Neste artigo conto um pouco sobre o restaurante Botín, o mais antigo do mundo. Conheça um pouco sobre ele e como foi minha experiência.
Aqui você encontra:
História do Restaurante
Em 1561 o rei Felipe II ordenou que toda a corte se mudasse para a bela cidade de Madri. Isso porque ele e sua esposa, Isabel de Valois, preferiam muito mais esta cidade do que Toledo ou Valladoid, especialmente pelo fato de Madri estar no centro do país, pela boa qualidade de sua água, além de seu clima muito agradável e saudável.
Junto com a Corte chegou também a Madri um considerável crescimento urbanístico. Porém, com a morte de Felipe II, a Corte foi temporariamente transferida para Valladoid. E é justamente nesta mesma época, mais precisamente em 1590, que encontram-se os primeiros registros da existência do edifício que hoje abriga o restaurante Botín.
Em 1606 a Corte retorna a Madri e, em 1620, após uma grande reforma na Plaza Mayor (uma de suas principais praças), a cidade ganha uma enorme importância comercial, passando a abrigar profissionais como sapateiros, curtidores, cuteleiros, latoeiros, ferradores, etc. É por isso que as ruas das redondezas adotaram nomes como: Ribera de Curtidores (Ribeira dos Curtidores), Plaza de Herradores (Praça dos Ferradores), Calle Cuchilleros (Rua dos Cuteleiros), etc.
Numa destas ruas, um cozinheiro de nome Jean Botin e sua esposa de origem asturiana chegam à cidade. Inicialmente sua intenção era a de trabalhar com algum nobre da Corte. Nos idos de1725 Candido Remis, sobrinho de Botin, abriu uma pequena pousada.
Inicialmente o estabelecimento foi classificado como Casa de Pasto, porque eram pouquíssimos os que recebiam o título de Restaurante – título este concedido apenas aos locais que tinham como objetivo imitar os restaurantes parisienses.
Os atuais proprietários, a família González, passaram a assumir o comando da casa no início do século XX que, até então, era uma simples empresa familiar, com somente sete empregados – isso contando com o casal e os três filhos!
Quando a Guerra Civil explodiu, a família desistiu de investir no estabelecimento mudando-se para Segorbe. Porém, Emilio Botín permaneceu à frente dos negócios. Quando do término do conflito, os filhos do casal, José, Carlos e António tomaram as rédeas e, pouco a pouco, transformaram no que o restaurante é hoje!
O Restaurante Botín
Nos dias de hoje o restaurante Botín conta com quatro andares, mas procura preservar a mesma atmosfera simples de hospedaria – e é exatamente este um dos seus charmes!
A especialidade da casa é a cozinha castelhana, mais especificamente os assados de cordeiro e leitão. Os pobres bichinhos chegam em carregamentos vindos da Segóvia de três a quatro vezes por semana. Já os cordeiros são provenientes do triângulo Sepúlveda-Aranda-Riaza.
Eles são lentamente assados no forno a lenha que, diga-se de passagem, é o mesmo desde a construção do prédio. Mas seu cardápio contém outros pratos como: diversas entradas, sopas, saladas, pescados e outros tipos de assados e a casa oferece também o Menú Botín.
Minha Experiência
Em minha incrível viagem à Espanha em setembro passado, eu e meu marido visitamos o restaurante Botín. Confesso que, apesar de achar esse animalzinho muito fofo, gosto muito de um leitão assado. E estava ansiosa para provar o que o restaurante oferecia. Já tinha ouvido muito de sua fama.
Como não havia feito reserva antecipada, torci muito para conseguirmos uma mesa. E conseguimos sem problemas. Preferimos uma na área externa. O dia estava lindo, um céu azul maravilhoso! Nosso pedido foi:
- Alcachofras com Jamón
- Cochinillo Assado
- Agua Mineral
- ½ porção de Sangria
O valor total foi de 54,00 €. Achamos um valor super justo pelo serviço que recebemos.
O atendimento foi excelente, garçons supersimpáticos e não demorou muito para que estivesse saboreando aquela tão esperada delícia!!
Definitivamente vale muito a pena dar uma paradinha no Restaurante mais antigo do mundo, o Botín em sua próxima visita a Madri. Espero poder voltar lá e provar outras delícias da casa!
Para saber mais sobre o Restaurante Botín, clique aqui.
Para Saber Mais
Para ler publicações do Pontos pra Voar sobre outros destinos, clique aqui.
Que tal nos acompanhar no Instagram para não perder nossas lives e também nos seguir em nosso canal no Telegram?
O Pontos pra Voar pode eventualmente receber comissões em compras realizadas através de alguns dos links e banners dispostos em nosso site, sem que isso tenha qualquer impacto no preço final do produto ou serviço por você adquirido.
Quando publicamos artigos patrocinados, estes são claramente identificados ao longo do texto. Para mais informações, consulte nossa Política de Privacidade.