A American Airlines completa 35 anos de operações no Brasil em 2025. Desde o voo inaugural entre Miami e as cidades do Rio de Janeiro e São Paulo, em 1º de julho de 1990, a companhia norte-americana fortaleceu sua presença e tornou-se uma das mais ativas na ligação entre o Brasil e os Estados Unidos.
Atualmente, a empresa conta com aproximadamente 500 colaboradores brasileiros atuando em diversas frentes, como atendimento premium, reservas, operações técnicas, aeroportuárias, vendas, parcerias, carga e contabilidade.
Para a temporada de verão, a empresa prepara uma malha reforçada. A partir do Aeroporto Internacional de Guarulhos (GRU), serão operados até seis voos diários. Destes, três partem rumo a Miami, dois seguem para Dallas/Fort Worth e um conecta São Paulo a Nova York (JFK). Já no Rio de Janeiro (Galeão), os passageiros contarão com até quatro decolagens por dia. Entre os voos previstos estão dez frequências semanais para Miami, além de ligações diárias para Dallas e Nova York.
A American Airlines também tem apostado na experiência do cliente e na conectividade global. As operações no país não se limitam apenas ao transporte de passageiros, mas também incluem forte atuação no segmento de cargas, o que amplia ainda mais a relevância econômica do mercado brasileiro para a aérea.
Ao longo dessas três décadas e meia, a empresa presenciou transformações profundas no setor aéreo e sobreviveu a momentos críticos, como os ataques de 11 de setembro e a pandemia de Covid-19.
A companhia também tem investido em parcerias locais. Atualmente, reforça alianças com empresas como a GOL Linhas Aéreas e mantém diálogo constante com autoridades e agentes do setor. A integração com programas de fidelidade e ações promocionais locais são outras iniciativas que ajudam a consolidar a marca entre os viajantes brasileiros.
Além disso, a American Airlines continua ampliando suas salas VIP, como a recente expansão dos lounges em Miami, principal ponto de conexão dos brasileiros para outros destinos na América do Norte, Caribe e até mesmo Europa.
American Airlines no Brasil
A American Airlines opera voos diários para São Paulo a partir de Miami, Dallas e Nova York (Aeroporto JFK). As aeronaves normalmente utilizadas nos voos para a capital paulista são:
B777-300
B787-9
B787-8
B777-200
Já para o Rio de Janeiro, a American Airlines oferece um voo diário a partir de Miami, operado com aeronaves B777-200.
Voando com Milhas na American Airlines
O programa de fidelidade da American Airlines é o AAdvantage, considerado um dos melhores atualmente. Embora o programa use precificação dinâmica, isto é, variável de acordo com a ocupação da aeronava e data da viagem, frequentemente aparecem ótimas emissões para os Estados Unidos, incluindo o Havaí.
A grande vantagem do programa, no entanto, está no seu uso com as empresas parceiras. Neste caso, todas as emissões com milhas são feitas através de tabelas fixas, por zonas de viagem. No Brasil, a American Airlines tem parceria com a GOL, tornando-se uma ótima opção para a emissão de passagens nacionais quando os preços da GOL ou Smiles estão altos.
Para os brasileiros, é possível acumular milhas no AAdvantage voando com a própria American Airlines, suas parceiras, incluindo a GOL, e através do cartão de crédito co-branded AAdvantage, emitido no Brasil pelo Banco Santander.
Para Saber Mais
Para ler publicações do Pontos pra Voar sobre outros destinos, clique aqui.
Que tal nos acompanhar no Instagram para não perder nossas lives e também nos seguir em nosso canal no Telegram?
O Pontos pra Voar pode eventualmente receber comissões em compras realizadas através de alguns dos links e banners dispostos em nosso site, sem que isso tenha qualquer impacto no preço final do produto ou serviço por você adquirido.
Quando publicamos artigos patrocinados, estes são claramente identificados ao longo do texto. Para mais informações, consulte nossa Política de Privacidade.
Não usamos inteligência artificial na geração de conteúdo do Pontos pra Voar. Os conteúdos são autorais e produzidos pelos nossos editores.





