Muitos viajantes estão trocando o descanso passivo por destinos que incentivam o turismo esportivo, como ciclismo em Amsterdã, esportes aquáticos em Patong Beach, escaladas em Arco, trekking na Patagônia e corridas ao ar livre no Rio de Janeiro. Segundo uma pesquisa da Booking.com, 26% dos brasileiros pretendem manter-se ativos durante as férias, reforçando a tendência de viagens que unem bem-estar físico e conexão com a natureza.
Quem nunca achou que iria relaxar durante as férias e na verdade caminhou 20 km por dia?
A prática de atividade física auxilia não somente na saúde física, como também na saúde mental, sendo inclusive um dos pilares do turismo esportivo que cresce entre os viajantes. Parte das conexões que os viajantes buscam nas viagens está justamente na prática de algum tipo de esporte diferente do dia a dia, seja uma trilha, andar de bike ou uma caminhada.
Inclusive, uma pesquisa recente da Booking descobriu que 26% dos brasileiros pretendem fazer alguma atividade física durante suas viagens, o que reforça o interesse crescente pelo turismo esportivo em diferentes perfis de viajantes. Que tal então conhecermos alguns desses destinos que podem ser perfeitos para viagens em casal ou grupo de amigos?
Amsterdã, Holanda
Amsterdã é um dos destinos mais procurados por quem aprecia o turismo esportivo, especialmente pelas suas excelentes condições para andar de bicicleta com segurança e autonomia.

Turismo esportivo com bicicletas em Amsterdã | Créditos:: Jace & Afsoon por Unsplash
A maioria de seus habitantes se locomove sobre duas rodas desde a infância, o que cria uma sólida cultura de respeito entre ciclistas e motoristas. Além disso, o aluguel de bikes é fácil e acessível e elas possuem até um estacionamento próprio – perfeito para conhecer a cidade sozinho em duas rodas.
Patong Beach, Tailândia
Para os amantes do mar e do turismo esportivo, Patong Beach, na Tailândia, oferece uma variedade de esportes aquáticos que tornam a experiência ainda mais empolgante.

Patong Beach, Tailãndia | Créditos: Prashant por Unsplash
Com uma extensa faixa de areia e águas cristalinas, a praia é cheia de bares e restaurantes para relaxar à beira-mar.
Arco, Itália
Arco, na Itália, é uma joia para quem busca turismo esportivo com foco em escaladas, oferecendo desafios tanto para profissionais quanto para iniciantes.
Região famosa por suas paredes de roca calcária, Arco proporciona um cenário espetacular para os amantes de esportes ao ar livre! A cidade inclusive recebe anualmente o Arco Rock Master Festival, evento que reúne os melhores escaladores do mundo desde 1987.

Turismo esportivo em Arco | Créditos: Expedia
Mas não se engane, ela não é só uma cidade para grandes atletas, e oferece também opções mais tranquilas para famílias com crianças.
Patagônia, Argentina e Chile
A Patagônia, entre Argentina e Chile, é um verdadeiro paraíso do turismo esportivo, com opções que vão do trekking ao esqui, passando por caiaque, escalada e mountain bike. É possível fazer trekking com vistas de tirar o fôlego em Torres Del Paine ou El Chaltén, por exemplo.

El Chaltén | Crédito: Dirk Spijkers por Unsplash
Além é claro da oportunidade de explorar as famosas geleiras do Glaciar Perito Moreno e Campos de Gelo Sul.
Rio de Janeiro, Brasil
A capital carioca é conhecida por suas belezas naturais e extensos calçadões de Copacabana, Ipanema e Barra, se destacando no turismo esportivo urbano, com cenários naturais ideais para corridas, caminhadas e ciclismo ao ar livre.

Turismo esportivo no calçadão de Copacabana -| Créditos: Donatas Dabravolskas, archdaily
A Lagoa Rodrigo de Freitas também é um percurso popular entre os corredores, já que traz vistas icônicas do Cristo Redentor. Na Urca, você pode gastar os tênis contornando a base do Pão de Açúcar e aproveitando as vistas deslumbrantes da Baía de Guanabara.
Para Saber Mais
Para conferir outros destinos que publicamos no Pontos pra Voar, clique aqui.
Que tal nos acompanhar no Instagram para não perder nossas lives e também nos seguir em nosso canal no Telegram?
O Pontos pra Voar pode eventualmente receber comissões em compras realizadas através de alguns dos links e banners dispostos em nosso site, sem que isso tenha qualquer impacto no preço final do produto ou serviço por você adquirido.
Quando publicamos artigos patrocinados, estes são claramente identificados ao longo do texto. Para mais informações, consulte nossa Política de Privacidade.
Não usamos inteligência artificial na geração de conteúdo do Pontos pra Voar. Os conteúdos são autorais e produzidos pelos nossos editores.





