Passageiros da cabine Premium da Air France em voos que partem dos Estados Unidos e do Canadá passarão a ter acesso a um serviço gastronômico estruturado em padrão francês, com pratos quentes assinados por chef com estrela Michelin.
A Air France vai ampliar, a partir deste mês, a oferta gastronômica da cabine Premium em seus voos com saída dos Estados Unidos e do Canadá. A companhia passará a servir, nessas rotas, pratos assinados pelo chef francês Frédéric Simonin, detentor de estrela Michelin e do título de Meilleur Ouvrier de France. A novidade estende para a América do Norte um serviço que já vinha sendo oferecido em outras bases internacionais da empresa.
Desde 2023, Simonin é responsável pelo desenvolvimento dos pratos quentes da cabine Premium da Air France. Até então, o cardápio estava disponível em voos com saída de Paris, Pointe-à-Pitre, Fort-de-France, Cayenne e Ilha da Reunião. Com a expansão, todas as operações da companhia partindo dos Estados Unidos e do Canadá passam a contar com o mesmo padrão de refeição.
Parceria com a catering Servair
Para a criação dos pratos destinados à cabine Premium, Frédéric Simonin trabalhou em conjunto com a Servair, empresa especializada em catering aéreo e fornecedora da Air France. Segundo a companhia, o desenvolvimento do menu prioriza ingredientes frescos e sazonais, alinhados aos compromissos da empresa em relação à cadeia de suprimentos e produção de alimentos.
Entre as opções já oferecidas a bordo estão preparações como vieiras pequenas com molho de pérolas de tapioca e massa com aspargos, além de gratinado de massa trofie com cogumelos porcini e avelãs. Os passageiros podem escolher entre dois pratos quentes, que são renovados periodicamente, incluindo sempre uma opção vegetariana.
“Para os clientes da Air France, selecionei cuidadosamente os produtos para valorizá-los com delicadeza e precisão, oferecendo a cada passageiro uma experiência culinária especial.” afirmou Frédéric Simonin.
Estrutura do serviço gastronômico na cabine Premium

O serviço gastronômico na cabine Premium começa, conforme o horário do voo, com a oferta de uma taça de champanhe logo após a decolagem. Em seguida, os passageiros recebem uma refeição completa em estilo francês, servida em louças ecológicas, com talheres de aço inoxidável e taça de vidro para vinhos.
O menu inclui entradas, prato inicial, escolha entre dois pratos quentes assinados por Simonin (em determinadas bases de saída), seleção de queijos e sobremesa. Entre os doces disponíveis estão profiteroles de baunilha, Paris-Brest e fondant de chocolate, que fazem parte de uma seleção recentemente reformulada pela companhia.
Em voos diurnos com saída de Paris e duração superior a nove horas e vinte minutos, a Air France também oferece sorvetes artesanais produzidos no sul da França, com sabores como baunilha e chocolate ao leite com amêndoas caramelizadas, servidos entre as refeições.
Vinhos, bebidas e curadoria
Durante todo o voo, os passageiros da cabine Premium têm acesso a uma seleção de bebidas quentes e frias, alcoólicas e não alcoólicas. A carta de vinhos e cervejas francesas é assinada por Xavier Thuizat, eleito Melhor Sommelier da França em 2022 e atual chefe de sommellerie da Air France. A seleção complementa os rótulos de champanhe oferecidos a bordo.
Segundo a empresa, a ampliação da oferta gastronômica faz parte de uma estratégia contínua de aprimoramento da cabine Premium, posicionada entre a classe econômica e a executiva.
🔗 Leia também: Air France aposta em chef estrelado para renovar menus em voos partindo da África
Rotas atendidas nos Estados Unidos e Canadá
Durante o inverno do hemisfério norte, a Air France opera voos a partir de 18 cidades nos Estados Unidos: Atlanta, Boston, Chicago, Dallas, Detroit, Houston, Los Angeles, Miami, Minneapolis, Nova York (JFK), Nova York (EWR), Orlando, Phoenix, Raleigh-Durham, San Francisco, Seattle e Washington, D.C.
No Canadá, a companhia atende Montreal, Toronto, Vancouver e Ottawa. A partir de fevereiro, todos esses voos passarão a contar com os pratos assinados por Frédéric Simonin na cabine Premium.
Quem é Frédéric Simonin
Frédéric Simonin construiu sua carreira em algumas das cozinhas mais reconhecidas da França e do exterior. Eleito Jovem Chef do Ano em 2004 e Chef do Ano em 2011, recebeu o título de Meilleur Ouvrier de France em 2019 e o troféu de excelência culinária do guia Gault et Millau em 2022.
Natural da Bretanha, foi reconhecido como melhor aprendiz da região aos 18 anos, o que o levou a Paris para trabalhar com nomes como Ghislaine Arabian, no Pavillon Ledoyen. Em sua trajetória, passou por restaurantes como Le Meurice, Taillevent e Le George V, onde trabalhou com Philippe Legendre. Aos 27 anos, conquistou sua primeira estrela Michelin no restaurante Le Seize au Seize.
Posteriormente, integrou a equipe de Joël Robuchon, assumindo a chefia do restaurante “La Table de Joël” e participando da abertura de duas casas em Londres, ambas premiadas com estrela Michelin. Em 2010, retornou a Paris, onde abriu seu próprio restaurante, também reconhecido pelo Guia Michelin.
🔗 Leia também: Air France renova menus da La Première com estrelas Michelin
Para saber mais
Para ler outras notícias que publicamos recentemente sobre a Air France, clique aqui.
Que tal nos acompanhar no Instagram para não perder nossas lives e também nos seguir em nosso canal no Telegram?
O Pontos pra Voar pode eventualmente receber comissões em compras realizadas através de alguns dos links e banners dispostos em nosso site, sem que isso tenha qualquer impacto no preço final do produto ou serviço por você adquirido.
Quando publicamos artigos patrocinados, estes são claramente identificados ao longo do texto. Para mais informações, consulte nossa Política de Privacidade.
Não usamos inteligência artificial na geração de conteúdo do Pontos pra Voar. Os conteúdos são autorais e produzidos pelos nossos editores.








