Conheça nove cidades da Europa para se explorar a pé! Sevilha, Amsterdã, Roma, Praga, Bruges, Rothenburg, Dubrovnik, Florença e Ljubljana são cidaded onde se encontram tranquilidade, calmaria, cenários belíssimos, construções medievais, em uma leve caminhada pela rua
Você sabia que muitas cidades do continente europeu foram feitas para caminhar? Muitas delas cresceram e se desenvolveram antes da era dos carros chegar, de fato, e justamente por isso muitas ruas dos centros históricos são estreitas e com praças, permitindo que moradores e visitantes andem tranquilamente pelo local.
Além de ser a forma mais econômica, essa também é a melhor maneira do turista vivenciar o lugar e não apenas “visitar”. Há pequenas coisas que os visitantes só percebem andando, prestando atenção ao menor dos detalhes e claro, com mais chances de descobertas espontâneas.
Afinal, quem nunca estava andando por aí e descobriu aquele café charmoso e delicioso em uma esquina escondida? Por isso, vale a pena conhecer quais são algumas das melhores cidades europeias para explorar com as próprias pernas.
Sevilha

Sevilha | Cidades para explorar a pé na Europa | Créditos: Wirestock para Freepik
A cidade de Sevilha, na Espanha, tem um centro histórico compacto, plano e repleto de atrações bem próximas umas às outras.Do Real Alcázar à Catedral com sua imponente Giralda, passando pelas ruelas floridas do bairro de Santa Cruz até a grandiosa Plaza de España, tudo está ao alcance dos seus passos.
Além disso, grande parte do centro é zona de pedestres, o que torna o passeio mais tranquilo e seguro, sem o incômodo do trânsito. Mas o que realmente torna Sevilha especial é a sua atmosfera contagiante, cheia de sons de flamenco e aromas de flor de laranjeira.
Amsterdã

Amsterdã | Cidades para explorar a pé na Europa | Créditos: EyeEm para Freepik
Ruas estreitas, canais tranquilos e pontes floridas – esse é o cenário perfeito de Amsterdã, na Holanda, para turistas que queiram explorar a cidade a pé. Convidativa e acolhedora, tudo parece estar a poucos minutos de distância – desde museus icônicos como o Rijksmuseum e a Casa de Anne Frank até mercados, cafés e boutiques escondidas.
A cidade é muito bem sinalizada, segura e pensada para o pedestre, o que torna o passeio fácil e agradável.
Roma

Roma | Cidades para explorar a pé na Europa | Créditos: Floropiaton Palm para Freepik
Se estamos falando de cidades que se desenvolveram antes da chegada dos veículos, Roma é com certeza um destino para estar nesta lista. Ela praticamente exige que o turista a conheça a pé! Cada passo revela camadas e mais camadas de história – uma ruína antiga aqui, uma igreja barroca ali, uma fonte escondida logo adiante.
É cheia de atrações próximas umas das outras, como o Coliseu, o Fórum Romano, a Fontana di Trevi, o Pantheon e a Piazza Navona. Caminhar por Roma é como atravessar um museu a céu aberto!
Praga

Praga | Cidades para explorar a pé na Europa | Créditos: F11photo para Freepik
Com ruas de paralelepípedos que parecem terem saído de um conto de fadas, Praga, na República Tcheca, tem um cenário de filme a cada esquina.
Em poucos minutos andando, você cruza a Ponte Carlos, se perde pelas vielas medievais da Cidade Velha, encontra a Praça da Cidade com seu famoso Relógio Astronômico e chega ao majestoso Castelo de Praga do outro lado do rio. É uma cidade para andar sem pressa, deixar o mapa de lado, mergulhar no clima romântico e misterioso, observar os detalhes góticos, barrocos e renascentistas das construções e se deixar levar.
Bruges

