Novidades no programa Azul Fidelidade: duas novas divisões do segmento premium entraram em vigor neste mês, a Diamante Unique e o Azul One. Ainda em processo de recuperação judicial, companhia aérea investe em exclusividade, relevância e reconhecimento de clientes.
A Azul Linhas Aéreas reuniu clientes premium, parceiros estratégicos, executivos e convidados no Palácio Tangará, hotel de luxo no Parque Burle Marx, em São Paulo, para apresentar as novidades do programa Azul Fidelidade. O evento, na noite de terça-feira (27), contou com apresentação de Alceu Valença, que canta em uma nova peça publicitária da companhia aérea.
Novidades no programa Azul Fidelidade
Na apresentação, executivos da empresa oficializaram as novas segmentações no segmento premium: o Diamante Unique, novo nível mais alto do Azul Fidelidade, e o Azul One, um grupo exclusivo e, segundo a aérea, inédito no país. O Pontos pra Voar já falou sobre os lançamentos.
As iniciativas refletem uma estratégia voltada à personalização, ao reconhecimento do relacionamento de longo prazo com os clientes e ao fortalecimento do vínculo com o público de maior engajamento – além de passar a mensagem de que a companhia aérea, ainda em processo de recuperação judicial, segue para uma nova fase.
O objetivo é “inovar na experiência do cliente e investir em exclusividade, relevância e reconhecimento de cada um deles”, de acordo com o CEO da Azul, John Rodgerson.
“Nós tivemos que ir para um processo que foi difícil e duro”, disse Rodgerson no palco. “Mas agora eu estou bem animado porque estamos saindo muito mais leves e muito mais fortes. Nós agora queremos voltar a investir.”
O vice-presidente comercial e de negócios da Azul, Daniel Bicudo, comemorou que o Azul Fidelidade alcançou 20 milhões de clientes no fim de 2025. Para ele, o programa, criado em 2009, é marcado por uma construção sólida e consistente, baseada em confiança, benefícios relevantes e parcerias estratégicas.
“Estamos fortes, somos uma empresa muito mais saudável para os nossos clientes, para os nossos tripulantes, de uma forma muito mais sólida do que jamais tivemos”, disse Bicudo. “Essa reformulação do programa de fidelidade com essas novas categorias nos torna ainda mais fortes, mais próximos dos nossos clientes.”
O executivo afirmou ainda que os clientes foram consultados sobre as mudanças e anúncios confirmados no evento. “Os clientes têm um relacionamento não só financeiro, mas de troca.”

A diretora do Azul Fidelidade, Cristina Yoshida, e o vice-presidente comercial e de negócios da Azul, Daniel Bicudo (Crédito: Luciane Scarazzati)
Grupo One, Exclusivo e Inédito
A diretora do Azul Fidelidade, Cristina Yoshida, destacou que o cliente Azul Diamante não perdeu os benefícios – os novos grupos têm serviços adicionais.
Os executivos observam que, diferentemente dos demais níveis, o grupo Azul One não pode ser alcançado por meio de acúmulo de pontos ou número de voos – o acesso é feito exclusivamente por convite anual e nominal, direcionado a clientes com forte histórico de relacionamento com a companhia. Haverá uma reavaliação periódica e, se não estiver cumprindo os requisitos, o usuário volta para a categoria em que estava anteriormente no programa de fidelidade.
A companhia aérea não esclareceu quais são os critérios exatos nem o número de integrantes que fazem parte deste seleto grupo. Segundo a Azul Fidelidade, eles passam a fazer parte de uma experiência sob medida, construída a partir de suas preferências, com atendimento dedicado e benefícios divulgados de forma reservada.
“Nesse reposicionamento, vamos cada vez mais personalizar a experiência”, completou Cristina. “Nós queremos que o cliente queira continuar voando com a Azul e, por isso, continue engajado.”
Emissão da cortesia com pontos voltou!
A Cristina também anunciou a retomada da passagem cortesia para acompanhantes com pontos após ouvir a demanda de clientes. Ressaltou que o serviço foi automatizado e agora pode ser realizado com mais facilidade e autonomia – antes, o pedido era via call center.
O Azul Fidelidade tinha alterado esse resgate em abril de 2024, tornando válido para cortesia apenas emissões feitas em dinheiro, como você pode ler aqui.

Azul Fidelidade reuniu clientes e parceiros estratégicos em salão de hotel de luxo (Crédito: Luciane Scarazzati)
Quais Foram as Mudanças
As mudanças anunciadas pelo programa Azul Fidelidade para 2026 entraram em vigor neste mês. Duas novas divisões passam a ocupar o topo do programa: o tier Diamante Unique e o grupo Azul One, ambos posicionados acima da categoria Diamante.
No evento, a Azul confirmou a ampliação do serviço de concierge no aeroporto de Confins–MG, a extensão do atendimento 24 horas via WhatsApp a clientes premium e a renovação do lounge em Campinas, prevista para acontecer ao longo do ano.
Com a reestruturação, a tradicional categoria Azul Diamante, que por anos ocupou o topo do programa, passa agora a figurar como o terceiro nível na nova pirâmide de status.
Para alcançar o nível Diamante Unique, o usuário precisa atingir 26 trechos voados e 26 mil pontos qualificáveis, ou, alternativamente, R$ 50 mil em gastos com passagens no período de um ano. Quem atingiu esses requisitos ao longo de 2025, já está automaticamente qualificado para o nível Diamante Unique.
Confira alguns dos benefícios para os clientes do nível Diamante Unique:
- Quatro trechos de cortesia para acompanhante (sendo 02 nacionais e 02 que podem ser usados em voos nacionais ou internacionais);
- Despacho gratuito de até 03 bagagens em voos nacionais e para Estados Unidos/Europa, e 02 na América do Sul;
- Antecipação de voos nacionais e internacionais no mesmo dia, também para acompanhantes no mesmo localizador;
- Acesso ilimitado ao Lounge Azul em Viracopos com direito a um acompanhante;
- Teto máximo de 120.000 pontos em resgates nacionais;
- Acúmulo de 5 pontos por real gasto em passagens da Azul;
- Atendimento prioritário em todos os canais.
No ano passado, a Azul começou a enviar os convites aos clientes selecionados para integrar o Azul One. Diferentemente do Diamante Unique, que é um nível do programa alcançado por metas objetivas, o Azul One reúne um número muito limitado de passageiros com forte conexão com a Azul.
Clique aqui para conferir o novo regulamento do Azul Fidelidade.

Show de Alceu Valença fez parte de festa promovida pelo programa Azul Fidelidade (Crédito: Luciane Scarazzati)
Para Saber Mais
Para ler outras notícias que publicamos recentemente sobre o programa Azul Fidelidade, clique aqui.
Que tal nos acompanhar no Instagram para não perder nossas lives e também nos seguir em nosso canal no Telegram?
O Pontos pra Voar pode eventualmente receber comissões em compras realizadas através de alguns dos links e banners dispostos em nosso site, sem que isso tenha qualquer impacto no preço final do produto ou serviço por você adquirido.
Quando publicamos artigos patrocinados, estes são claramente identificados ao longo do texto. Para maiores informações, consulte nossa Política de Privacidade.
Não usamos inteligência artificial na geração de conteúdo do Pontos pra Voar. Os conteúdos são autorais e produzidos pelos nossos editores.





