Aqueles antenados em promoções de empresas aéreas se recordarão que há algum tempo a Iberia fez uma promoção que se tornou bem famosa. Bastava reservar até dez voos para se ganhar 90 mil Avios.
Então, a um custo total de €250 eu ganhei os tais 90 mil Avios que usei para fazer esse voo para a Costa Rica. Para mim essa promoção foi um sucesso absoluto! 😉
Vem comigo ver como foi a minha viagem entre Madri e San José. Mas, já adianto que foi super agradável. Aliás, essa foi a segunda ótima experiência que tive com a Iberia nos últimos meses.
Check-in em Madri
Nós, Michele e eu, chegamos no Aeroporto de Madri por volta das 09:30h da manhã. Não havia fila nenhuma nos balcões de check-in da classe executiva e em questão de minutos já estávamos com nossos cartões de embarque em mãos.
De lá seguimos para o raio x na área exclusiva (Fast Track) para os passageiros viajando em classe executiva ou com status elite na Iberia ou empresas parceiras. Os procedimentos de segurança foram super rápidos, pois também não havia fila alguma.
Depois de ficarmos levemente perdidos … culpa da Michele, claro 😀 … tomamos o trem para o Terminal 4S que é de onde partem todos os voos intercontinentais da Iberia em Madri. Como ainda faltava mais de uma hora para o embarque, passamos na sala VIP para tomar o café da manhã.
Detalhes do Voo entre Madri e San José
- Rota: Madri – San José (Costa Rica)
- Aeronave: A330-200
- Poltrona: 2A
- Horário de Partida: 11:35h
- Horário de Chegada: 14:55h
- Duração: 10:50h
Embarque em Madri
O embarque começou exatamente no horário marcado. Como estavam usando duas portas do avião para o embarque, os passageiros da classe executiva foram atendidos rapidamente.
Chegamos na porta da aeronave e não pudemos entrar, pois a mesma ainda estava sendo preparada para o voo. E nesse momento aconteceu algo que julguei ser inadequado. Na nossa frente havia uma passageira em uma cadeira de rodas. Ao invés de esperar até que o embarque fosse liberado, a pessoa que estava empurrando a cadeira pediu que a passageira se levantasse e esperasse em pé para que ela pudesse se retirar com a cadeira!
Bem, se a pessoa precisa de uma cadeira de rodas é porque ela não pode andar ou ficar em pé, certo?!?! Fora esse episódio desagradável com a pobre passageira, o embarque como um todo correu bem e as portas foram fechadas no horário. A decolagem também ocorreu no horário previsto num lindo dia de sol em Madri.
Cabine do A330-200 da Iberia
A classe executiva do A330-200 da Iberia tem o layout 1-2-1. Para quem viaja acompanhado os assentos do meio são as melhores opções, claro! Mas fique atento para alguns detalhes!
Quando viajo sozinho eu prefiro os assentos pares 2 ou 4 tanto A quanto L (veja o quadrado em vermelho na foto acima), pois oferecem muito mais privacidade, principalmente quando o assento está na posição cama. Já para quem viaja acompanhado, os assentos ímpares no meio, 1, 3 e 5 (E e G) são os melhores (veja o quadrado em azul na foto acima).
Se escolhidos com cuidado os assentos oferecem bastante privacidade e tem uma boa quantidade de espaço para se guardar objetos pessoais. Além disso, as tomadas e as entradas USB e para o fone de ouvido são de fácil acesso.
O porta trecos que fica do lado do assento é ótimo para se guardar pertences de tamanho médio como livros, por exemplo. Já o espaço à sua frente é perfeito para se colocar uma taça de vinho ou copo de água quando a mesinha está fechada.
O espaço que fica abaixo do controle remoto é ideal para se guardar pequenos objetos de valor como carteiras e passaportes.
O modo como a mesa de refeições está posicionado é bem prático. Basta girá-la em direção ao monitor que se consiga sair do assento, mesmo durante o jantar ou a qualquer outro momento, sem ter que fechá-la.
Embora a tripulação se ofereça para guardar os casacos dos passageiros, há um gancho do lado do monitor que pode ser usado para isso (ver foto abaixo na sessão Entretenimento).
Embaixo da área de descanso para os pés, há um espaço para se colocar sapatos ou até mesmo uma bolsa pequena. Aliás, é um espaço super seguro para ser usado para objetos de valor durante a noite, pois com o assento na posição cama ninguém tem acesso a ele enquanto o passageiro estiver dormindo.
O controle remoto e o controle do assento ficam um do lado do outro (falo do controle remoto abaixo) e são de fácil acesso. O controle do assento é bem intuitivo e simples de ser usado.
Caso o passageiro não queira usar a luz principal que fica no teto, há uma pequena luz de leitura que fica no canto superior do assento.
Embora muita gente não se dê conta, o apoio de braço do lado do controle remoto é retrátil e pode ser abaixado no momento de se dormir. Isso deixa o assento um pouquinho mais largo.
Assim que eu entrei no avião o que me chamou a atenção foram as novas cores dos travesseiros e das mantas. Eles combinam muito mais com a cor da cabine que o vermelhão antigo! Aliás, o travesseiro também é bem melhor que o anterior que, cá entre nós, não servia para nada de tão fino!
Eu acho o assento bem confortável na posição cama e com espaço suficiente para alguém descansar ou dormir confortavelmente.
O banheiro esteve bem limpo durante todo o voo. No que diz respeito a produtos de higiene, havia o de sempre que era sabonete líquido e hidratante para as mãos.
