Em março eu escrevi esse tutorial de como usar o Google Flights para pesquisar preços de passagens. Você verá no artigo que eu mostrei também como rastrear os preços dos bilhetes ao longo do tempo.
Eu mostrei inclusive que o Google cria um gráfico que vai mostrando as variações de preços. Mas como eu havia criado um alerta de voo naquele momento, o gráfico ficou sem dados.
Como Fazer o Rastreamento
Só para relembrar, para acompanhar o preço de um voo que te interessa, basta você ativar essa funcionalidade na etapa onde aparece o resumo dos voos. Veja a foto abaixo.
Depois que eu publiquei o artigo, eu criei outros dois alertas que venho monitorando desde então. E tenho que admitir que é bem interessante ver como os preços têm variado ao longo do tempo.
São Paulo – Lisboa
Esse gráfico mostra o preço de uma passagem para o mês de novembro para uma viagem em classe executiva entre São Paulo e Lisboa.
Veja como os preços têm flutuado, e como é de se esperar, à medida que nos aproximamos da data da viagem o preço está ficando cada vez mais alto.
Rio de Janeiro – Lisboa
Um outro alerta que eu criei mostra uma partida do Rio de Janeiro com destino a Lisboa. A data dessa viagem já passou e por isso é possível ver que no dia do voo os preços caíram um pouco.
O ponto mais baixo da curva foi uma promoção feita pela Lufthansa e Swiss para vários destinos na Europa, onde Lisboa ficou por volta de R$5.5 mil. Isso forçou que todos os concorrentes baixassem os preços por um tempo, impactando positivamente o voo que eu havia selecionado.
Comparação de Preços
Como era de se esperar o Google foi além! Agora a ferramenta mostra também como o preço do seu voo está em relação à média histórica para a rota que você quer. Isso te ajuda a decidir se o momento em questão é a hora de comprar a passagem ou não.
Alertas
E por último, o Google também pode te enviar alertas regularmente mostrando como os preços estão flutuando. Veja um exemplo abaixo.
É claro que para poder rastrear um voo e receber os alertas a pessoa precisa ter uma conta de email no gmail.
Conclusão
Sem dúvida alguma eu recomendo usar o Google Flights para monitorar os voos que te interessam. Não importa para onde ou a classe de viagem, use-o!
Eu, por exemplo, tenho uns 20 alertas ativos para as datas e destinos que eu gostaria de viajar. Vez ou outra aparece alguma coisa interessante.
Clique aqui para ler outros tutorias.