A capital da Argentina, Buenos Aires, além de oferecer muitas atrações, tem um charme próprio dela. Nesse artigo falaremos um pouco do que esta linda cidade oferece.
Aqui você encontra:
Um Pouco de Buenos Aires
Não é de hoje que a capital dos nossos hermanos é um dos destinos preferidos dos brasileiros. Sem dúvida a desvalorização crescente do peso argentino é um grande atrativo. Mas, independente disso, Buenos Aires é uma cidade belíssima, cheia de atrações, belezas naturais e, de quebra, com excelentes opções gastronômicas!
Além de ser sua capital, é a maior cidade da Argentina, sendo a segunda maior da América do Sul em área metropolitana, ficando atrás apenas da grande São Paulo. Com pouco mais de 16 milhões de habitantes distribuídos por uma área de 307.571 km², Buenos Aires localiza-se na costa sudeste do continente, na costa ocidental do estuário do Rio da Prata.
Em 1994 a emenda constitucional concedeu a Buenos Aires sua autonomia política – daí a origem de seu nome: Ciudad Autónoma de Buenos Aires. Em 1996 a cidade elegeu seu primeiro prefeito – antes disso a indicação vinha do próprio Presidente da República.
Ao olhar várias construções de Buenos Aires você se sente como se estivesse na Europa, devido à grande influência do velho continente em sua arquitetura. Sua vida cultural é riquíssima e é a cidade que mais concentra teatros em todo o mundo.
Ou seja, diversão é o que não falta!
Documentos para ir a Buenos Aires
São esses os documentos que você deve apresentar para ingressar na Argentina:
- Passaporte – Com validade de, pelo menos, 6 meses ou
- Documento de identidade com foto – Desde que esteja em bom estado de conservação e que seja possível para a autoridade local associar claramente você com a foto. Deve também ter data de emissão menor do que 10 anos.
Observação: É preciso ficar atento porque, caso as autoridades fiquem na dúvida, você poderá ter que apresentar outro documento oficial válido. Na dúvida, melhor levar mais de um.
Quanto Tempo Posso Ficar em Buenos Aires
Você pode permanecer na Argentina por 90 dias. Porém, caso seja necessário, esse prazo pode ser prorrogado por mais 90 dias – isso em caso de turismo; nos casos de estudo e trabalho o visto é obrigatório. Caso esses prazos não sejam cumpridos, o turista estará sujeito a multas.
Você pode encontrar maiores informações sobre o tema no site do Consulado da Argentina.
O que Visitar em Buenos Aires
É difícil falar num só artigo das atrações que Buenos Aires oferece. Por isso, escolhemos 4 delas:
Obelisco
Idealizado pelo arquiteto modernista argentino Alberto Prebisch e inaugurado em 1936, o Obelisco foi construído em concreto em tempo recorde, apenas 31 dias – tudo para a comemoração dos 400 anos de Buenos Aires.
Ocupa o lugar onde foi hasteada pela primeira vez a bandeira da Argentina, em 1821, na igreja de San Nicolás de Bari. A igreja já seria demolida para alargar a Av. Corrientes, então viu-se uma oportunidade para fazer o Obelisco neste ponto.
São 67,5 metros de altura – o máximo permitido para a época – com uma base de 6,8 metros de cada lado onde são encontradas informações sobre a fundação de Buenos Aires, com suas pedras brancas exclusivas de Córdoba. Possui uma única porta de acesso, localizada no lado da Avenida Corrientes, porém, não está aberta ao público.
O Obelisco é o ponto de encontro de diversos protestos, assim como de comemorações. Por exemplo: No Dia Mundial de Luta Contra a AIDS o Obelisco foi vestido com uma camisinha gigante. Suas torcidas fanáticas adoram comemorar suas vitórias no Obelisco.
Na base do Obelisco encontram-se as letras BA gigantes, cobertas por plantas, que rendem lindas fotos!
Teatro Cólon
O Teatro Colón é a principal casa de ópera de Buenos Aires e uma das atrações mais importantes que você deve visitar, mesmo que não seja apaixonado por ópera. Ele é considerado um dos cinco melhores teatros do mundo quanto à sua acústica. Após 20 anos de obras, sua inauguração se deu em 1908 com a apresentação da ópera Aida de Giuseppe Verdi. Permaneceu fechado de 2006 a 2010.
Em forma de ferradura e capacidade para 2.487 espectadores, o teatro já recebeu visitas ilustres como, por exemplo, Luciano Pavarotti e Plácido Domingo.
Conta com sua própria companhia de balé e ópera, além do Instituto Superior de Arte do Teatro Colón. É um verdadeiro Monumento Histórico Nacional!
