Em janeiro de 2026, o Azul Fidelidade vai ganhar dois reforços de peso, o novo nível Diamante Unique e o seleto grupo Azul One. Com as novidades, o programa se aproxima das práticas de grandes aéreas internacionais ao investir em relacionamento e benefícios diferenciados para seus passageiros mais relevantes, sem reduzir as vantagens já oferecidas nos demais níveis.
Novidades no programa Azul Fidelidade
O Azul Fidelidade, que completa 16 anos neste mês de agosto e se aproxima de 20 milhões de clientes cadastrados, entra em uma nova fase com duas grandes novidades: o lançamento do nível Diamante Unique e a criação do grupo Azul One. As atualizações, que passam a valer a partir de 13 de janeiro de 2026, são uma aposta da companhia para valorizar seus clientes mais engajados e aumentar a percepção de exclusividade.

Cristina Yoshida, diretora do Azul Fidelidade
Em contato com o Pontos Pra Voar, Cristina Yoshida, diretora do Azul Fidelidade, explicou que o objetivo das melhorias no programa é enriquecer a experiência do cliente em todos os momentos da viagem, para além do voo em si, oferecendo mais conveniência e benefícios ao longo de toda a interação com a companhia. Ao mesmo tempo, as iniciativas também buscam premiar os clientes realmente fiéis à Azul, reconhecendo e valorizando sua lealdade.
“As novidades do nosso programa de fidelidade reafirmam a qualidade do relacionamento que construímos com o nosso cliente e fortalecem o compromisso de colocá-lo no centro de tudo para que ele tenha sempre a melhor experiência ao viajar com a Azul. É um reconhecimento a todos aqueles que nos escolhem com o máximo de frequência e estão conosco de forma regular. Procuramos saber quais necessidades e preferências dos nossos clientes frequentes e estamos investindo em benefícios cada vez mais personalizados para fortalecer ainda mais os nossos laços com cada um deles”, disse Cristina Yoshida.
Diamante Unique: um novo status
O Diamante Unique chega para ocupar o topo mais alto do programa Azul Fidelidade, posicionando-se acima do já conhecido nível Diamante. O novo status é um reconhecimento adicional para clientes que vão além da fidelidade tradicional, acumulando um volume muito expressivo de trechos, pontos ou gastos com a companhia.
Importante destacar que a proposta do Diamante Unique não substitui nem altera os benefícios já existentes nos outros níveis (Básico, Topázio, Safira e Diamante): todos os status atuais permanecem com as mesmas regras e vantagens. O Unique surge como uma camada extra, que agrega novos benefícios e reforça a valorização de quem está em um patamar ainda mais elevado de relacionamento com a Azul.
Para alcançar o nível Diamante Unique o usuário precisa atingir 26 trechos voados e 26 mil pontos qualificáveis, ou, alternativamente, R$ 50 mil em gastos com passagens no período de um ano. Quem atingir esses requisitos ao longo de 2025, terá o novo status automaticamente reconhecido em 13 de janeiro de 2026.
Confira os benefícios para os clientes do nível Diamante Unique:
-
Quatro trechos de cortesia para acompanhante (sendo 02 nacionais e 02 que podem ser usados em voos nacionais ou internacionais);
-
Despacho gratuito de até 03 bagagens em voos nacionais e para Estados Unidos/Europa, e 02 na América do Sul;
-
Antecipação de voos nacionais e internacionais no mesmo dia, também para acompanhantes no mesmo localizador;
-
Acesso ilimitado ao Lounge Azul em Viracopos com direito a um acompanhante;
-
Espaço Azul ilimitado sem custo;
-
40% de desconto em upgrades de cabine com pontos;
-
15 vouchers de 50.000 pontos para Resgate Especial;
-
Marcação gratuita de assento em todos os voos;
-
Cadastro de até 15 beneficiários;
-
Validade estendida de 10 anos para os pontos Azul;
-
Teto máximo de 120.000 pontos em resgates nacionais;
-
Acúmulo de 5 pontos por real gasto em passagens da Azul;
-
Atendimento prioritário em todos os canais.
