Após finalizar a implementação do Starlink nos Airbus A350, a Qatar Airways estendeu o sistema aos Boeing 787, reforçando sua presença entre as companhias que investem em conectividade digital em voos de longa distância.
A Qatar Airways passou a operar o primeiro Boeing 787-8 do mundo equipado com o sistema de internet via satélite Starlink. Com a implementação, a companhia estende o programa de conectividade iniciado anteriormente em aeronaves Boeing 777 e que, em dezembro de 2025, foi concluído também em toda a frota Airbus A350.
Atualmente, três aeronaves do modelo 787 já contam com o sistema em operação comercial. Com isso, a frota widebody da empresa equipada com Starlink chega a quase 120 aviões, o equivalente a mais de 58% de seus jatos de fuselagem larga.
Cronograma de instalação Starlink
O processo de instalação da internet Starlink ocorreu em um intervalo considerado curto para os padrões da aviação comercial. Em cerca de 14 meses, a Qatar Airways iniciou e concluiu a adaptação dos Boeing 777, finalizou a certificação e instalação nos Airbus A350 e, na sequência, expandiu o projeto para os Boeing 787 Dreamliner.
Segundo a companhia, este foi o primeiro programa global a concluir a instalação do Starlink em toda uma frota A350, além de torná-la a primeira empresa aérea a obter a certificação do sistema para o Boeing 787-8.
🔗 Leia também: Qatar Airways ultrapassa marca de 100 aviões widebody equipados com Starlink
Alcance global e perfil das operações
As aeronaves equipadas com Starlink operam em rotas de longo e ultra-longo alcance, conectando destinos em todos os continentes. O serviço já está disponível na maioria dos voos da companhia para as Américas e a Austrália, além de rotas selecionadas na África, Ásia, Europa e Oriente Médio.
O sistema permite velocidades de até 500 Mbps a bordo, viabilizando streaming de vídeo, chamadas por vídeo e uso de aplicações online em tempo real durante todo o voo, inclusive entre o embarque e o desembarque.
Adoção pelos passageiros
Desde o lançamento do serviço, em outubro de 2024, mais de 11 milhões de passageiros utilizaram o Wi-Fi gratuito oferecido pela companhia. Em 2025, o Starlink conectou cerca de 21 milhões de passageiros em voos de diferentes companhias aéreas ao redor do mundo. Desse total, aproximadamente metade corresponde a clientes da Qatar Airways.
De acordo com os dados divulgados, mais de 10 milhões desses passageiros foram os primeiros, em escala global, a utilizar gratuitamente o serviço de internet via Starlink em aeronaves widebody em rotas intercontinentais.
A adoção do Starlink tem sido vista como um diferencial técnico relevante, embora envolva desafios operacionais, regulatórios e de certificação específicos para cada modelo de aeronave.
🔗 Leia também: American Airlines começa a oferecer Wi-Fi gratuito este mês
Para Saber Mais
Para ler outras notícias que publicamos recentemente sobre a Qatar Airways, clique aqui.
Que tal nos acompanhar no Instagram para não perder nossas lives e também nos seguir em nosso canal no Telegram?
O Pontos pra Voar pode eventualmente receber comissões em compras realizadas através de alguns dos links e banners dispostos em nosso site, sem que isso tenha qualquer impacto no preço final do produto ou serviço por você adquirido.
Quando publicamos artigos patrocinados, estes são claramente identificados ao longo do texto. Para mais informações, consulte nossa Política de Privacidade.
Não usamos inteligência artificial na geração de conteúdo do Pontos pra Voar. Os conteúdos são autorais e produzidos pelos nossos editores.





