A experiência de bordo nas rotas internacionais da Air India passa por uma nova etapa de mudanças: a companhia reformulou sua carta de bebidas, introduzindo um programa regional de vinhos, tequila 1800 Reserva Añejo no menu e maior oferta de rótulos premium em todas as classes.
A Air India anunciou a renovação completa de sua carta de bebidas em rotas internacionais, com introdução de rótulos premium, criação de um programa regional de vinhos e expansão da oferta de destilados em todas as classes.
A atualização inclui a incorporação de tequila — descrita pela empresa como inédita na aviação comercial indiana — e a ampliação de opções espumantes na premium economy.
A nova seleção passa a vigorar nos voos internacionais e se soma à reformulação recente do cardápio de bordo e à incorporação do Boeing 787-9 à frota de longo curso.
Programa regional de vinhos
O eixo central da mudança é o chamado “Regional Wine Programme”, que prevê a oferta de rótulos alinhados aos destinos internacionais atendidos pela companhia. A proposta é ajustar a seleção conforme a rota operada, incorporando vinhos clássicos europeus e rótulos do chamado “novo mundo”.
A empresa informou que tripulantes receberam treinamento específico em serviço e recomendação de vinhos, em formato semelhante ao de sommeliers, para orientar passageiros durante o voo.
Tequila e single malt indiano

Foto: Divulgação | Air India
Entre os destilados, a companhia incluiu a tequila 1800 Reserva Añejo, produzida no México, marcando a entrada formal da categoria na oferta regular da empresa. A carta de bebidas da Air India também passa a contemplar o single malt indiano Rampur Double Cask, ampliando a presença de rótulos nacionais em um portfólio majoritariamente internacional.
Oferta segmentada por classe
Primeira classe
Na cabine de maior padrão, a seleção inclui Aberfeldy 21 anos, Hennessy VSOP, Charles Heidsieck Blanc de Blancs, Pian della Vigne Brunello di Montalcino (Marchesi Antinori) e Chardonnay da Borgonha, além de portfólio complementar de bebidas premium.
Classe executiva
Passageiros têm acesso a rótulos como Roku Gin (Japão), Charles Heidsieck Brut, Bottega Gold Prosecco, Albert Bichot Moulin-à-Vent, Château Teyssier Saint-Émilion Grand Cru e Birra Moretti.
Premium economy
A principal novidade é a oferta de espumante como bebida de boas-vindas após a decolagem, com Villa Sandi Il Fresco Prosecco.
Classe econômica
A seleção inclui vinhos Bordeaux branco e tinto, Dewar’s Blended Scotch, Bombay Sapphire, Absolut Vodka, rum caribenho, Heineken e Kingfisher Ultra.
Harmonização com o novo menu internacional

Foto: Divulgação | Air India
A reformulação vem acompanhada de um cardápio de harmonização entre pratos e vinhos. Entre as combinações propostas estão Chardonnay do Napa Valley com roulade de frango e queijo de cabra; Riesling alemão com camarões grelhados ao estilo coreano; e tintos como Merlot, Shiraz, Pinot Noir e Sangiovese com pratos como Murgh Musallam, Gucchi Kofta, Nawabi Paneer e lasanha à bolonhesa.
“O portfólio de bebidas cuidadosamente selecionado reúne alguns dos melhores vinhos e destilados para agradar aos viajantes globais, enquanto a Air India continua focada em impulsionar a excelência no serviço e a centralidade no cliente. Em conjunto com o menu internacional recentemente reformulado, o novo menu de bebidas busca proporcionar aos passageiros uma experiência gastronômica elaborada com cuidado e paixão, elevando a experiência geral a bordo”, disse Rajesh Dogra, Diretor de Experiência do Cliente da Air India.
Reposicionamento da Air India
A nova carta de bebidas faz parte da reformulação operacional iniciada após a privatização da companhia. Desde então, a Air India vem renovando a frota, introduzindo novas aeronaves como o Boeing 787-9 e revisando o serviço de bordo em rotas internacionais. A ampliação da oferta gastronômica e de bebidas ocorre em um momento em que a empresa disputa passageiros de longo curso com companhias do Oriente Médio, do Sudeste Asiático e da Europa, especialmente nos fluxos entre Índia, América do Norte e continente europeu.
Lembrando que, no começo desta semana, a Air India inaugurou um lounge de luxo no Aeroporto Internacional Indira Gandhi, em Nova Delhi. O The Maharaja Lounge, seu primeiro lounge flagship, fica localizado no píer internacional do Terminal 3, e ocupa cerca de 1.600 metros quadrados. A companhia informou ainda que novos lounges estão previstos em outros aeroportos na Índia e no exterior.
Para Saber Mais
Para ler outros notícias que publicamos recentemente, clique aqui.
Que tal nos acompanhar no Instagram para não perder nossas lives e também nos seguir em nosso canal no Telegram?
O Pontos pra Voar pode eventualmente receber comissões em compras realizadas através de alguns dos links e banners dispostos em nosso site, sem que isso tenha qualquer impacto no preço final do produto ou serviço por você adquirido.
Quando publicamos artigos patrocinados, estes são claramente identificados ao longo do texto. Para mais informações, consulte nossa Política de Privacidade.
Não usamos inteligência artificial na geração de conteúdo do Pontos pra Voar. Os conteúdos são autorais e produzidos pelos nossos editores.




