Natal nem chegou ainda, mas quem é folião de verdade já está pensando no carnaval, ou já deveria ter pensado. Neste artigo vamos mostrar cindo destinos de carnaval para aproveitar a folia sem pagar para ir atrás do bloco.
Aqui você encontra:
Belo Horizonte
Há pouco mais de 10 anos seria impensável a capital mineira entrar nesta lista. A cidade ficava deserta nos dias de carnaval. A partir de 2009, no entanto, pequenos blocos de rua começaram a surgir na cidade e de lá para cá a festa foi tomando grandes proporções com o surgimento de mais blocos a cada ano.
A partir de 2013, a cidade que ficava deserta começou atrair cada vez mais turistas o que fez a prefeitura da cidade investir na estrutura da festa. Em 2020, último carnaval antes da pandemia, foram 347 blocos registrados que fizeram mais de 390 cortejos com pelas ruas da capital, atraindo 4,45 milhões de foliões.
O carnaval da cidade é descentralizado com desfiles acontecendo em todas as regiões da capital. Há blocos para todos os gostos, com as tradicionais marchinhas, rock, música baiana, samba, sertanejo, axé, hare Krishna, forró e até jazz.
Os principais blocos de rua de Belo Horizonte são: Então Brilha, Havaianas Usadas, As Charangueiras, Chama o Síndico, Alcova Libertina, Pena de Pavão de Krishna, Beiço do Wando, Baianas Ozadas e Magnólia, dentre outros.
Para 2023 a expectativa é grande já que a festa não acontece desde 2020. O melhor disso tudo é que não é preciso comprar abadás para acompanhar os cortejos. Você pode curtir o carnaval sem pagar pela folia. Basta chegar trazendo muita alegria e animação.
Olinda e Recife
Destino dois em um para que quer pular muito. A capital de Pernambuco tem um carnaval de rua muito animado que atrai multidões. Existem várias opções pagas, mas o tradicional Galo da Madrugada que agita o sábado de carnaval é gratuito.
O bloco conta com mais de um trio elétrico e o trajeto começa às 09h em frente ao Forte das Cinco Pontas, seguindo em direção à Rua Imperial, Praça Sérgio Loreto e passa também nas avenidas Dantas Barreto e Guararapes, finalizando o percurso às 18h30, na Rua do Sol.
Ali do ladinho está Olinda que conta com um dos carnavais mais populares do Brasil, atraindo milhões de foliões. O tradicional desfile dos Bonecos de Olinda é o ponto alto da festa e sempre homenageia personalidades nacionais e internacionais. Os bonecos têm mais de dois metros de altura e saem dançando ao lado dos foliões.
O carnaval acontece na cidade alta e requer muita animação para encarar as ladeiras. O evento tem mais de 500 blocos com muito maracatu, frevo, samba e música popular brasileira.
O cruzamento dos quatro cantos de Olinda – Rua do Amparo, Prudente de Morais, Bernardo Vieira de Melo e Ladeira da Misericórdia – abriga o casario mais característico da cidade e é onde acontece o encontro de foliões no carnaval.
Por lá a festa não acaba na terça-feira, o garçom Isaias Pereira da Silva fundou o bloco Bacalhau do Batata, para apreciar a folia na Quarta-feira de Cinzas já que trabalhava sempre durante os dias de carnaval.
Existem festas e camarotes pagos no carnaval de Olinda e Recife, mas para acompanhar os blocos a diversão é sem pagar.
Ouro Preto
O carnaval de Ouro Preto é organizado pelos universitários de todo o Brasil que estudam na Universidade Federal de Ouro Preto e ocupam as diversas repúblicas espalhadas pela cidade.
Além das festas e blocos feito pelos universitários, a prefeitura da cidade organiza o carnaval de rua com eventos, blocos e shows espalhados por toda a cidade. A Liga dos Blocos de Carnaval de Ouro Preto reúne os quatro principais blocos da cidade: Bloco do Caixão no sábado, Bloco Cabrobró no domingo, Bloco da Praia na segunda-feira e o Bloco Chapado na terça-feira de carnaval.
