Como parte de um ajuste operacional baseado no desempenho das rotas, a Azul informou que irá retirar de sua malha dois voos internacionais a partir de Curitiba: Assunção e a Montevidéu. Em contrapartida, a companhia anunciou o aumento de frequências em ligações domésticas a partir da capital paranaense.
Azul suspende voos de Curitiba para Montevidéu e Assunção
A Azul Linhas Aéreas anunciou que irá suspender, a partir de março de 2026, as operações das rotas internacionais que ligam Curitiba a Assunção, no Paraguai, e a Montevidéu, no Uruguai. A decisão foi comunicada no mesmo dia em que a companhia revelou o lançamento de uma nova rota internacional partindo de Belo Horizonte (Confins) com destino à capital uruguaia, movimento que ajuda a contextualizar o atual redesenho da malha aérea da empresa.
Segundo a Azul, a suspensão dos voos a partir da capital paranaense faz parte de um processo de otimização de sua malha. A empresa afirma que a decisão foi baseada em análises técnicas e no desempenho comercial das rotas, levando em consideração critérios como sustentabilidade operacional e o equilíbrio entre oferta e demanda. Ou seja, a suspensão isso indica que as ligações Curitiba–Assunção e Curitiba–Montevidéu não vinham apresentando resultados compatíveis com a estratégia atual da companhia.
🔗 Leia também: Azul vai lançar novo voo internacional a partir de Belo Horizonte
Assistência aos passageiros afetados
Em relação aos passageiros impactados, a Azul informou que todos os clientes com bilhetes emitidos para embarques a partir de março de 2026 receberão a assistência prevista na Resolução nº 400 da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). A companhia afirma que irá oferecer alternativas de reacomodação em outros voos ou o reembolso integral, conforme a necessidade de cada passageiro.
Reforço da malha doméstica em Curitiba
Apesar da retirada das duas rotas internacionais, Curitiba seguirá tendo papel importante na malha da Azul. A companhia anunciou que, também a partir de março de 2026, haverá um incremento de voos domésticos com origem e destino no Aeroporto Internacional Afonso Pena. Estão previstas mais frequências para Londrina, no interior do Paraná, além de reforços nas ligações com Porto Alegre e com Belo Horizonte, um dos principais hubs da empresa.
Segundo Beatriz Barbi, gerente sênior de Planejamento de Malha da Azul, Curitiba segue como um mercado relevante para a companhia.
“Curitiba é um mercado estratégico para a Azul, tanto pela sua relevância econômica quanto pelo perfil de conectividade dos clientes. A ampliação das frequências reforça nosso compromisso de oferecer mais opções de horários, destinos e conexões eficientes, integrando o Paraná aos principais hubs da companhia e estimulando o desenvolvimento regional e o turismo”, afirmou.
O conjunto de mudanças demonstra uma dinâmica de concentração de capacidade em rotas com maior demanda e potencial de conectividade.
Rota Curitiba – Londrina
Na rota entre Curitiba e Londrina, a Azul ampliará a operação para 22 voos semanais, com oferta total de 1.540 assentos nos dois sentidos. As operações adicionais ocorrerão às terças e quintas-feiras, sábados e domingos, com partidas de Curitiba às 13h05 e chegada a Londrina às 14h20. No sentido contrário, os voos partem de Londrina às 14h50 com pouso programado para 15h55.
Os voos serão realizados com aeronaves ATR, com capacidade para 70 passageiros.
Rota Curitiba – Porto Alegre
A ligação entre Curitiba e Porto Alegre também será reforçada. A operação extra passará de 44 para 68 voos semanais, com oferta de 8.180 assentos nos dois sentidos. As partidas de Curitiba acontecerão às segundas, quintas e sábados, às 5h55, com chegada na capital gaúcha às 7h35. No sentido inverso, os voos ocorrerão às quartas, sextas e domingos, com saída às 18h55 e chegada às 20h30.
Assim como na rota para Londrina, as operações serão realizadas com aeronaves ATR.
Rota Curitiba – Belo Horizonte (Confins)
Já a rota entre Curitiba e Belo Horizonte (Confins) contará com 50 voos semanais, mantendo seis voos diários em ambos os sentidos, com oferta de 5.788 assentos por semana. As operações serão realizadas com aeronaves Embraer 195-E2, com capacidade para 136 passageiros. Os voos ocorrerão às segundas, terças, quintas e sextas-feiras, com decolagem de Curitiba às 16h20 e pouso em Confins às 18h00.
A partir de Belo Horizonte, segundo principal hub da Azul, os passageiros têm acesso a conexões para mais de 57 destinos domésticos e internacionais.
🔗 Leia também: Azul reduzirá voos entre Belém e Fort Lauderdale
Para Saber Mais
Para ler outras notícias que publicamos recentemente sobre a Azul Linhas Aéreas, clique aqui.
Que tal nos acompanhar no Instagram para não perder nossas lives e também nos seguir em nosso canal no Telegram?
O Pontos pra Voar pode eventualmente receber comissões em compras realizadas através de alguns dos links e banners dispostos em nosso site, sem que isso tenha qualquer impacto no preço final do produto ou serviço por você adquirido.
Quando publicamos artigos patrocinados, estes são claramente identificados ao longo do texto. Para mais informações, consulte nossa Política de Privacidade.
Não usamos inteligência artificial na geração de conteúdo do Pontos pra Voar. Os conteúdos são autorais e produzidos pelos nossos editores.





