Viajar na classe executiva representa uma viagem com mais conforto e tranquilidade, especialmente quando falamos de viagens com crianças ou bebês. Veja no artigo como é viajar na classe executiva da Azul com um bebê de colo, na rota entre São Paulo e Lisboa.
Aqui você encontra:
Reserva
A reserva foi feita com pontos TudoAzul. O custo foi de 160.000 pontos por adulto, incluindo o trecho nacional. A emissão foi FLN-LIS, com conexão em VCP. O mesmo para o voo de retorno.
Inclusão do Bebê na Reserva
Bebês de até 2 anos podem viajar no colo, portanto podem viajar sem pagar por um assento. No entanto as emissões para bebês em classe executiva são bem confusas em diversas cias aéreas, especialmente quando falamos de resgates de passagens prêmio. Normalmente é preciso pagar uma taxa que representa 10% do valor da passagem pagante, mas isso não é uma regra.
Neste ponto palmas para a Azul, pois a inclusão do bebê na reserva foi muito fácil. Foi feita através de uma ligação na central de atendimento, após a emissão das passagens dos adultos. Foi cobrada uma taxa de R$250,00 e o bebê foi incluído no mesmo localizador.
Assento
A escolha dos assentos e até mesmo a configuração da aeronave impactam no conforto que você terá na viagem. A configuração do Airbus A330 que faz a rota da Azul de Campinas a Lisboa é de 1-2-1, ou seja, todos os passageiros têm acesso livre ao corredor.
É importante conhecer a configuração da aeronave para escolher os melhores assentos para sua necessidade. Pensando em viagens feitas em casal com um bebê, considero que a melhor opção sejam os assentos centrais e ímpares, pois o console fica na lateral e os assentos ficam mais próximos. Nos assentos centrais e pares, o console fica no meio, deixando as duas pessoas um pouco mais separadas.
Já os assentos laterais alternam entre aqueles em que o console fica no corredor, gerando mais privacidade para o passageiro, e aqueles em que o console fica na janela, deixando o passageiro um pouco mais exposto ao corredor.
Na nossa viagem de ida tivemos alteração no voo e com isso não conseguimos marcar os assentos centrais, que já estavam ocupados. Então minha escolha foi pelo assento 7A. Foi bom para ter a experiência de voar, digamos, sozinha, com o bebê, pois o pai estava no assento da frente, o 6C.
Já no voo de retorno escolhemos os assentos centrais 3A e 3B, da foto acima. Como o voo de retorno foi diurno, ter a ajuda do acompanhante foi um diferencial.
Voo
O voo de ida foi noturno e o bebê dormiu quase o voo todo. Eu sou pequena e o espaço da classe executiva da Azul foi suficiente para nós dois deitarmos, mas não posso dizer que eu dormi muito confortavelmente. Bom, bebês são espaçosos e o meu não é diferente. Então ele ocupou quase todo o assento. Eu solicitei um kit de cobertor e travesseiro extra para a tripulação e utilizei para forrar a lateral do assento, para evitar que ele batesse com a cabeça no encosto. A qualidade da imagem não está muito boa devido à baixa iluminação da cabine nesse momento, mas dá para ter uma ideia do espaço disponível.
A Azul não forneceu cinto de segurança específico, apenas um bloqueador do airbag para acoplar no cinto. Eu permaneci o voo todo tentando utilizar o cinto de maneira que nós dois estivéssemos envolvidos, ainda que em alguns momentos tivesse que deixar mais frouxo, para permitir as viradas de lado enquanto ele dormia.
Já no voo de volta, que foi diurno, aproveitei para ver filmes com a poltrona reclinada enquanto o Vicente dormiu lindamente no espaço entre as minhas pernas. Nessa situação o espaço da poltrona foi bem suficiente.
Serviço
O serviço da Azul foi muito bom. Comissários atenciosos e preocupados em atender bem.
Ao entrar na aeronave são oferecidas bebidas e nuts. Em seguida os comissários passam distribuindo o menu e anotando seus pedidos das refeições.
No voo de ida a comissária sugeriu me servir antes do serviço geral e montar minha mesa no próprio console, para evitar precisar movimentar o assento, já que Vicente estava dormindo. Achei bastante gentil. O jantar estava excelente.
Viajamos em maio de 2023 e na ocasião o menu tinha assinatura do chef Claude Troisgros, em celebração ao novo voo da Azul para Paris. Os pratos assinados estavam excelentes! Não inclui a foto do jantar pois ficou com a qualidade muito ruim, devido a baixa iluminação na cabine no momento.
O café da manhã também estava gostoso e foi servido cerca de 1h antes de pousarmos.
Conforto
Achei a poltrona bastante confortável e espaçosa. Mesmo viajando com bebê consegui manter o conforto em boa parte do tempo.
O kit com cobertor e travesseiro é de boa qualidade. A bolsa com amenities é bonita e bem completa, com escova e creme dental, balm para os lábios, meia, escova de cabelos, entre outros.
O sistema de entretenimento é muito bom, a tela é grande e funcional. Em momentos como esses, de viagens e tempo no avião, as telas ajudam a distrair as crianças, e Vicente ficou alguns minutos assistindo filmes ou desenhos.
Banheiro e Trocador
Mais uma das vantagens de viajar na classe executiva é que geralmente existe um banheiro exclusivo para os passageiros dessa classe, o que significa menor ocupação e consequentemente maior limpeza.
Dessa vez precisamos também utilizar o trocador, que fica em cima do assento sanitário e possui um tamanho razoável. Basta você destravar e deitar o apoio para utilizar.
Avaliação Final
Foi um excelente voo, tanto na ida quanto na volta. Sem dúvidas voar na classe executiva elevou a experiência e o conforto da viagem. E olha a alegria de quem fez o primeiro voo internacional já aproveitando o conforto da classe executiva.
Dicas de Como Viajar de Avião com Bebês
Vai viajar com um bebês e está com dúvidas de como será a experiência?
Então veja 8 dicas para viajar de avião com bebês em um vídeo do nosso canal no Youtube, clicando aqui.
Para Saber Mais
Para ler outros reviews de voos, clique aqui.
Que tal nos acompanhar no Instagram para não perder nossas lives e também nos seguir em nosso canal no Telegram?
O Pontos pra Voar pode eventualmente receber comissões em compras realizadas através de alguns dos links e banners dispostos em nosso site, sem que isso tenha qualquer impacto no preço final do produto ou serviço por você adquirido.
Quando publicamos artigos patrocinados, estes são claramente identificados ao longo do texto. Para mais informações, consulte nossa Política de Privacidade.