A Boeing e a Airbus são duas das maiores fabricantes de aeronaves do mundo, fornecendo aviões comerciais para diversas companhias aéreas. Aqui no Pontos pra Voar, costumamos fazer muitos reviews sobre como é voar um algumas aeronaves, então vamos falar um pouco mais sobre cada fabricante e seus principais modelos de aeronaves.
Aqui você encontra:
História
Boeing
A Boeing foi fundada em 1916 em Seattle, Washington, como uma empresa de fabricação de aviões. A empresa se tornou um dos maiores fornecedores de aeronaves militares durante a Segunda Guerra Mundial e, posteriormente, entrou no mercado de aviação comercial. A Boeing é mais conhecida por seus modelos 747 e 737, que foram usados por companhias aéreas em todo o mundo por décadas.
Airbus
A Airbus, por outro lado, é uma empresa mais jovem, fundada em 1970 como um consórcio entre empresas de quatro países europeus: França, Alemanha, Espanha e Reino Unido. A Airbus foi criada como uma forma de competir com a Boeing, que tinha um domínio quase total do mercado de aviação comercial na época. A Airbus se tornou famosa por seus modelos A320 e A380, que introduziram novas tecnologias no mercado de aviação comercial.
Principais Modelos de Cada Companhia
Boeing
- Boeing 737: É um avião de médio alcance projetado para voos de curta e média distância. Ele é um dos aviões mais populares e bem-sucedidos da história da aviação comercial, com capacidade para transportar entre 85 e 215 passageiros. A Boeing desenvolveu 22 variações deste modelo.
- Boeing 747: É um avião de grande porte projetado para voos internacionais de longa distância. Ele é famoso por sua corcunda no topo da fuselagem, que abriga a cabine de comando. O 747 tem capacidade para transportar entre 416 e 660 passageiros, dependendo da configuração escolhida. Em janeiro deste ano, o último avião produzido deste modelo foi entregue, marcando o encerramento da produção.
- Boeing 777: É um avião de longo alcance projetado para voos intercontinentais. Ele possui tecnologia avançada em termos de motores, materiais leves e sistemas eletrônicos, o que o torna mais econômico em termos de combustível. O 777 tem capacidade para transportar entre 301 e 550 passageiros, dependendo da configuração escolhida.
- Boeing 787: Também conhecido como Dreamliner, é um avião de longo alcance projetado para voos intercontinentais. Ele é famoso por sua cabine espaçosa e iluminada, além de sua tecnologia avançada em termos de materiais leves, motores e sistemas eletrônicos. O 787 tem capacidade para transportar entre 242 e 330 passageiros, dependendo da configuração escolhida.
Airbus
- Airbus A320 (incluindo as variantes A320neo e A320ceo): O A320 é um avião de médio alcance projetado para voos de curta e média distância. Ele é uma das aeronaves mais populares da Airbus, com capacidade para até 180 passageiros.
- Airbus A330: O A330 é um avião de longo alcance projetado para voos internacionais de média a longa distância. Ele tem capacidade para transportar entre 250 e 440 passageiros, dependendo da configuração escolhida.
- Airbus A350: É um avião de longo alcance projetado para voos intercontinentais. Ele possui as mais recentes tecnologias em termos de motores e materiais leves, o que o torna mais econômico no que tange o consumo de combustível. O A350 tem capacidade para transportar entre 250 e 440 passageiros, dependendo da configuração escolhida.
- Airbus A380: O A380 é um avião de grande porte projetado para voos internacionais de longa distância. É a maior aeronave comercial em operação atualmente, com capacidade para transportar até 853 passageiros em uma configuração de alta densidade. Ele é frequentemente utilizado por companhias aéreas que buscam oferecer uma experiência de voo de luxo, com áreas de lounge e outros recursos.
Companhias que Utilizam Cada Modelo
Boeing
- Boeing 737: A Southwest Airlines, a Copa e a Turkish Airlines são algumas das principais operadoras do 737 em todo o mundo. No Brasil, a Gol é uma das companhias que operam com essa aeronave. Confira um review desta aeronave aqui.
- Boeing 747: A Korean Air, a Lufthansa, a British Airways e a Delta Air Lines são algumas das principais operadoras do 747 em todo o mundo. Confira um review desta aeronave aqui.
- Boeing 777: A Emirates, a Cathay Pacific, a United, American e Qatar Airways são algumas das principais operadoras do 777 em todo o mundo. A LATAM é a companhia brasileira que mais utiliza esse modelo em sua frota. Confira um review desta aeronave aqui.
- Boeing 787: A All Nippon Airways, a United Airlines, a Japan Airlines e a Qatar Airways são algumas das principais operadoras do 787 em todo o mundo. A LATAM é a única companhia brasileira que possui essa aeronave. Confira um review desta aeronave aqui.
Airbus
- Airbus A320: A Azul Linhas Aéreas, a TAP e a companhia aérea low-cost europeia EasyJet utilizam o A320 como um de seus principais modelos. Confira um review desta aeronave aqui.
- Airbus A330: A Air France e a China Eastern Airlines utilizam o A330 em suas rotas internacionais. A Azul utiliza esse modelo para voar aos Estados Unidos. Confira um review desta aeronave aqui.
- Airbus A350: A Qatar Airways e a Singapore Airlines são alguns dos principais clientes do A350, utilizam esse modelo em suas rotas internacionais de longo alcance. Confira um review desta aeronave aqui.
- Airbus A380: A Emirates é a maior operadora do A380, utilizando mais de 100 aeronaves em suas rotas internacionais de longo alcance. Outras companhias aéreas, como a Air France e a Lufthansa, também utilizam o A380 em algumas rotas internacionais.
Diferença entre narrowbody e widebody
Os termos “narrowbody” e “widebody” são usados para distinguir entre diferentes tipos de aviões com base no tamanho e na capacidade da cabine. A principal diferença entre eles é a largura da fuselagem.
Um narrowbody é um avião com uma única fileira de assentos em cada lado do corredor, tornando a cabine mais estreita. Normalmente, esses aviões são usados em rotas de curta e média distância e podem transportar de 100 a 230 passageiros. Exemplos de narrowbodies são o Boeing 737 e o Airbus A320
Já um widebody é um avião com duas ou mais fileiras de assentos em cada lado do corredor, tornando a cabine mais larga. Eles são projetados para voos de longa distância e podem transportar de 200 a mais de 800 passageiros, dependendo do modelo. Exemplos de widebodies são o Boeing 747, o Airbus A380 e o Boeing 777.
Além da diferença na largura da fuselagem, os widebodies geralmente possuem mais espaço para bagagem, possuem mais assentos na classe executiva e na primeira classe, possuem maior alcance e mais conforto para os passageiros durante voos longos. Por outro lado, os narrowbodies são mais adequados para rotas de curta e média distância e permitem que as companhias aéreas operem com maior frequência e menor custo por assento.
Para Saber Mais
Para ler outras notícias sobre empresas aéreas que publicamos recentemente no Pontos pra Voar, clique aqui.
Que tal nos acompanhar no Instagram para não perder nossas lives e também nos seguir em nosso canal no Telegram?
O Pontos pra Voar pode eventualmente receber comissões em compras realizadas através de alguns dos links e banners dispostos em nosso site, sem que isso tenha qualquer impacto no preço final do produto ou serviço por você adquirido.
Quando publicamos artigos patrocinados, estes são claramente identificados ao longo do texto. Para mais informações, consulte nossa Política de Privacidade.