Recentemente li uma matéria onde uma comissária falava sobre cinco atitudes que os passageiros não devem ter a bordo de aviões. A lista em si não trás nada de novo e em alguns pontos chega até a ser engraçada. Vamos dar uma olhada nessa lista?
01 – Ir ao banheiro descalço
A lista começa com essa aqui, que me fez rir, mas é verdade. Quando você vai ao banheiro no meio da noite em um voo internacional, aquele “molhadinho” que você vê no chão pode não ser água, sabia?!? A não ser que você tenha o fetiche de pisar no xixi alheio (vai saber), melhor ir de pantufas ou sapatos. 🙂
02 – Não usar os bolsos da poltrona à sua frente
Eu devo admitir que já fiz isso várias vezes! 🙁
Segundo a comissária esses bolsos quase nunca são limpados e encontra-se de tudo dentro deles de restos de comida até calcinhas!
03 – Desobedecer ao aviso de apertar cintos
Esse item é bastante comum e vejo isso o tempo todo. As pessoas não dão importância ao aviso de apertar cintos e infelizmente só vêem o quão sério isso pode ser, depois que passam por turbulências e são literalmente jogados para cima. Inclusive no meio da noite, quando se está dormindo, deve-se ficar com o cinto de segurança afivelado o tempo todo.
04 – Não criar confusão a bordo
Não se deve arrumar confusão em nenhum lugar, que dirá em um cilindro de metal com um maçarico em baixo de cada aza voando a mais de 800 km/h. Mas infelizmente muita gente se acha dono do avião e adora criar um casinho. Se esse é você, melhor ficar esperto, pois você poderá encontrar a polícia te esperando na porta do avião quando você chegar ao seu destino!
05 – Não trocar a fralda de bebês usando a mesa do assento à sua frente
Achei essa aqui meio forçada. Quem em sã consciência faria isso? Além dessa mesa ser suja, isso é também uma falta de respeito com os demais passageiros que estão ao lado!
Bem daqui para baixo é por minha conta e quero aproveitar a lista para incluir mais um ponto e provavelmente o mais importante de todos.
06 – Cuidado com seus objetos pessoais
Vocês devem ter visto na mídia no fim do ano passado que uma passageira teve a bolsa roubada num voo da Avianca entre São Paulo e Nova Iorque. Segundo as reportagens que li, o caso aconteceu no meio da noite quando as luzes da cabine estavam apagadas e os passageiros dormindo. Me parece que por alguma razão a passageira mudou de lugar e deixou a bolsa no assento onde estava.
Muita gente tem a falsa ilusão de achar que porque está dentro de um avião está em um ambiente seguro. Mas infelizmente não está e casos de roubo são muito mais comuns do que imaginamos (A Michele inclusive publicou algo sobre isso a algum tempo atrás – veja aqui), principalmente em voos internacionais durante a noite. E depois do fato consumado, não há muito o que a empresa aérea possa fazer para lhe ajudar. Vão fazer o que, revistar todos os passageiros?
A regra é manter seus objetos pessoais (dinheiro, cartões de crédito e passaporte) sempre juntos com você. O ideal é levar tudo em uma pequena bolsa e nunca os coloque no compartimento de bagagens acima do seu assento ou deixe-os espalhados à vista de todos.