A Infraero estima que aproximadamente 120 mil passageiros devem passar pelos dez aeroportos da sua rede com voos comerciais regulares entre os dias 13 e 18 de fevereiro, período que compreende o feriado prolongado de Carnaval. Para atender à demanda, estão programados 1.020 voos, considerando pousos e decolagens. As projeções foram elaboradas com base nas programações informadas pelas companhias aéreas.
De acordo com a estatal, a sexta-feira (13), início do feriado, e a Quarta-Feira de Cinzas (18), data de retorno de grande parte dos viajantes, devem concentrar os maiores fluxos de passageiros.
Santos Dumont concentra maior volume e registra alta anual
O Aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro, deve responder pela maior parte da movimentação prevista. A estimativa é de 110,9 mil passageiros distribuídos em 906 voos programados ao longo dos seis dias. O volume representa crescimento de 27% em relação ao Carnaval de 2025, indicando ampliação da oferta de voos ou aumento da ocupação nas operações previstas.
O terminal carioca, que opera principalmente voos domésticos de curta e média distância, concentra historicamente picos de demanda em feriados prolongados, especialmente em períodos de grande apelo turístico como o Carnaval.
Movimentação nos demais aeroportos
Fora do eixo Rio de Janeiro, o Aeroporto de Passo Fundo (RS) aparece como o segundo mais movimentado da rede no período, com estimativa de 4.141 passageiros em 28 voos programados.
Na sequência, o Aeroporto Vale do Aço, em Ipatinga (MG), deve receber 2.142 passageiros em 36 voos. Os demais aeroportos da rede com operações comerciais regulares completam o total projetado pela Infraero, embora o press release não detalhe individualmente suas estimativas.
Segundo a Infraero, os dados refletem exclusivamente as programações das companhias aéreas até o momento da consolidação das informações e podem sofrer ajustes operacionais.
Operação e recomendações aos passageiros
A estatal anunciou que foram reforçadas medidas voltadas à segurança operacional e à fluidez dos embarques e desembarques, com o objetivo de manter os níveis de conforto e regularidade das operações durante o período de maior demanda.
Já as companhias aéreas recomendam que passageiros de voos domésticos cheguem aos aeroportos com antecedência mínima de 1h30. Nos terminais administrados pela Infraero, equipes identificadas com coletes amarelos e a inscrição “Posso Ajudar/May I Help You?” estarão disponíveis para orientação aos viajantes.
🔗 Leia também: Nordeste lidera crescimento proporcional do transporte aéreo no Brasil na última década
Para saber mais
Para ler outros notícias que publicamos recentemente, clique aqui.
Que tal nos acompanhar no Instagram para não perder nossas lives e também nos seguir em nosso canal no Telegram?
O Pontos pra Voar pode eventualmente receber comissões em compras realizadas através de alguns dos links e banners dispostos em nosso site, sem que isso tenha qualquer impacto no preço final do produto ou serviço por você adquirido.
Quando publicamos artigos patrocinados, estes são claramente identificados ao longo do texto. Para mais informações, consulte nossa Política de Privacidade.
Não usamos inteligência artificial na geração de conteúdo do Pontos pra Voar. Os conteúdos são autorais e produzidos pelos nossos editores.