Kit de Amenidades da Classe Executiva da Iberia
Embora seja simples, eu gosto bastante do amenity kit da Iberia. Além dos produtos de sempre como:
- Escova e pasta de dentes
- Plugs para os ouvidos
- Meias
- Máscara
- Hidrante para os lábios e mão
Ele tem algumas coisinhas bem diferentes. São elas:
- Pente
- Suporte para calçar sapatos
- Spray para refrescar o rosto
- Bolsa para colocar sapatos
Serviço de Bordo na Classe Executiva
Embora existam vários relatos (e amigos meus já passaram por isso) de que a tripulação da Iberia por vezes é fria e desinteressada, nesse voo eu não tive do que me queixar, pois eles foram excelentes! Super atenciosos e sorridentes o tempo todo. Inclusive, o chefe de cabine me deu uma aula sobre os vinhos espanhóis que estavam no cardápio no momento. 😉
Voltando ao serviço em si, minutos depois de eu chegar no meu assento a tripulação passou com os drinks de boas-vindas. As opções eram água, suco e cava. Advinha qual eu escolhi?
E caso você esteja se perguntando, não. Não me deram a garrafa! Apenas me “emprestaram” para eu tirar a foto. Anyway … depois que decolamos e assim que os sinais de apertar cintos foram apagados, a tripulação nos entregou o menu.
O serviço foi almoço e um lanche antes de chegarmos em San José. As opções eram as de sempre -frango, peixe e pasta.
O menu traz uma descrição do que estará disponível no bar, que é montado pela tripulação depois do almoço. Tem ainda uma descrição dos chás e tipos de café disponíveis.
Na sequência os vinhos disponíveis. O interessante da explicação do chefe de cabine foi como os passageiros escolhem os vinhos. Por exemplo, os estrangeiros vão sempre pelos nomes que lhes são familiares, como o Chardonnay e o Rioja!
Eu segui a sugestão do chefe de cabine e provei o Verdejo e gostei bastante. Já a última página do menu tem as demais bebidas alcoólicas.
E antes de servir os aperitivos a tripulação distribuiu as toalhinhas umedecidas.
E falando dos aperitivos, as opções eram azeitonas ou um mix de castanhas e eu sempre peço as azeitonas que são deliciosas.
Depois dos aperitivos a tripulação serviu a entrada. A apresentação da bandeja, com salada, sopa (fria), queijos e entrada é muito bonita. Aliás, eu optei pelos camarões e estavam bem saborosos.
Como prato principal eu pedi o frango que era recheado com queijo. Peito de frango é sempre um risco, pois pode estar seco e sem graça. Felizmente, nesse caso eu fiz uma boa escolha. Assim como os camarões, ele estava delicioso.
Já a sobremesa … ermmm …. meio durinha! Não gostei, não! Eu deveria ter escolhido a outra opção que era sorvete.
Depois de algumas horas, a tripulação montou um trolley na galley com sanduíches, refrigerantes e outras coisinhas para se beliscar.
E para finalizar o serviço, faltando menos de duas horas para chegarmos em San José a tripulação serviu um lanche leve. Era um quiche lorraine acompanho com mozzarella e tomate. Ambos estavam saborosos e meu único comentário aqui é que esse lanche foi exatamente igual ao que foi servido num voo que fiz com a Iberia entre Madri e o Rio de Janeiro em maio. Será que estão ficando sem criatividade? 😀
Entretenimento
Acho as telas da classe executiva da Iberia de bom tamanho. E um detalhe que eu notei nesse voo, e não sei se foi coincidência, é que a tela respondia mais rápido aos comandos touchscreen que no último voo que fiz em um A330-300. Além isso, é possível usar o controle remoto que fica do lado do assento (ver foto acima na parte que falo da cabine).
Logo após a decolagem a tripulação distribuição os fones de ouvido. Eles não são ruins, porém já existem produtos bem melhores sendo usados em outras empresas aéreas. No geral, eles atenderam às minhas necessidades.
A variedade de filmes e músicas é suficiente para manter alguém ocupado durante um voo de 10:00h como esse que fiz. É claro que a variedade não se compara com a da Qatar Airways, por exemplo, mas para mim particularmente tinha o suficiente.
A aeronave oferecia WiFi ao custo de €29.99 para o voo todo, ou 200MB. No voo que fiz para o Rio de Janeiro eu cheguei a dizer que achei o preço justo. Porém, depois de haver voado com a Qatar Airways que cobrou U$10 pela duração do voo todo, ou outras empresas como a Air New Zealand, por exemplo, que oferece acesso gratuito à internet, eu diria que está na hora da Iberia rever sua política de preços!
Quanto ao funcionamento em si, esteve ótimo. Eu consegui ficar conectado durante todo o voo e não tenho queixas nesse aspecto.
Algumas Palavras
O voo foi excelente e eu diria que o ponto alto foi a tripulação. Toda a equipe foi muito simpática e atenciosa tanto comigo, quanto com a Michele e com os demais passageiros (todos os assentos da executiva estavam ocupados). O chefe de cabine, por exemplo, se apresentou a todos no começo do voo e depois veio se despedir antes da nossa chegada em San José. Espero que eu encontre mais tripulações como essas em meus voos futuros com a Iberia! 😉
No que diz respeito ao produto em si, assentos e refeições, acho que a Iberia oferece algo bom. Não é uma das melhores classes executivas do mundo, porém nem de longe a pior. Eu não hesitaria em voar com a Iberia novamente, que aliás o farei em dezembro!
Clique aqui para ler outros reviews de voo.
Clique aqui para saber mais sobre a Iberia.