Neste voo eu estava retornando para casa com os meus pais depois de um tour pelo norte da Itália e era a minha primeira vez em um voo diurno da Iberia para o Brasil. No fim das contas, a experiência não poderia ter sido melhor! Continue lendo e você entenderá o por quê!
Check-in
Como estávamos em Madri, acordamos em um horário super decente e seguimos para o Aeroporto, um pouco mais cedo do que deveríamos para ser sincero, já que queríamos tomar o café da manhã no lounge. Ermm … EU queria tomar o café da manhã no lounge! 😀
Anyway, assim que chegamos no Aeroporto fomos direto ao balcão de check-in da classe executiva. Não havia fila nenhuma e fomos atendidos imediatamente. Maria, a funcionária que nos atendeu, foi simpática e sorridente, bateu um papo com minha mãe e em questão de minutos estávamos com nossos cartões de embarque em mãos.
Na sequência seguimos para o raio x usando o fast track que não tinha fila nenhuma. Em menos de dez minutos já estávamos a caminho do lounge.
Não vou fazer um review do lounge, mas eu fiquei bastante desapontado com o que é servido no café da manhã. Tudo bem básico mesmo!
Detalhes do Voo
- Rota: Madri – Rio de Janeiro
- Aeronave: A330-300
- Poltrona: 6A
- Horário de Partida: 12:10h
- Horário de Chegada: 17:55h
- Duração: 10:45h
Embarque
O embarque começou uma hora antes do voo. Havia um A350 no portão onde estávamos embarcando e por um momento fiquei bem feliz achando que aquele seria o avião que nos levaria para o Rio de Janeiro. Porém, minha felicidade durou pouco, pois logo me dei conta que nosso avião estava na remota e portanto seríamos levados de ônibus até ele!
Mas voltando ao embarque em si, as prioridades embarcaram primeiro e aí chega-se ao velho problema de sempre. Chama-se as prioridades primeiros e depois coloca-se todo mundo no mesmo ônibus! Enfim, meus pais curtiram a ideia do embarque remoto, pois tiramos uma foto bem legal!
A grande surpresa aconteceu quando chegamos no avião. Assim que entramos a comissária que estava na porta disse que poderíamos sentar onde quiséssemos, pois haviam apenas quatro passageiros na classe executiva. Eu, meus pais e mais uma outra pessoa! Isso tornou nossa viagem super especial para meus pais e ainda por cima dois comissários que estavam na executiva falavam português, o que para eles foi ótimo pois deixaram de depender de mim para tudo.
Cabine
A classe executiva do A330 da Iberia tem o layout 1-2-1. Para quem viaja acompanhado os assentos do meio são as melhores opções, claro! Mas fique atento para alguns detalhes!
Quando viajo sozinho eu prefiro os assentos pares 2, 4 ou 6 tanto A quanto J (veja o quadrado em vermelho na foto acima), pois oferecem muito mais privacidade, principalmente quando o assento está na posição cama. Já para quem viaja acompanhado, os assentos ímpares no meio, 1, 3, 5 e 7 E e G são os melhores (veja o quadrado em azul na foto acima).
Como tínhamos toda a cabina para nós, mudamos de lugar algumas vezes! Todos na janela para a decolagem, sentamos um do lado do outro para almoçar e depois todos na janela do outro lado do avião na aterrizagem para apreciarmos o pôr do sol! 😀 Mas eu passei a maior parte do tempo no assento 6A e é dele que falo aqui e meu lugar original era o 4A.
De um modo geral eu gosto bastante da classe executiva da Iberia no que diz respeito ao “hard product”. Os assentos são bem confortáveis, se escolhidos com cuidado, oferecem bastante privacidade e têm bastante espaço para se guardar todos os objetos pessoais.
Quando chegamos em nossos assentos, eles já tinham as mantas, uma garrafa de água e o amenity kit (falo dele abaixo).
Agora olhando os detalhes do assento e começando pela mesa que tem bastante espaço não só para as refeições, mas também para o momento que você quiser trabalhar. Acomoda perfeitamente um laptop, mouse e ainda um copo caso você queira beber algo enquanto trabalha.
Como eu disse acima, os assentos têm bastante espaço para se guardar objetos pessoais. Na foto acima um espaço que pode ser usado para guardar um livro, por exemplo e um local para colocar um copo quando a mesa não está sendo usada.
Do lado esquerdo do suporte, na parte da frente, ficam as tomadas para recarregar os aparelhos eletrônicos que conta, inclusive, com uma entrada USB. Fica nesta área também a entrada para o fone de ouvido.
Abaixo das tomadas tem o espaço para se colocar uma garrafa de água. Tanto as tomadas quando o espaço para a água são de fácil acesso, principalmente quando o assento está na posição cama. É super fácil pegar a água.
Na foto acima tem-se um outro espaço para guardar objetos pessoais. Ele pode ser usado para colocar passaportes, carteiras e outros itens de valor durante a noite enquanto se está dormindo. Note que o “braço” do assento, um pouquinho desgastado no canto, é retrátil e pode ser movido para baixo quando o assento está na posição cama.