Bruges | Cidades para explorar a pé na Europa | Créditos: user17364411 para Freepik
Bruges é pequena, plana e conta com um centro histórico medieval super preservado. Em alguns poucos passos, o visitante vai da praça Markt com seu campanário imponente até igrejas góticas, museus de arte flamenga e lojinhas de chocolate artesanal.
A cidade tem um silêncio acolhedor e uma beleza tranquila, dando o tom perfeito para quem quer explorá-la a pé, com calma, sentindo o som dos passos ecoando entre as pedras e o cheiro de waffles no ar.
Rothenburg ob der Tauber

Rothenburg ob der Tauber |Cidades para explorar a pé na Europa | Créditos: EyeEm para Freepik
É até difícil falar esse nome e dá para engasgar enquanto tenta, mas esse vilarejo medieval no sul da Alemanha, é uma verdadeira joia de quem ama explorar destinos a pé. Ela é cercada por muralhas totalmente preservadas, com ruas estreitas, casinhas de enxaimel coloridas e praças encantadoras. Você pode atravessar todo o centro histórico caminhando em menos de meia hora!
Caminhar por Rothenburg é como voltar no tempo. Em cada lugar há torres antigas, lojinhas artesanais, padarias com cheirinho de “schneeballen” (doce típico), e é possível até subir nas muralhas para ver a cidade de cima.
Dubrovnik

Dubrovnik | Cidades para explorar a pé na Europa | Créditos: EyeEm para Freepik
A cidade croata que já foi até cenário para as filmagens de Game Of Thrones, é cercada por muralhas de pedra e totalmente fechada ao trânsito, sendo possível apenas visitá-la a pé. Caminhar pelas muralhas é uma das experiências mais incríveis: uma volta completa com vistas deslumbrantes do mar, dos telhados laranjas e das montanhas ao fundo.
Andando por Dubrovnik, o turista é conquistado pelos diversos restaurantes escondidos em becos, músicos de rua tocando violino ao entardecer, e aquele contraste entre história viva e beleza natural.
Florença

Florença | Cidades para explorar a pé na Europa | Créditos: EyeEm para Freepik
Dentre os destinos mais badalados, Florença talvez seja um dos mais incríveis para se conhecer a pé e também a que mais recompensa cada passo com arte, história e beleza. No centro histórico se encontram monumentos icônicos como o Duomo, a Piazza della Signoria, a Ponte Vecchio e a Galeria Uffizi a poucos minutos uns dos outros.
A magia de Florença está nos detalhes que só se percebe a pé: o reflexo do sol no rio Arno, o som suave de um violino vindo de uma praça, o aroma de pão saindo de uma padaria antiga. Em cada esquina há algo inesperado — um pátio escondido, uma igreja silenciosa, uma loja artesanal com séculos de tradição.
Ljubljana

Ljubljana | Cidades para explorar a pé na Europa | Créditos: EyeEm para Freepik
Pequena e muito acolhedora, com um centrinho livre de carros, Ljubljana, capital da Eslovênia, convida seus visitantes a caminharem tranquilamente por pontes românticas, fachadas coloridas, praças animadas e ruelas cheias de cafés.
Andar por lá é descobrir uma capital com alma de cidade pequena, com mercados ao ar livre, músicos tocando à beira do rio, arte espalhada por todos os cantos e uma energia jovem e criativa. O turista chega ao Castelo de Liubliana com uma breve caminhada ou subida leve, e de lá tem uma vista incrível da cidade e dos Alpes ao fundo.
E aí, já preparou o tênis para explorar estas cidades da Europa a pé?
Para Saber Mais
Para conferir outros destinos que publicamos no Pontos pra Voar, clique aqui.
Que tal nos acompanhar no Instagram para não perder nossas lives e também nos seguir em nosso canal no Telegram?
O Pontos pra Voar pode eventualmente receber comissões em compras realizadas através de alguns dos links e banners dispostos em nosso site, sem que isso tenha qualquer impacto no preço final do produto ou serviço por você adquirido.
Quando publicamos artigos patrocinados, estes são claramente identificados ao longo do texto. Para mais informações, consulte nossa Política de Privacidade.
Não usamos inteligência artificial na geração de conteúdo do Pontos pra Voar. Os conteúdos são autorais e produzidos pelos nossos editores.





