A Black Friday passou e com ela a esperança de muita gente de encontrar muitas barganhas e planejar as viagens para os próximos meses e anos. Neste artigo faremos uma análise da Black Friday e daremos notas para as promoções e o posicionamento dos principais atores do setor de viagens, sejam eles companhias aéreas, empresas de programas de pontos e outros.
Importante deixar clara que essa é uma visão totalmente pessoal nessa análise da Black Friday e certamente outros colunistas pontuariam de maneira diferente, mas, como sempre, a sua visão e notas serão muito bem vindas nos comentários. Vamos lá?
Livelo
- Nota: 4,0
- Comentários: Frustrante, essa é a palavra que pode definir o posicionamento da Livelo nessa Black Friday. Até tiveram muitas promoções, mas foram mais do mesmo. O mesmo tipo de promoção que acontecem regularmente foi visto nesses dias. Aliás, o início do mês foi bem mais produtivo e diferente, como aquela passagem para Las Vegas e Los Angeles com 80% de pointback. É isso que queremos, Livelo. Foque nisso!
Esfera
- Nota: 7,0
- Comentários: Se a queridona aí de cima está jogando com o regulamento debaixo do braço, o Esfera continua tentando roubar espaço nesse mercado e a participação nessa Black Friday foi mais uma prova. Quem tinha aproveitado uma das inúmeras promoções de compra de pontos com desconto se deu bem na hora de resgatar produtos em pontos + dinheiro. E também deixou muita gente se remoendo por não ter deixado uns trocados lá na conta.
Latam
- Nota: 3,0
- Comentários: Podemos dar nota baixa para todas as aéreas? Porque eu duvido muito que a gente tenha um monte de leitor nos comentários querendo defender as companhias e dizendo que resgatou passagens e mais passagens. Aqui tivemos a mesma coisa que acontece nos feirões ao longo do ano: alguma expectativa e um punhado de frustração.
Gol
- Nota: 3,0
- Comentários: Meia dúzia de passagens a R$20 e sem isenção de anuidade nos cartões. Alô Gol, que isso? Aí você complica para a gente. Não espero que saiam distribuindo por aí passagem de 20 reais para todo mundo (é claro que não é financeiramente viável), mas também não precisa colocar tão poucas, né? Cadê a ousadia aqui? Mas também com tanto Orange Week, Smiles Week, Gol Week, fica difícil inventar alguma coisa nova na Black Friday Week.
Azul
- Nota: 4,0
- Comentários: Já reclamei o suficiente das duas acima e a Azul iria pelo mesmo caminho, mas ganha um pontinho a mais por conta de algumas possibilidades de gerar pontos a baixo custo através das promoções em seu clube. Aliás, a Azul focou mesmo no clube nesse ano! Porque os códigos de desconto para resgates foram bem mequetrefes.
TAP
- Nota: 1,0
- Comentários: Teve alguma coisa por aqui? Bonito isso, hein dona TAP? Na hora que está precisando de dinheiro vem olhar para os brasileiros colocando uma promoção atrás da outra, mas agora esquece que a gente existe (isso para não falar outra coisa depois do recente aumento da tabela). Esse ponto aqui é aquele que você leva só por ter acertado o seu nome na prova.
Air Europa
- Nota: 9,0
- Comentários: Não tinha como deixar passar batida a excelente promoção de 600 reais para quem quisesse na parceria Air Europa e Decolar. Aliás, era promoção mesmo ou um bugzinho de leve? Mereceu lugar de destaque nessa lista só pela boa vontade de tentar fazer algo diferente para a gente, mesmo que não seja tão útil assim para a maior parte dos viajantes.
Hoteis com
- Nota: 1,0
- Comentários: Prezado Hoteis com, na época de Black Friday é para fazer promoção, ok? É impressão minha ou não se deram nem ao trabalho de oferecer metade do dobro? Porque aquela que teve de desconto não valeu muita coisa e foi só para inglês ver.
Booking
- Nota: 1,0
- Comentários: Prezado Booking, leia o item acima pois ele vale para você também. E o mais bizarro de tudo é que quando o concorrente não se mexe muito, qualquer coisinha diferente faz você se destacar no mercado, mas, pelo visto, ambos os sites escolheram o método Jaiminho de evitar a fadiga.
ALL
- Nota: 7,0
- Comentários: Eu confesso que não tenho essa fixação com a ALL como grande parte dos milheiros (e isso ficará provado quando vocês lerem o Sala VIP PPV da Black Friday), mas o ALL se esforçou aqui. Se por um lado tivemos reclamações do aumento generalizado do preço das diárias que teriam desconto, por outro tivemos possibilidade de bonificação no envio dos principais parceiros aéreos.
AME
- Nota: 9,5
- Comentários: De longe a maior surpresa e a mais agressiva participante nessa promoção. Acho que ninguém esperava ficar tão ligado esperando por uma mensagem do Valdeci falando “Coooooorre! 70%” no WhatsApp. Teve gente aí vendo jogo da Copa com um olho e lendo as notificações com o outro. O que faremos com o monte de cashback acumulado? Isso é motivo para outra matéria. Ah, e se você está se perguntando a razão de não ter gabaritado aqui a resposta é simples: 90% dos produtos era de coisas que a gente não precisaaaaaava tanto assim.
Veredito final
Black Friday beeeeem mais ou menos na humilde opinião deste editor que vos escreve! Principais atores bastante tímidos e quase nada agressivo aconteceu nos últimos dias, provando mais uma vez que essa data não significa TANTA coisa assim nesse setor. Ter esperança demais por aqui normalmente é deixar passar uma promoção algumas semanas antes e gerar frustração depois.
E para você, qual foi a análise da Black Friday? Deixe nos comentários as suas notas e também indique se faltou alguma empresa a receber nota.
Para Saber Mais
Para ler sobre outras promoções que publicamos recentemente, clique aqui.
Que tal nos acompanhar no Instagram para não perder nossas lives e também nos seguir em nosso canal no Telegram?
O Pontos pra Voar pode eventualmente receber comissões em compras realizadas através de alguns dos links e banners dispostos em nosso site, sem que isso tenha qualquer impacto no preço final do produto ou serviço por você adquirido.
Quando publicamos artigos patrocinados, estes são claramente identificados ao longo do texto. Para mais informações, consulte nossa Política de Privacidade.