Existem várias festas pagas nas repúblicas, mas os blocos de rua são a atração principal da festa e basta seguir o cortejo brincando o carnaval. Prepare-se para subir e descer as ladeiras da cidade curtindo os mais diversos shows e blocos tendo como cenário uma das mais lindas cidades históricas do país.
Rio de janeiro
O carnaval da Cidade Maravilhosa é mundialmente conhecido pelo desfila das escolas de samba, mas o carnaval do Rio de Janeiro vai além do sambódromo, com a programação dos tradicionais blocos de rua da cidade.
Diferentemente do desfile na apoteose onde você paga pelos ingressos para assistir e também para as escolas de samba caso queria desfilar, nos blocos de carnaval você pode seguir e se divertir sem pagar. Tem bloco para todos os gostos, em 2020 foram autorizados 441 blocos pelas ruas da cidade.
A programação conta com os megablocos de artistas famosos, como o Bloco da Anitta, Bloco da Preta, Fervo da Lud, da cantora Ludmilla, e o Monobloco.
Além desses, diversos blocos tradicionais desfilam na cidade como o Cordão do Bola Preta que sai na sexta na Av. Rio Branco, a Banda de Ipanema no sábado na Praça General Osório, o Cordão do Boitatá no domingo na Praça 15, o Exalta Rei em homenagem a Roberto Carlos na segunda-feira na Urca conde fica a residência do cantor e Simpatia é Quase Amor no domingo também na Praça General Osório.
São Paulo
A capital paulista é outra cidade que as pessoas costumavam deixar para curtir o carnaval. Hoje, a cidade atrai turistas de todo o Brasil para brincar o carnaval nos diversos blocos espalhados pela cidade.
A festa chega a atrair mais de um milhão de pessoas em alguns desfiles da cidade. Em 2023 serão diversas atrações com a expectativa de 300 blocos cadastrados na Prefeitura de São Paulo. A agitação começa no sábado anterior com o famoso Casa Comigo onde as pessoas se fantasiam de noivos, noivas, padres e outros personagens de uma cerimônia de casamento.
Durante o carnaval são inúmeras opções contando com blocos de artistas famosos, como o Bloco da Preta, Ajayô com Carlinhos Brown, Monobloco, Largadinho com Claudia Leitte, Frevo Mulher com Elba Ramalho dentre outros.
Outros grandes blocos são o Tarado Ni Você que homenageia Caetano Veloso e tem sua concentração na esquina da Ipiranga com São João eternizada na canção do artista. O Agrada Gregos promete muito pop, axé e funk e leva a folia para a Rua 13 de maio, 1450 no bairro Bela Vista. O Acadêmicos do Baixo Augusta é gerido pela Associação Cultural Acadêmicos do Baixo Augusta, que tem a missão de promover e apoiar iniciativas de ocupação gratuita das ruas e de transformação da cidade em um espaço mais humano e democrático.
Na maioria dos blocos de carnaval de São Paulo a diversão é garantida sem pagar nada para seguir o cortejo.
Seja qual for o seu destino, fique de olho nas oportunidades de passagens que podem aparecer de última hora, escolha sua fantasia e se jogue na festa mais popular do Brasil.
Para Saber Mais
Para ler mais publicações sobre destinos em nosso site, clique aqui.
Que tal nos acompanhar no Instagram para não perder nossas lives e também nos seguir em nosso canal no Telegram?
O Pontos pra Voar pode eventualmente receber comissões em compras realizadas através de alguns dos links e banners dispostos em nosso site, sem que isso tenha qualquer impacto no preço final do produto ou serviço por você adquirido.
Quando publicamos artigos patrocinados, esses são claramente identificados ao longo do texto. Para mais informações, consulte nossa Política de Privacidade.