Confira dicas para viajar para destinos com neve que vão muito além do básico: como se proteger do clima gelado, evitar erros comuns e manter o corpo aquecido com segurança, apostando em roupas técnicas, alimentação adequada e hábitos que fazem toda a diferença.
Seja para ver a aurora boreal na Noruega, esquiar nos Alpes ou explorar a Patagônia no inverno, viajar para regiões de frio intenso exige muito mais do que um bom casaco, além de muitos cuidados. Afinal, as baixas temperaturas representam desafios e riscos reais para o corpo de qualquer ser vivo.
Mais do que empacotar roupas pesadas, quem se aventura por esses destinos precisa entender como se proteger de forma inteligente, evitando erros “clássicos” e apostando em estratégias menos óbvias, mas muito eficazes.
Por isso, se você está se preparando para uma viagem dessas, separamos dicas para viajar para destinos com neve que são valiosas e fora do comum para manter o corpo aquecido e aproveitar sua experiência congelante com segurança e bem-estar. Nada de “tira casaco, põe casaco”, ok?
Use Tecidos que Isolam e Respiram
Todo mundo pensa nos casacos de lã quando vai para algum lugar frio, ou aquelas jaquetas e meias peladinhas por dentro. Apesar de aquecer, só isso não basta. Invista em tecidos que sejam térmicos e respiráveis, ou seja, merino e sintéticos que afastam o suor da pele.
Entre as dicas para viajar para destinos com neve, uma das mais importantes é usar, por fora, uma camada de roupa corta-vento e impermeável, mas que permita uma leve troca de ar. Isso porque em um ambiente de frio intenso, além de se manter aquecido, você não deve suar!
Extremidades do Corpo Sempre Ativas e Não Apenas Quentes
Você com certeza já ouviu falar que o corpo começa o processo de “sentir frio” pelas suas extremidades, como mãos e pés, e é óbvio que irá utilizar meias e luvas para aquecê-los. Mas isso também não é tudo. É imprescindível mantê-las sempre ativas, ou seja, fazendo movimentos – como o abrir e fechar de dedos e mãos, dar pequenos pulos e mexer os pés – pois isso ativa a circulação sanguínea, que aquece o corpo.
Beba líquidos mornos e não quentes
No frio,o corpo perde calor mais rápido e com isso, resseca. Muita gente usa bebidas alcoólicas como vinho para aquecer, mas isso pode piorar a situação. O álcool dilata os vasos sanguíneos, o que faz com que o organismo perca ainda mais calor. Bom, então que tal um chá ou uma sopa bem quentinha? O ideal é que sejam mornas e não “pegando fogo”.
Essa é mais uma das dicas para viajar para destinos com neve que parecem simples, mas fazem toda a diferença: aquecer o corpo de forma gradual, sem riscos de choque térmico.
Meias Duplas Sim, Mas Sem Aperto
Às vezes utilizar duas meias parece ser o mais correto a se fazer em ambientes de firo intenso, mas é preciso ser estratégico. Duas meias grossas podem comprimir os pés e dificultar a circulação sanguínea. Ao invés disso, opte por uma meia fina e térmica de base, com uma meia de lã por cima.
Alimentação Rica em Gordura e Proteínas
Comer pouco pra não “pesar” é um verdadeiro mito do frio. Nesse tipo de ambiente a regra é clara: coma bem, muito bem (mas sem exageros), principalmente alimentos com gordura saudável como azeite, castanhas, abacate, chocolate amargo e peixes gordurosos, além de proteínas como ovos, carnes, leguminosas, etc.
Esses alimentos fornecem energia (que é gasta muito rapidamente no frio) de liberação lenta e constante, o que evita quedas bruscas de temperatura corporal e mantém você ativo por mais tempo – algo especialmente importante em caminhadas, passeios longos ao ar livre ou esportes na neve.
Uma dica prática: leve snacks calóricos na mochila como mix de nuts, barras energéticas com gordura e proteína ou até sanduíches com pastas ricas (como atum ou manteiga de amendoim). Eles são leves, não congelam com facilidade e oferecem energia rápida quando o corpo mais precisa.
Protetor Solar Hoje, Amanhã e Sempre
Por último, entre as dicas para viajar para destinos com neve, nunca esqueça do protetor solar e do hidratante. O reflexo do sol na neve pode causar queimaduras, e o vento intenso resseca a pele – especialmente os lábios.
Para Saber Mais
Para conferir outros destinos que publicamos no Pontos pra Voar, clique aqui.
Que tal nos acompanhar no Instagram para não perder nossas lives e também nos seguir em nosso canal no Telegram?
O Pontos pra Voar pode eventualmente receber comissões em compras realizadas através de alguns dos links e banners dispostos em nosso site, sem que isso tenha qualquer impacto no preço final do produto ou serviço por você adquirido.
Quando publicamos artigos patrocinados, estes são claramente identificados ao longo do texto. Para mais informações, consulte nossa Política de Privacidade.
Não usamos inteligência artificial na geração de conteúdo do Pontos pra Voar. Os conteúdos são autorais e produzidos pelos nossos editores.





