A Air France ampliou sua estratégia de integração entre trens e voos ao estender a oferta de reservas combinadas com a SNCF, iniciativa que permite ao passageiro organizar todo o deslocamento até o aeroporto Paris-Charles de Gaulle em um único bilhete, com proteção operacional em caso de atrasos ou cancelamentos.
A Air France e a SNCF Voyageurs ampliaram o escopo da oferta “Train + Air”, que permite a combinação de trechos ferroviários e aéreos em uma única reserva. Até então restrita aos trens TGV INOUI, a iniciativa passa a incluir também os trens OUIGO, ampliando as opções de acesso ferroviário ao aeroporto Paris-Charles de Gaulle.
Nesta nova fase, já é possível reservar viagens que conectam Avignon, Aix-en-Provence e Marselha ao principal hub aéreo da Air France, utilizando bilhetes OUIGO integrados ao voo internacional ou doméstico.
Parceria de longa data entre aviação e ferrovia
A cooperação entre Air France e SNCF Voyageurs não é recente. As duas empresas trabalham juntas há mais de 30 anos com o objetivo de facilitar o acesso ferroviário aos aeroportos franceses e incentivar soluções de mobilidade com menor impacto ambiental sempre que disponíveis.
O pilar central dessa parceria é justamente a oferta “Train + Air”, que permite ao passageiro organizar todo o trajeto — trem e avião — por meio de um processo de reserva totalmente digital. Um dos diferenciais do modelo é a proteção ao cliente em caso de irregularidades operacionais, como atrasos ou cancelamentos.
O que muda com a inclusão dos trens OUIGO
Com a ampliação, a oferta deixa de contemplar apenas os serviços TGV INOUI e passa a incluir também o OUIGO, operação de alta velocidade com proposta de tarifas mais acessíveis. Inicialmente, a integração cobre os trechos de e para as estações Aix-en-Provence TGV, Avignon TGV e Marseille-Saint-Charles.
Segundo a SNCF Voyageurs, a intenção é expandir progressivamente o serviço até abranger todas as 70 cidades atendidas pela rede OUIGO na França.
Benefícios mantidos para o passageiro
Independentemente de o trajeto ferroviário ser operado por TGV INOUI ou OUIGO, os clientes que utilizam o “Train + Air” continuam contando com as mesmas condições:
-
uma única reserva para todo o percurso;
-
garantia de reacomodação no próximo voo ou trem disponível, sem custo adicional, em caso de imprevistos;
-
experiência totalmente digital, incluindo check-in online no site da Air France a partir de 48 horas antes da partida (ou 24 horas, no caso de voos para os Estados Unidos).
Com a incorporação do OUIGO, a expectativa é que, até setembro de 2026, 27 estações ferroviárias na França estejam conectadas ao aeroporto Paris-Charles de Gaulle por meio da oferta combinada.
🔗 Leia também: Air France passa a oferecer conteúdos do Apple TV em voos de longa distância
Intermodalidade, descarbonização e integração digital
A ampliação da parceria também está alinhada à estratégia ambiental da companhia aérea. Para a Air France, o incentivo ao uso do trem em substituição a trajetos aéreos curtos faz parte do plano de redução de emissões.
“A intermodalidade é um pilar central da estratégia de descarbonização da Air France. A integração progressiva dos trens OUIGO à oferta Train + Air permitirá que nossos clientes se beneficiem de uma gama mais ampla de opções de viagem com baixa emissão de carbono para chegar ao aeroporto Paris-Charles de Gaulle, não apenas a partir de cidades já atendidas pelo TGV INOUI, mas também, a partir de 2026, de novas estações em toda a França”, afirmou Vincent Etchebehere, diretor de Sustentabilidade e Novas Mobilidades da Air France.
Do lado ferroviário, a SNCF Voyageurs vê a expansão como mais um passo na consolidação da intermodalidade e da experiência digital unificada.
“A integração dos trens OUIGO ao Train + Air marca um novo marco na parceria da SNCF Voyageurs com a Air France, fortalecendo a intermodalidade e oferecendo aos nossos clientes uma solução de viagem fluida e digitalizada, acessível por meio de uma única reserva”, declarou Jérôme Laffon, diretor-geral do OUIGO.
Integração com programas de fidelidade
As reservas do “Train + Air” podem ser feitas tanto nos canais da Air France quanto da SNCF Voyageurs, além de agências de viagem parceiras.
Além disso, membros do programa de fidelidade Flying Blue podem converter suas milhas em vouchers da SNCF Voyageurs, com valores entre 25 e 100 euros. A funcionalidade, disponível no site FlyingBlue.com, tornou-se rapidamente a principal forma de uso das milhas fora do ambiente aéreo, superando outras opções não relacionadas à emissão de passagens.
🔗 Leia também: Air France adiciona French Bloom à carta de bebidas da cabine La Première
Para Saber Mais
Para ler outras notícias que publicamos recentemente sobre a Air France, clique aqui.
Que tal nos acompanhar no Instagram para não perder nossas lives e também nos seguir em nosso canal no Telegram?
O Pontos pra Voar pode eventualmente receber comissões em compras realizadas através de alguns dos links e banners dispostos em nosso site, sem que isso tenha qualquer impacto no preço final do produto ou serviço por você adquirido.
Quando publicamos artigos patrocinados, estes são claramente identificados ao longo do texto. Para mais informações, consulte nossa Política de Privacidade.
Não usamos inteligência artificial na geração de conteúdo do Pontos pra Voar. Os conteúdos são autorais e produzidos pelos nossos editores.





