Já estamos praticamente no verão e com ele é chegada a hora de brindar às altas temperaturas das estações mais quentes do ano. Enquanto para alguns isso significa má disposição e mau humor, para os mochileiros e viajantes é sinônimo de praia, sombra e água fresca. E é impossível não lembrar do Nordeste brasileiro e aqui compartilho algumas sugestões de passeios em Natal, a capital do Rio Grande do Norte.
A cidade, que é um dos destinos mais procurados no Nordeste, possui diversas atrações, tanto para adultos quanto para crianças – o que gera muitas dúvidas nos viajantes na hora de escolher o que fazer. Mas, espero que este artigo te ajude a planejar o que fazer durante as suas férias na cidade.
Aqui você encontra:
Passeios em Natal
Passeio de Buggy em meio às Dunas
Falou em Natal, falou em Dunas! O Rio Grande do Norte possui inúmeras características que propiciam a formação das dunas com o clima tropical e quente, sendo a mais famosa delas conhecidas como Dunas de Genipabu. O passeio é feito de buggy, durante um dia inteiro, e tem rotas com paradas estratégicas em lagoas e belas paisagens.
Além disso, você também tem a possibilidade de conhecer as Dunas Douradas e fazer o passeio com ou sem emoção. Com emoção significa que o bugueiro vai pisar mais fundo no acelerador e realizar pequenas manobras na areia, garantindo uma maior diversão para os mais aventureiros.
Litoral Sul
Enquanto as dunas ficam localizadas no litoral norte do estado, o litoral sul também possui paisagens de tirar o fôlego, e é um dos roteiros mais completos da cidade! O passeio, que também dura um dia inteiro, pode ser feito de buggy ou de carro 4×4 e cada agência pode criar o seu próprio roteiro (por isso, fique sempre atento).
Geralmente as agências pegam os turistas em frente ao hotel (em alguns casos há necessidade de se deslocar até a sede da agência) pela manhã e seguem o roteiro fazendo várias paradas – inclusive para banho.
Algumas delas são: a visita ao Maior Cajueiro do Mundo, praia da Tabatinga e Camupirim, Lagoa do Carcará (uma das poucas de água doce, cristalina e bem tranquila), praia de Cacimbinhas, Lagoa de Arituba (que conta com diversas atividades pagas à parte), e o município de Tibau Do Sul, onde está localizada a famosa Pipa, com diversas praias, mirantes e paradas.
Ao final, você pode fazer gratuitamente a descida de skibunda nas dunas e contemplar um belíssimo pôr do sol.
Praia de Pipa
É impossível falar do Rio Grande do Norte sem falar em Pipa, o destino mais famoso do estado nordestino. Pipa encanta por variados motivos, que vão de suas águas cristalinas aos chapadões e paisagens belíssimas. A cidade está localizada a 77 km da capital e pode ser feita de carro próprio.
Não deixe de visitar o Chapadão de Pipa (local onde pouquíssimos turistas param e acabam passando reto em direção ao centro da cidade) e o Chapadão do Amor, que são cenários paradisíacos, dignos de novelas. Além disso, vale a pena enfrentar os poucos mais de 100 degraus e os 153 degraus das praias do Madeiro e do Amor, respectivamente. Quem sabe até você não vê um golfinho?
Na Rua da Grécia, durante o dia é mais fácil de fazer fotos, mas no pôr do sol e início do anoitecer também pode ser mais tranquilo.
Parrachos de Maracajaú
Maracajaú é uma comunidade da cidade de Maxaranguape, a 70 km da capital Natal, e é conhecido como o “caribe brasileiro”. Para ver de perto esse lugar paradisíaco, no entanto, é preciso ir para além de 7 km da costa em um Catamarã que leva, em média, 25 min para chegar aos Parrachos de Maracajaú.
Deslumbrante aos olhos, o local rende belíssimas recordações, mas é preciso ter bastante cuidado. A correnteza pode estar um pouco forte e tornar o passeio menos agradável para quem tem medo ou não sabe nadar. São oferecidas, de forma gratuita, boias e visores para contemplação da vida marinha.
O passeio dura em média 2h, sendo 1h na plataforma, e também é possível fazer o mergulho com cilindro – sendo um dos locais de maré mais baixa do país – e o mergulho com o seabob, um equipamento motorizado que só existe aqui no Brasil e em Curacao.
Atenção: É proibido levar protetor solar e outros tipos de creme e produtos para a plataforma por ser uma área de proteção ambiental e que já está sofrendo consequências dos produtos utilizados pelos seres humanos. Mas não deixe de passar o protetor antes de embarcar! O sol castiga e não é pouco!
Parrachos de Rio do Fogo
Qualquer turista que visite o Rio Grande do Norte sempre fica em dúvida em escolher entre Maracajaú e Rio do Fogo. Diferentemente de Maracajaú, Rio do Fogo dá pé – o que significa que é possível você tocar o chão de areia no fundo do mar. Por isso, pessoas que não se sintam seguras no mar e crianças devem aproveitar muito mais.
Rio do Fogo é um pequeno município de cerca de 10 mil habitantes fica há quase 80 km da capital do estado e ainda guarda todas as características de uma aldeia de pescadores – o principal comércio local. O caminho até os parrachos, localizados há 6 km da costa, é feito de lancha (prepare-se para um bom banho!), e apesar de ter menos vida marinha do que Maracajaú, aqui os peixinhos são muitos e nos rodeiam em busca de comida!
Você pode tirar fotos com o seu próprio celular, mas ainda há um pequeno risco de acidentes. O local conta com fotógrafos profissionais, que devem ser contratados antes de embarcar, além de bar flutuante com bebidas e petiscos.
Outra parte bastante positiva é a praia, que conta com uma bela infraestrutura e o restaurante possui bangalôs bem gostosinhos à beira mar, além de disponibilizar um passeio de quadriciclo, pago à parte.
Não deixe de conferir também o nosso outro post com dicas de 5 restaurantes para você fugir das filas em Natal.
E você, tem dicas de passeios em Natal? Compartilhe conosco nos comentários.
Para Saber Mais
Para conferir outros destinos que publicamos no Pontos pra Voar, clique aqui.
Que tal nos acompanhar no Instagram para não perder nossas lives e também nos seguir em nosso canal no Telegram?
O Pontos pra Voar pode eventualmente receber comissões em compras realizadas através de alguns dos links e banners dispostos em nosso site, sem que isso tenha qualquer impacto no preço final do produto ou serviço por você adquirido.
Quando publicamos artigos patrocinados, estes são claramente identificados ao longo do texto. Para mais informações, consulte nossa Política de Privacidade.