Dando continuidade à serie de posts de como as empresas aéreas estrangeiras estão administrando o cancelamento de passagens devido ao covid-19, neste post eu falo sobre as empresas da África e do Oriente Médio.
Note que aqui temos apenas um resumo e as informações detalhadas e mais atualizadas estarão disponíveis sempre no site de cada empresa.
Ethiopian Airlines
Os passageiros cuja data da viagem ocorre entre 01 de março e 30 de junho de 2020 e os bilhetes emitidos até 31 de maio de 2020 estão qualificados para:
- Mantenha sua passagem para viagens até 31 de dezembro de 2021 (não é necessário ligar ou enviar um e-mail para alterar a passagem, manteremos a passagem como status aberto para viagens até 31 de dezembro de 2021, para que você possa agendá-la novamente quando decidir viagem).
- Solicite um Voucher de Viagem com até um ano para uso.
No entanto, se houver diferença na tarifa aérea ou nos impostos aplicáveis, devido à re-emissão ou troca de itinerário do bilhete, será necessária a cobrança do valor adicional.
Leia mais sobre a política de cancelamento de passagens devido ao covid-19 da Ethiopian Airlines neste link.
Emirates
As regras abaixo referem-se a bilhetes emitidos em ou antes de 30 de junho de 2020 com pelo menos um cupom (trecho) no qual a partida programada pela Emirates aconteça em ou antes de 30 de novembro de 2020:
- Os bilhetes podem ser remarcados por até 24 meses a partir da data da reserva original.
- O cliente tem a opção de converter sua reserva original em voucher de viagem. O voucher de viagem terá validade de um ano contado da data de emissão.
- Não há taxas de alteração para reservas feitas no período de 24 meses se o cliente manter o bilhete original (origem, destino e classe de viagem).
- Voucher não usados podem ser prorrogados por mais um ano.
- Reembolsos podem ser solicitados, porém seguem as regras tarifárias do bilhete original.
Aqui você acessa a página da Emirates para maiores informações.
Qatar Airways
A política de cancelamento de passagens devido ao covid-19 da Qatar Airways foi bastante criticada no início da pandemia. Porém, nos últimos dias a empresa alterou o seu procedimento.
Agora os clientes que já reservaram ou irão reservar um bilhete com a empresa até 30 de setembro de 2020 têm as seguintes opções:
- Alterar a data da viagem, sem cobrança de diferenças tarifárias ou taxas.
- Solicitar um voucher para ser usado em viagens futuras. Os clientes que solicitarem o voucher ganham 10% a mais de crédito (excluindo-se as taxas e impostos).
- Solicitar o reembolso integral da tarifa paga.
Em paralelo, a empresa lançou uma promoção bem agressiva para novas reservas e você pode ler os detalhes neste post que publicamos.
Acesse este link (em inglês) para ler o regulamento de reembolso e remarcação de passagens.
Royal Air Maroc
A política de cancelamento de passagens devido ao covid-19 da Royal Air Maroc para os bilhetes emitidos até 31 de maio e viagens até 31 de agosto de 2020 é a seguinte:
- Uma mudança gratuita, sem cobrança de taxas e diferenças tarifárias (desde que mantidas as condições iniciais do bilhete).
- A viagem deve estar terminada até 31 de outubro de 2020.
- Os clientes podem solicitar um voucher para ser usado na compra de uma passagem futura.
- Reembolsos dependem das condições iniciais do bilhete.
Aqui você pode ler todos os detalhes (em inglês).
TAAG
Infelizmente eu não encontrei nenhuma informação no site da empresa sobre a sua política de cancelamento de passagens devido ao covid-19.
Algumas Palavras
Nem mesmo a super Emirates está disposta a nos devolver nossos caraminguados caso os voos sejam cancelados. E nesse ponto a Qatar Airways, como eu disse acima, depois de um tropeço inicial está se distinguindo das demais.
E dentre as empresas listadas aqui, certamente a TAAG é a pior por não ter nenhuma informação disponível em seu website.
Para Saber Mais
A parte 1 desta série está disponível neste link e lá você encontrará informações sobre as seguintes empresas aéreas: Aerolineas Argentinas, Aeromexico, Air Canada, American Airlines, Avianca, BoA, Copa Airlines, Delta Airlines e United Airlines.
A parte 3 desta série está disponível neste link e lá você encontrará informações sobre as seguintes empresas aéreas: Air Europa, Air France, Alitalia, British Airways, Iberia, KLM, Lufthansa, Norwegian, Swiss, TAP e Turkish Airlines.