A Air India reforça sua frota de corredor único ao converter parte de seus pedidos de Airbus A321neo para o A321XLR e adicionar novas aeronaves Boeing 737 à sua carteira. As entregas estão programadas para os próximos quatro anos.
A Air India anunciou a conversão de 15 encomendas de Airbus A321neo para o modelo de longo alcance A321XLR e a compra de 30 novas aeronaves Boeing 737. Com isso, a companhia mantém 300 pedidos firmes junto à Airbus e eleva para 250 o total de aeronaves encomendadas à Boeing, com entregas previstas entre 2026 e 2030. Os anúncios foram feitos durante o Wings India 2026, evento de aviação civil realizado em Hyderabad.
Conversão para o A321XLR
A companhia informou que 15 das 210 aeronaves A321neo encomendadas anteriormente serão convertidas para o A321XLR, versão de longo alcance da família A320. As demais 90 aeronaves A320neo permanecem sem alterações. As entregas do A321XLR estão previstas para ocorrer entre 2029 e 2030.
Os pedidos fazem parte do pacote firmado com a Airbus em 2023, posteriormente ampliado em 2024, que inclui 50 aeronaves widebody A350 e 300 aviões da família A320. Com a conversão, a Air India mantém inalterado o total de aeronaves encomendadas ao fabricante europeu.
O A321XLR possui alcance de até 4.700 milhas náuticas (8.700 quilômetros), permitindo operações internacionais de médio curso com aeronaves de corredor único.

Créditos: Air India
O diretor-presidente da Air India, Campbell Wilson, afirmou que a conversão está relacionada ao planejamento da frota de longo prazo e ocorre paralelamente à renovação da frota atual. Segundo ele, a empresa busca uma frota com maior versatilidade para atender à demanda internacional a partir da Índia.
“Enquanto transformamos nossa frota atual em ritmo acelerado com aeronaves novas e modernizadas, também estamos construindo cuidadosamente nossa frota futura que, com escala e versatilidade, atenderá às necessidades em rápida evolução dos viajantes de e para a Índia.”
Pela Airbus, o vice-presidente executivo de vendas de aeronaves comerciais, Benoit de Saint-Exupéry, declarou que a escolha do A321XLR reflete a capacidade do modelo de operar rotas de médio curso com maior flexibilidade operacional e eficiência, permitindo ajustes de frequência e capacidade conforme a demanda.
“O A321XLR está se mostrando um gerador de receita, aumentando a frequência de voos, gerenciando a sazonalidade e otimizando a capacidade em rotas de médio alcance”, comentou.
Novo pedido à Boeing
Separadamente, a Air India confirmou a encomenda de 30 aeronaves Boeing 737, sendo 20 unidades do modelo 737-8 e 10 do 737-10. O novo pedido eleva para 250 o total de aviões encomendados pela companhia à Boeing, considerando os 220 pedidos firmes realizados em 2023.
Com as encomendas atualizadas, a Air India tem 198 aeronaves Boeing pendentes de entrega. Até o momento, a empresa recebeu 52 aviões do pedido original, incluindo 51 Boeing 737-8 atualmente em operação na Air India Express e um Boeing 787-9, que inicia voos comerciais entre Mumbai e Frankfurt a partir de 1º de fevereiro de 2026.

Créditos: Air India
Wilson afirmou que o novo pedido garante previsibilidade nas entregas e dá continuidade ao cronograma de renovação da frota ao longo dos próximos anos.
“Esta encomenda adicional de 30 aeronaves Boeing 737 faz parte da nossa estratégia de frota mais ampla para posicionar a Air India firmemente para o futuro, como uma companhia aérea global de classe mundial que a Índia merece e o mundo espera. Complementando as encomendas de 2023 e as subsequentes, esta encomenda apoia as entregas constantes e as atualizações da frota planeadas para os próximos anos.”
Paul Righi, vice-presidente de vendas comerciais da Boeing para Eurásia, Índia e Sul da Ásia, afirmou que o desempenho operacional do 737-8 influenciou a ampliação das encomendas e que os modelos 737-8 e 737-10 atendem às necessidades de capacidade da companhia em rotas domésticas e regionais.
“O pedido da Air India por mais jatos 737 MAX reforça o forte desempenho de sua frota atual de 737-8, enquanto a empresa continua a expandir a conectividade na Índia e na região do Sul da Ásia. Valorizamos a confiança da Air India no 737-10 e no 737-8 para fornecer a capacidade e a versatilidade necessárias como pilar de sua estratégia de crescimento com aeronaves de corredor único.”
Carteira total de pedidos
Atualmente, a Air India possui 600 aeronaves encomendadas, das quais 542 ainda aguardam entrega, incluindo 344 aviões da Airbus. Desde a privatização, em janeiro de 2022, o grupo incorporou cerca de 170 aeronaves à frota por meio de novas entregas, contratos de leasing, a incorporação da Vistara e a reativação de aviões anteriormente fora de operação.
Air India e Airbus mantêm ainda uma joint venture de treinamento de pilotos. O centro, inaugurado em setembro de 2025 em Gurugram, conta com 10 simuladores de voo completo e tem capacidade para formar mais de 5.000 pilotos ao longo da próxima década.
Para saber mais
Para ler outras notícias que publicamos recentemente sobre companhias aéreas, clique aqui.
Que tal nos acompanhar no Instagram para não perder nossas lives e também nos seguir em nosso canal no Telegram?
O Pontos pra Voar pode eventualmente receber comissões em compras realizadas através de alguns dos links e banners dispostos em nosso site, sem que isso tenha qualquer impacto no preço final do produto ou serviço por você adquirido.
Quando publicamos artigos patrocinados, estes são claramente identificados ao longo do texto. Para mais informações, consulte nossa Política de Privacidade.
Não usamos inteligência artificial na geração de conteúdo do Pontos pra Voar. Os conteúdos são autorais e produzidos pelos nossos editores.