Aqui eu comparo o espaço para os pés nos assentos pares com os assentos ímpares. Veja que no assento ímpar (foto da direita), seu pé fica próximo ao corredor durante a noite. Note que embaixo do assento, na foto da esquerda, há um espaço para colocar uma bolsa pequena ou sapatos e o mesmo espaço existe nos assentos ímpares.
E para finalizar, todos os controles da poltrona são de fácil acesso e ficam próximos ao controle remoto do sistema de entretenimento.
Amenity Kit
Embora seja simples, eu gosto bastante do amenity kit da Iberia. Além dos produtos de sempre como:
- Escova e pasta de dentes
- Plugs para os ouvidos
- Meias
- Máscara
- Hidrante para os lábios e mão
Ele tem algumas coisinhas bem diferentes. São elas:
- Pente
- Suporte para calçar sapatos
- Spray para refrescar o rosto
- Bolsa para colocar sapatos
Serviço de Bordo
Esse é um dos pontos mais controversos da empresa. Eu tenho uma amiga, a Flora, que diz que é preciso ter sempre um capacete à mão nos voos da Iberia. Antes de pedir algo é bom vesti-lo, pois seu pedido será atirado na sua cabeça! 😀
Brincadeiras à parte, acho que devido ao reduzido número de passageiros a bordo, a tripulação foi excelente. Nos trataram muito bem, principalmente meu pais. E se meus pais estão felizes, eu estou feliz! 😉
Assim que escolhemos nossos assentos a tripulação já nos trouxe a bebida de boas-vindas a bordo. Eu escolhi cava (a Iberia não oferece champanhe a bordo), minha mãe preferiu água e meu pai suco de laranja. Ainda em solo a tripulação nos entregou o menu.
Como o voo foi diurno, seria servido almoço e um lanche antes da chegada no Rio de Janeiro. Além disso, por sermos apenas quatro passageiros, a tripulação não usou trolleys e nos serviram com bandejas.
Eu gostei bastante da carta de vinhos, que tinha o seguinte:
- Dois vinhos brancos
- Três vinhos tintos
- Cava (Villa Conchi, brut)
Curioso que sou, procurei a Cava online e aparece com preço ao redor de R$120 a garrafa, mas claro que a Iberia deve pagar bem menos que isso. De qualquer forma, o preço demonstra que o produto é de boa qualidade!
Além das bebidas acima havia o de sempre, whiskies, licores, cervejas, gin, etc. Ou seja, nesse quesito a Iberia não deixou a desejar.
Assim que o serviço de bordo começou nos foi oferecido um petisco, que no caso eram castanhas e azeitonas. Estavam deliciosas!
Para a entrada eu escolhi o patê de peixe que, para ser sincero, não gostei muito. Já a sopa gelada de tomate estava ótima!
Para variar um pouco, eu escolhi a pasta como prato principal que é algo que nunca peço. Estava muito boa também. Meus pais pediram o peixe e gostaram muito. Interessante que nenhum de nós quis a sobremesa, então não tenho nenhuma foto para compartilhar. 🙁
Ao longo do voo a tripulação montou um pequeno bar na galley da frente com sanduíches, frutas, sucos e refrigerantes. E num voo diurno onde não se dorme, depois de algum tempo fomos todos “visitar” o bar, inclusive o quarto passageiro!
Antes de chegarmos ao Rio de Janeiro foi servido um lanche que era um Quiche Lorraine e uma salada caprese. Também muito bons.
Entretenimento
No que diz respeito ao sistema de entretenimento, achei de boa qualidade e meu único porém é que a tela demora um pouco para responder aos comandos touch screen. Mas esse problema é facilmente resolvido com o controle remoto que fica do lado direito no assento.
A Iberia não possui uma variedade infinita de filmes e músicas como certas empresas do Oriente Médio, por exemplo, porém os filmes disponíveis iam dos classícos até lançamentos recentes. Eu assisti Aquaman, que estava querendo ver já tinha algum tempo.
A seleção de músicas também me pareceu bem variada.
O ponto negativo é o fone de ouvido. Não abafa os ruídos como deveria e no fim das contas eu optei por usar o meu.
Havia internet a bordo ao preço de €30 para o voo todo, o que eu não achei caro. Eu comprei o serviço e funcionou sem interrupções até nossa chegada no Rio de Janeiro.
Conclusão
No geral o voo foi execelente! A tripulação foi bastante simpática e atenciosa e o serviço perfeito. Talvez pelo fato de sermos apenas quatro passageiros? Além disso, as refeições servidas a bordo também estavam boas, assim como as bebidas.
O voo diurno, uma novidade para mim, me surpreendeu e foi bastante agradável. E ao chegarmos ao Rio de Janeiro fomos presenteados com esse lindo pôr do sol!
Clique aqui para ler outras avaliações de voos.