Novos recursos da Air France para melhorar a experiência de seus passageiros antes e depois do voo incluem prioridade para conexões curtas, notificações via WhatsApp e facilidades para passageiros com mobilidade reduzida.
A Air France apresentou um conjunto de cinco iniciativas recentes voltadas a simplificar o percurso do passageiro, do check-in à chegada ao destino. As medidas fazem parte do plano de inovação e transformação digital da companhia e envolvem parcerias operacionais, tecnologia móvel e novos procedimentos em solo.
Prioridade automática para conexões curtas em Paris-Charles de Gaulle
A partir de agora, passageiros com conexões apertadas no aeroporto Paris-Charles de Gaulle (CDG) passam a receber prioridade automática em pontos de controle, sem necessidade de solicitação prévia. O sistema, desenvolvido com a operadora do aeroporto Groupe ADP e parte do programa Connect France, é acionado quando o tempo entre voos cai abaixo de um limite definido.
Por exemplo, se o passageiro está vindo de um voo de Marselha que desembarcou no terminal 2B e tem apenas 45 minutos de conexão para embarcar em um para o Rio de Janeiro, que está saindo do terminal 2G. O viajante recebe um SMS e um e-mail (em breve também notificação via app da Air France e mensagem no WhatsApp) informando a elegibilidade para o acesso prioritário. Ao escanear o cartão de embarque nos pontos de segurança ou controle de fronteira, a equipe do aeroporto é automaticamente avisada e libera o passageiro pelo fluxo rápido.
Conexões assistidas por WhatsApp
Desde fevereiro de 2025, passageiros com conexões em CDG ou no aeroporto de Amsterdã-Schiphol podem receber assistência personalizada via WhatsApp, caso optem pelo recurso no check-in.
Ao pousar, o passageiro recebe um link para uma página com dados como portão de embarque, tempo estimado de transferência, distância a pé e instruções detalhadas dentro do terminal. O recurso ainda está em fase de testes e atende cerca de 2 mil passageiros por mês.
Mais autonomia para passageiros em cadeiras de rodas
A Air France ampliou serviços dedicados a viajantes com mobilidade reduzida. Além do já existente programa, SAPHIR para apoio no planejamento e reserva de viagens, a companhia implementou também um procedimento que permite a passageiros com cadeiras de rodas manuais permanecer com elas até o embarque e recebê-las imediatamente após o desembarque.
Cada cadeira recebe uma etiqueta especial indicando pontos de elevação para evitar danos. A proposta da companhia francesa é aumentar a independência e o conforto para esses passageiros, especialmente em conexões e, até o fim de 2025, o processo deve ser aprimorado para incluir também as cadeiras de rodas elétricas.
Digitalização de documentos no check-in
Para agilizar o preenchimento de dados no check-in online, passageiros podem escanear o passaporte ou documento de identidade com a câmera do celular, eliminando a necessidade de digitação manual.
A funcionalidade, ativa desde março, já processou mais de 3 milhões de documentos. É possível ainda salvar os dados no perfil do cliente, sem a necessidade de repetir o procedimento em viagens futuras e reduzindo possíveis erros.
Informações de voo em tempo real no iOS
Usuários de iPhone e Apple Watch contam, desde dezembro do ano passado, com um recurso que exibe no bloqueio de tela dados como portão de embarque, horário de partida e contagem regressiva até a chegada.
As informações são atualizadas a partir de quatro horas antes do voo e permanecem disponíveis até uma hora após o pouso, mesmo sem conexão à internet a bordo. Entre 70 mil e 90 mil passageiros usam a funcionalidade diariamente.
🔗 Leia também: Delta implementa One Stop Security e outros processos para agilizar conexões
Para Saber Mais
Para ler outras notícias que publicamos recentemente sobre a Air France, clique aqui.
Que tal nos acompanhar no Instagram para não perder nossas lives e também nos seguir em nosso canal no Telegram?
O Pontos pra Voar pode eventualmente receber comissões em compras realizadas através de alguns dos links e banners dispostos em nosso site, sem que isso tenha qualquer impacto no preço final do produto ou serviço por você adquirido.
Quando publicamos artigos patrocinados, estes são claramente identificados ao longo do texto. Para mais informações, consulte nossa Política de Privacidade.
Não usamos inteligência artificial na geração de conteúdo do Pontos pra Voar. Os conteúdos são autorais e produzidos pelos nossos editores.





