “novos milheiros” que eu decidi escrever esse post. Portanto, se você já é calejado no mundo das milhas, não perca seu tempo lendo esse artigo. O que eu mostro aqui já é (ou deveria ser) do seu total conhecimento!
Eu já falei várias vezes aqui no site da importância de se ter uma estratégia para acumular pontos e de se conhecer o custo total dos pontos acumulados. Mas além disso, é importante escolher com muito cuidado a qual programa se filiar. De um modo geral, todos têm vantagens e desvantagens e cabe a cada um escolher o que melhor atende aos seus interessantes.
Em se tratando de interesses, vamos assumir que o maior interesse de todos seja emitir passagens ao menor custo possível. E foi pensando justamente nisso que eu decidi fazer algumas comparações e digo que os resultados foram, no mínimo, interessantes. As variações de um programa para outro, dependendo da data e destino escolhidos, são consideráveis.
Portanto, como parte daquela estratégia que eu mencionei acima, pense para onde você quer viajar antes de se filiar a algum programa em particular. Vamos olhar um exemplo!
São Paulo – Lisboa – São Paulo
Como exemplo eu escolhi Lisboa, que é um dos destinos favoritos dos brasileiros na Europa. E para fazer a comparação eu escolhi o seguinte:
- Classe de viagem – econômica
- Ida – 08 de abril de 2020
- Retorno – 15 de abril de 2020
Agora vamos aos resultados por programa de fidelização!
Latam Pass
Para uma viagem usando o Latam Pass eu escolhi o menor valor possível, independente do número de conexões entre São Paulo e Lisboa.
Smiles
Adotei o mesmo princípio na Smiles, ou seja, o menor valor possível.
TudoAzul
A diferença aqui é que a saída é de Campinas e não de São Paulo
TAP (Miles&Go)
E por último temos os números da TAP.
Resultados
É claro que no post eu mostro o resultado de uma data em específico e não estou levando em consideração nenhuma promoção, como as que o Latam Pass costuma fazer, por exemplo.
Programa | Pontos ou Milhas Necessários (Mais Taxas) |
Latam Pass | 85.000 |
Smiles | 91.000 |
TudoAzul | 130.000 |
TAP Miles&Go | 92.500 |
Mas, de um modo geral, os números estão bastante alinhados com as outras pesquisas que eu fiz para uma viagem de ida e volta entre São Paulo e Lisboa. E lembre-se, os números acima podem ser ainda mais reveladores se você multiplar o custo dos seus pontos pelo total de pontos e depois comparar com o preço de uma passagem paga! Seguramente, isso te deixará, no mínimo, bem mais seletivo sobre quando e onde usar os pontos! 😉
Conclusão
Eu sei que para muita gente o que eu mostro aqui é óbvio. Porém, para os iniciantes, é um grande alerta!
Pense antes de escolher um programa de fidelização e seja ainda mais cauteloso(a) ao transferir os seus pontos do cartão de crédito ou pontos Livelo para o programa A ou B. Considere sempre onde você fará o melhor uso e ao menor custo!