Os diferenciais colocam o novo status em linha com práticas de fidelização das grandes companhias internacionais, mas com uma adaptação ao perfil do passageiro brasileiro.
Ao Pontos Pra Voar, Cristina Yoshida revelou que os benefícios divulgados representam apenas a primeira etapa de uma série de novidades que estão por vir. De acordo com a executiva, ao longo de 2026, a companhia pretende ampliar continuamente as vantagens oferecidas a esses clientes, em uma lógica de evolução progressiva do programa.
Azul One: novo grupo super-restrito da Azul
A outra novidade é a criação do Azul One, um grupo restrito de clientes com acesso apenas mediante convite da companhia, considerando histórico de viagens, frequência, preferência por produtos premium e outros aspectos de relacionamento com a marca.
Diferentemente do Diamante Unique, que é um nível do programa alcançado por metas objetivas, o Azul One reúne um número muito limitado de passageiros com forte conexão com a Azul.
Ainda no último trimestre deste ano, a Azul começará a enviar os convites aos clientes selecionados para integrar o Azul One. A participação no grupo será avaliada anualmente, incentivando os membros a manterem um engajamento consistente, já que apenas aqueles que permanecem ativos e conectados à companhia terão a oportunidade de continuar aproveitando essa experiência.
A Azul não revelou os critérios específicos nem os benefícios previstos para os membros do Azul One, mas adiantou ao PPV que eles serão diferentes e ainda mais especiais do que os oferecidos aos clientes do nível Diamante Unique. Ainda segundo a companhia, para garantir a capacidade de oferecer um atendimento altamente personalizado e experiências de nível superior, esse grupo será extremamente restrito, voltado a pouquíssimos convidados. Isso também garante que cada membro realmente perceba a diferença de ter acesso a algo que não é para qualquer um.
Os clientes do grupo Azul One terão acesso a um painel exclusivo dentro do site do programa de fidelidade. Essa área, que estará visível apenas aos membros, permitirá acompanhar e resgatar os benefícios oferecidos.
Mais do que fidelidade, relacionamento
As atualizações colocam a Azul em sintonia com programas de fidelidade de companhias aéreas internacionais, que vão além da simples pontuação para criar camadas de relacionamento e exclusividade.
Ao lançar o Diamante Unique e o grupo Azul One, a companhia oferece experiências superiores e mais segmentadas para seus clientes, sem alterar ou reduzir as vantagens já existentes nos níveis atuais. Isso significa que todos os clientes continuam usufruindo do que já conquistaram, enquanto uma fatia extra de privilégios é criada para uma faixa de passageiros que mais se relaciona com a companhia.
É como se a Azul dissesse: “Relaxa, ninguém perde nada do que já tem. Mas quem está sempre por aqui merece ganhar um mimo a mais”.
Do ponto de vista analítico, parece uma estratégia inteligente de retenção e valorização de clientes de maior relevância. Afinal, sabemos que no mercado aéreo e de viagens a competição não se dá apenas pelo preço das passagens, mas também pela percepção de valor e exclusividade. Oferecer privilégios para quem voa com frequência é uma forma de diferenciar a marca e fisgar ainda mais a fidelidade justamente daqueles que mais impactam seus resultados.
Comparativo de benefícios por nível
Clique aqui para conferir o comunicado oficial da Azul.
Clique aqui para conferir o novo regulamento do Azul Fidelidade.
Para Saber Mais
Para ler outras notícias que publicamos recentemente sobre o programa Azul Fidelidade, clique aqui.
Que tal nos acompanhar no Instagram para não perder nossas lives e também nos seguir em nosso canal no Telegram?
O Pontos pra Voar pode eventualmente receber comissões em compras realizadas através de alguns dos links e banners dispostos em nosso site, sem que isso tenha qualquer impacto no preço final do produto ou serviço por você adquirido.
Quando publicamos artigos patrocinados, estes são claramente identificados ao longo do texto. Para maiores informações, consulte nossa Política de Privacidade.
Não usamos inteligência artificial na geração de conteúdo do Pontos pra Voar. Os conteúdos são autorais e produzidos pelos nossos editores.