O teatro oferece uma visita guiada muito interessante. Quando o visitei, comprei o ingresso da visita antecipadamente e foi muito bom. Quem conduziu o grupo foi um rapaz que, apesar da pouca idade, era apaixonado pelo que fazia. Visitamos cada cantinho do teatro e fomos direcionados a atentar para detalhes que jamais perceberíamos visitando por conta própria. Super recomendo!
Curiosidade: O Teatro foi projetado pelo arquiteto italiano Francesco, que morreu antes do início das obras. Seu compatriota, Víctor Meano, foi quem o sucedeu. Mas ele também morreu antes da inauguração. Além de patriotas eles tiveram algo em comum: ambos morreram aos 44 anos de idade. Daí surgiu a “maldição do Colón”!
Maiores informações sobre o Teatro, assim como sobre as visitas guiadas podem ser obtidas aqui.
Livraria El Ateneo Grand Splendid
Umas das coisas que me chamou muita atenção em Buenos Aires é o fato de que, apesar da situação econômica tão crítica, existem diversas livrarias abertas espalhadas pela cidade. É um povo que de fato valoriza a cultura. Não é pra menos que a UNESCO elegeu Buenos Aires como A capital do Livro. E o exemplo maior destas livrarias é, sem dúvida, a El Ateneo.
A revista National Geographic a elegeu como a livraria “mais bela do mundo”. E o jornal britânico The Guardian, a classificou como a segunda livraria mais bonita do mundo, ficando atrás apenas de uma famosa livraria na cidade holandesa de Maastricht. E não é pra menos – o prédio é simplesmente belíssimo. Ele foi encomendado pelo empresário Max Glücksmann sendo, inicialmente, um teatro. Foi inaugurado em 1919 com o nome de Grand Splendid.
O teatro tinha capacidade para mais de mil espectadores e seu teto foi pintado pelo italiano Nazareno Orlandi – vale a pena gastar alguns minutos apreciando suas pinturas.
Grandes nomes já se apresentaram no Grand Splendid, como Carlos Gardel e Roberto Firpo.
Porém, o local foi transformado em um cinema no final dos anos 20. No ano 2000, o prédio foi comprado pelo Grupo Ilhsa, proprietário da rede de Livrarias El Ateneo. O teatro passou por uma revitalização, porém sua arquitetura original foi preservada.
A loja dispõe de cerca de 120 mil títulos de livros e 10 mil de CDs espalhados por seus vários setores. Onde era o palco do teatro, hoje funciona um café. A cúpula e as cortinas de veludo palco foram preservadas. Já os camarotes servem como espaço para leitura. Suas poltronas foram substituídas por estantes. O subsolo abriga uma aconchegante seção infantil. Eu mesma passei um bom tempo ali! Nos pisos superiores encontram-se uma galeria de arte, assim como uma seção de música clássica.
Esse, sem dúvida, é um dos meus lugares favoritos da cidade.
Você pode conhecer um pouco mais sobre a Livraria El Atheneo acessando seu site.
El Sanjuanino
Depois de passar um tempo na Livraria El Ateneo Grand Splendid, minha sugestão é que você caminhe 15 minutos até a El Sanjuanino pra comer suas deliciosas empanadas. Simplesmente foram as melhores que já comi na vida! E ainda por cima o garçom que me serviu era divertidíssimo, super simpático. O ambiente não tem nada de luxo, mas em compensação o sabor….
Você pode acessar o cardápio do El Sanjuanino aqui.
Há tanto mais para falar sobre Buenos Aires, o tango, o Café Tortoni, Porto Madero….. mas, isso fica pra um próximo artigo.
Chip Virtual para Viagens Internacionais
Se você está de viagem marcada para Buenos Aires e precisa de um chip de viagem para se manter conectado à internet para compartilhas fotos das atrações que estará visitando, compre um chip virtual de viagens Airalo.
Para Buenos Aires recomendamos essas duas opções:
- Opção 1 – Até 15 dias de viagem e 2 GB de dados, custando US$ 16
- Opção 2 – Até 30 dias de viagem e 3 GB de dados, custando US$ 39
Escolha o chip de sua preferência e use o cupom PONTOSPRAVOAR no momento do pagamento para ter 10% de desconto.
Você pode saber mais sobre os chips da Airalo neste artigo.
Para Saber Mais
Para ler mais publicações do Pontos pra Voar sobre outros destinos, clique aqui.
Que tal nos acompanhar no Instagram para não perder nossas lives e também nos seguir em nosso canal no Telegram?
O Pontos pra Voar pode eventualmente receber comissões em compras realizadas através de alguns dos links e banners dispostos em nosso site, sem que isso tenha qualquer impacto no preço final do produto ou serviço por você adquirido.
Quando publicamos artigos patrocinados, estes são claramente identificados ao longo do texto. Para mais informações, consulte nossa Política de Privacidade.