Passageiros das companhias do Lufthansa Group poderão acessar internet de alta velocidade a bordo a partir de 2026, com a introdução gradual de um sistema via satélites de órbita baixa fornecido pela Starlink.
O Lufthansa Group anunciou uma parceria com a Starlink para oferecer internet de alta velocidade em toda a sua frota global. O projeto prevê a instalação do sistema de conectividade via satélite em aproximadamente 850 aeronaves, incluindo aviões já em operação e novos modelos que serão incorporados nos próximos anos. A implementação está prevista para começar no segundo semestre de 2026 e deve ser concluída até 2029.
Companhias envolvidas no projeto
A novidade vai contemplar todas as companhias aéreas que integram o Lufthansa Group. Entre as principais, estão a Lufthansa, a SWISS International Air Lines, a Austrian Airlines, a Brussels Airlines, e a ITA Airways, incorporada recentemente ao grupo. Com isso, a nova solução de conectividade deverá alcançar operações de curto, médio e longo curso em diferentes mercados europeus e intercontinentais, incluindo o Brasil.
🔗 Leia também: Air France passa a oferecer internet da Starlink gratuitamente
Starlink em toda a frota e em todas as classes
Segundo o grupo, a nova solução permitirá acesso à internet com desempenho semelhante ao de conexões em solo, viabilizando atividades como streaming de vídeo, trabalho em nuvem e uso de aplicações que demandam maior largura de banda. O serviço estará disponível em todas as classes de viagem, independentemente da companhia aérea do grupo.
Clientes com status nos programas de fidelidade do Lufthansa Group e usuários cadastrados no sistema Travel ID terão acesso gratuito ao serviço. Para os demais passageiros, o grupo ainda não divulgou detalhes sobre possíveis modelos de cobrança ou pacotes disponíveis.
🔗 Leia também: Qatar Airways lança o primeiro Boeing 787 do mundo com Starlink
Tecnologia Starlink
A Starlink, empresa especializada em conectividade via satélites de órbita baixa, é apresentada pelo Lufthansa Group como fornecedora da tecnologia de internet a bordo com maior velocidade disponível atualmente no mercado da aviação comercial. O sistema utiliza uma constelação de satélites para reduzir latência e ampliar a capacidade de transmissão de dados, um dos principais desafios da conectividade aérea tradicional.
Com a decisão de equipar toda a frota, o Lufthansa Group afirma que se tornará o maior grupo aéreo da Europa a adotar a tecnologia da Starlink em larga escala. De acordo com a empresa, nenhuma outra companhia aérea europeia planeja, até o momento, instalar o sistema em um número maior de aeronaves.
“No ano do nosso aniversário, em que celebramos o centenário da Lufthansa, decidimos introduzir uma nova solução de internet de alta velocidade da Starlink em todas as nossas companhias aéreas. O Grupo Lufthansa está dando um passo importante e estabelecendo um marco essencial para a experiência de viagem premium dos nossos clientes. A conectividade a bordo desempenha um papel fundamental hoje em dia e, com a Starlink, estamos investindo não só no melhor produto do mercado, mas também na satisfação dos nossos passageiros”, afirmou Dieter Vranckx, Diretor Comercial do Grupo Lufthansa.
Cronograma de implantação
Segundo o Lufthansa Group, a introdução do sistema de internet Starlink começará gradualmente a partir do segundo semestre de 2026, com expansão progressiva para as demais aeronaves do grupo. A expectativa é que todas as cerca de 850 aeronaves estejam equipadas com a nova tecnologia até 2029. O Lufthansa Group informou que mais detalhes técnicos e operacionais sobre o serviço serão divulgados ao longo do ano.
Para Saber Mais
Para ler outros artigos que publicamos recentemente sobre a Lufthansa, clique aqui.
Que tal nos acompanhar no Instagram para não perder nossas lives e também nos seguir em nosso canal no Telegram?
O Pontos pra Voar pode eventualmente receber comissões em compras realizadas através de alguns dos links e banners dispostos em nosso site, sem que isso tenha qualquer impacto no preço final do produto ou serviço por você adquirido.
Quando publicamos artigos patrocinados, estes são claramente identificados ao longo do texto. Para mais informações, consulte nossa Política de Privacidade.
Não usamos inteligência artificial na geração de conteúdo do Pontos pra Voar. Os conteúdos são autorais e produzidos pelos nossos editores.





