A Air France colocou em operação seu primeiro Embraer 190 com cabines renovadas, inaugurando melhorias em conforto, conectividade e eficiência ambiental.
A Air France operou hoje (01) seu primeiro voo com um Embraer 190 remodelado, partindo de Paris-Charles de Gaulle para Hamburgo. O modelo, utilizado pela subsidiária HOP!, introduz oficialmente a nova cabine que será estendida a toda a frota regional. Até o verão europeu de 2026, todos os Embraer 190 da empresa receberão a nova configuração.
Novo Embraer 190 da Air France
O jato agora conta com 110 novos assentos em layout 2-2. Produzidos na França pela Expliseat em parceria com o designer Andrea Mocellin, os assentos utilizam materiais como fibra de carbono, titânio e alumínio, resultando em uma estrutura 30% mais leve que a anterior. Essa redução de peso contribui para menor consumo de combustível e menores emissões de CO2.
Além da leveza, os assentos oferecem ajustes ergonômicos, tomadas USB-A e USB-C, suporte retrátil para dispositivos móveis e porta-copos duplo. Todos são revestidos em couro, com encosto reclinável de até 7,5 cm.
Os passageiros da classe executiva ocupam as primeiras fileiras, separadas por cortina móvel. A partir de outubro de 2025, cada assento nessa cabine terá sempre o vizinho bloqueado, aumentando o espaço individual.
Outra novidade é o acesso gratuito ao Wi-Fi de alta velocidade, disponível a todos os passageiros mediante login no programa de fidelidade Flying Blue. A companhia pretende expandir o serviço gradualmente para toda a frota, incluindo aeronaves regionais.
Design e Sustentabilidade
O interior do Embraer 190 segue a mesma linha visual do Airbus A220, combinando tons de azul, branco e detalhes em vermelho. O carpete adota o padrão espinha de peixe, referência à arquitetura haussmanniana de Paris. O objetivo, segundo a empresa, é padronizar a experiência de cabine em diferentes modelos da frota.
Os novos assentos, 30% mais leves que os anteriores, reduzem o peso total do avião e, consequentemente, o consumo de combustível e as emissões de CO₂. A iniciativa se soma a outras frentes adotadas pela Air France para diminuir seu impacto ambiental, como a renovação da frota, o uso crescente de combustível sustentável, práticas de eco-pilotagem e a integração de diferentes modais de transporte.
Para Saber Mais
Para ler outras notícias que publicamos recentemente sobre a Air France, clique aqui.
Que tal nos acompanhar no Instagram para não perder nossas lives e também nos seguir em nosso canal no Telegram?
O Pontos pra Voar pode eventualmente receber comissões em compras realizadas através de alguns dos links e banners dispostos em nosso site, sem que isso tenha qualquer impacto no preço final do produto ou serviço por você adquirido.
Quando publicamos artigos patrocinados, estes são claramente identificados ao longo do texto. Para mais informações, consulte nossa Política de Privacidade.
Não usamos inteligência artificial na geração de conteúdo do Pontos pra Voar. Os conteúdos são autorais e produzidos pelos nossos editores.








