Essa é uma bola que vem sendo cantada há alguns anos. O famigerado sistema Aeromóvel chamado People Mover, promete uma nova forma de acessar o Aeroporto de Guarulhos, e está prestes a se tornar realidade (mais uma vez). O novo trem promete reduzir o tempo de deslocamento entre a Linha 13-Jade da CPTM e os terminais do Aeroporto Internacional de Guarulhos.
People Mover do Aeroporto de Guarulhos
Atualmente em fase de testes com funcionários do Aeroporto de Guarulhos, o People Mover chegou a ser noticiado por diversos veículos como uma operação aberta ao público em janeiro de 2026. No entanto, segundo a operadora, ainda não há uma data definida, com início previsto apenas para os primeiros meses de 2026. O trajeto deve ter duração aproximada de 6 minutos entre a Linha 13-Jade da CPTM e os terminais do Aeroporto Internacional de Guarulhos.
Integração ferroviária com os terminais
O projeto teve início em 2022. Desde então, muitas estreias foram “confirmadas”. Aqui no Pontos Pra Voar, esse tema é recorrente, sendo compartilhado desde 2024. Na ocasião, a expectativa era do projeto ser inaugurado neste mesmo ano, porém foi jogado para 2025.
🔗 Leia mais: Trem no Aeroporto de Guarulhos será inaugurado somente ano que vem
Agora, mais uma vez, esse assunto ganha força na mídia, sendo prometido para o início de 2026.
Passageiros sempre consideraram a integração entre os trilhos da CPTM e os terminais do Aeroporto de Guarulhos um dos principais entraves. Até então, o deslocamento final exigia o uso de ônibus, tornando o percurso sujeito a atrasos e variações conforme o fluxo interno do complexo aeroportuário.
Sistema automatizado em via elevada
Com a implantação de fato do aeromóvel, o sistema passa a operar esse trecho por meio de uma via elevada, com funcionamento automatizado e exclusivo. O transporte funcionará de forma independente do trânsito interno, permitindo um deslocamento contínuo entre a estação da Linha 13-Jade e os três terminais do aeroporto.
Testes e previsão de início da operação
Com o novo trem, que promete tornar o acesso ao Aeroporto de Guarulhos mais rápido, a principal novidade está na redução do tempo de deslocamento. O trajeto, que podia levar até 45 minutos em horários de pico, passará a ser feito em cerca de 6 minutos.
As expectativas são de que, finalmente, o projeto ganhe vida após inúmeras promessas quebradas. Atualmente, o sistema está em fase de testes com funcionários e tem previsão de início da operação para o público geral nos primeiros meses de 2026, além de capacidade para transportar até 200 pessoas por viagem.
Para saber mais
Clique aqui para ler outras notícias sobre programas de fidelidade que publicamos no Pontos pra Voar.
Que tal nos acompanhar no Instagram para não perder nossas lives e também nos seguir em nosso canal no Telegram?
O Pontos pra Voar pode eventualmente receber comissões em compras realizadas através de alguns dos links e banners dispostos em nosso site, sem que isso tenha qualquer impacto no preço final do produto ou serviço por você adquirido.
Quando publicamos artigos patrocinados, estes são claramente identificados ao longo do texto. Para mais informações, consulte nossa Política de Privacidade.
Não usamos inteligência artificial na geração de conteúdo do Pontos pra Voar. Os conteúdos são autorais e produzidos pelos nossos editores.





