Na última semana, a Capital One Financial Corporation fez uma oferta bilionária para a aquisição da Discover Financial Services nos Estados Unidos. O que isso significa?
Aqui você encontra:
Capital One
A Capital One Financial Corporation é uma holding bancária americana especializada em cartões de crédito, empréstimos para automóveis, serviços bancários e contas de poupança, com operações principalmente nos Estados Unidos.
É o 12º maior banco dos Estados Unidos em ativos totais em 2022, o terceiro maior emissor de cartões de crédito Visa e Mastercard e uma das maiores empresas de financiamento de automóveis nos Estados Unidos.
O banco tem aproximadamente 750 agências, incluindo 30 locais estilo café e 2.000 caixas eletrônicos. Está classificado em 106º lugar na Fortune 500, 15º na lista das 100 Melhores Empresas para Trabalhar da Fortune e conduz negócios nos Estados Unidos, Canadá e Reino Unido.
A empresa foi pioneira na comercialização em massa de cartões de crédito na década de 1990.
Discover
A Discover Financial Services é uma empresa americana de serviços financeiros que possui e opera o Discover Bank, um banco digital que oferece conta corrente e poupança, empréstimo pessoal, empréstimo para aquisição de imóvel, empréstimo estudantil e cartões de crédito.
Também possui e opera as redes Discover e Pulse, e é proprietária da marca Diners Club International.
A Discover é a terceira maior bandeira de cartão de crédito nos Estados Unidos pelo número de cartões emitidos.
Aquisição do Diners Club
Em abril de 2008, a Discover anunciou a compra da marca Diners Club International do Citigroup por US$ 165 milhões.
Em maio de 2008, a Comissão Federal de Comércio aprovou a transação e ela foi finalizada em 1º de julho de 2008.
A Discover afirmou que a rede Diners Club, que é uma grande rede fora dos Estados Unidos, seria fundida com a Discover Network, uma grande rede nos Estados Unidos.
A criação dessa grande rede internacional, permitiu aos portadores dos cartões Discover e Diners Club expandirem o seu alcance global.
No entanto, a Discover não emite mais cartões com a marca Diners Club nos Estados Unidos. Os cartões Diners Club continuaram a ser emitidos por bancos licenciados pelo mundo, como é o caso da parceria com a Elo no Brasil.
A Aquisição da Discover Financial Services pela Capital One Financial Corporation
A Capital One Financial Corporation fez uma oferta de US$ 35,3 bilhões para a aquisição da Discover Financial Services.
Se aprovada pelos órgãos reguladores, essa será a união de forças de dois grandes emissores de cartões de crédito nos Estados Unidos.
“Nossa aquisição da Discover é uma oportunidade única para reunir duas empresas de muito sucesso, com capacidades e franquias complementares, e para construir uma rede de pagamentos que possa competir com as maiores redes e empresas de pagamentos”, disse Richard Fairbank, fundador, presidente e diretor diretor executivo da Capital One em um comunicado à imprensa.
O que isso significa?
Fala-se muito sobre o que pode ou não acontecer. Mas nada é definitivo ou imediato.
“Inicialmente, essa potencial fusão não terá qualquer impacto sobre os consumidores”, disse John Ulzheimer, especialista em cartões de crédito. “Se você tiver um cartão Capital One ou Discover (ou ambos), ainda poderá usá-los como sempre usou.”
Ainda é necessário esclarecer as regras regulatórias e os acionistas de ambas as empresas precisam aprovar a fusão. Mas Aaron Hurd, especialista em cartão de crédito e membro do CNET Money Expert Review Board, acredita que isso acontecerá sem problemas.
“O negócio representa um retorno imediato de 27% para os acionistas da Discover”, disse Hurd. “Na minha opinião, [isso] coloca uma empresa combinada em uma boa posição para competir por grandes negócios de marcas conjuntas com bancos maiores.”
Além das partes interessadas, os reguladores federais também precisam dizer “sim”, o que pode ser um obstáculo.
“O apetite dos reguladores federais por fusões bancárias está diminuindo sob a administração Biden, e negócios menores foram abandonados devido a atritos regulatórios”, acrescentou Hurd.
Os especialistas dizem, ainda, que a aquisição deverá ser finalizada até o final de 2024 ou início de 2025.
Uma Rede de pagamentos mais forte deve nascer
A Capital One é uma emissora de cartões de crédito que oferece cashback e cartões de crédito para viagens. Já a Discover é ao mesmo tempo uma emissora de cartões de crédito e uma rede de processamento de pagamentos.
Até agora, a Capital One pode emitir cartões de crédito, mas ainda precisa de uma rede de processamento, como a Visa e a Mastercard, para autorizar e processar as transações. Já a Discover faz exatamente isso.
A aquisição planejada dará à Capital One a oportunidade de migrar seus cartões de crédito Mastercard e Visa para a rede Discover. E essa migração poderá ser boa tanto para os portadores dos cartões da Capital One quanto da Discover.
Trazer para dentro do seu negócio uma rede de processamento reduziria os custos para a Capital One, que teria uma rede de pagamento mais competitiva e poderia repassar essa economia aos titulares dos seus cartões em forma de taxas mais baixas e mais benefícios.
Esse movimento aumentaria o poder da rede Discover e ajudaria que esses cartões fossem cada vez mais aceitos em nível mundial, uma vez que a Discover sempre esteve atrás da Visa, Mastercard e American Express. Atualmente, a Discover tem 44 milhões de estabelecimentos que aceitam seus cartões pelo mundo, muito menos que as outras três redes.
Por outro lado, pode significar que os atuais portadores dos cartões da Capital One terão seus cartões aceitos em menos lugares, se eles forem migrados para a rede da Discover.
Com a combinação da Discover e da Capital One, elas passarão a ser uma das maiores emissoras de cartões de crédito nos Estados Unidos, a rivalizar diretamente com outros grandes emissores do mercado americano, como Chase, Citi e American Express.
O que vocês acharam da aquisição da Discover pela Capital One nos Estados Unidos?
Para Saber Mais
Para ler outros artigos sobre cartões de crédito no Pontos Pra Voar, clique aqui.
Que tal nos acompanhar no Instagram para não perder nossas lives e também nos seguir em nosso canal no Telegram?
O Pontos pra Voar pode eventualmente receber comissões em compras realizadas através de alguns dos links e banners dispostos em nosso site, sem que isso tenha qualquer impacto no preço final do produto ou serviço por você adquirido.
Quando publicamos artigos patrocinados, estes são claramente identificados ao longo do texto. Para maiores informações, consulte nossa Política de Privacidade.