Pelo segundo ano consecutivo, o Aeroporto de Salvador, que é integrante da rede VINCI Airports, foi apontado pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) como o mais sustentável do Brasil, com a pontuação mais alta na sua categoria (mais de 5 milhões de passageiros/ano) no Prêmio “Aeroportos Sustentáveis.
O Aeroporto de Salvador também obteve a maior pontuação entre todas as categorias, atingindo o score de 89,96%. A média para a sua categoria foi de 71,9%. A pontuação é calculada a partir do cumprimento de determinados critérios estabelecidos pela ANAC. As notas mais altas foram obtidas em: gestão da mudança climática, gestão da energia elétrica, gestão da qualidade do ar local e gestão hídrica.
“Essa conquista só foi possível porque temos a preservação do meio ambiente no centro da nossa estratégia de negócios. A transição para a aviação sustentável é uma dinâmica comum para todos os aeroportos da rede VINCI Airports”, explica Yann Le Bihan, diretor técnico do Salvador Bahia Airport.
Desde o início da Concessão, em janeiro de 2018, o Aeroporto de Salvador vem se destacando por suas ações ambientais. Ele foi o primeiro do Brasil a instalar uma usina solar, a não dispensar resíduos sólidos em aterro sanitário e ser zero efluente. Também recebeu o selo de “Aeroporto Verde” do Conselho Internacional de Aeroportos – América Latina e Caribe (ACI-LAC).
O reconhecimento obtido pelo Aeroporto é fruto da política ambiental da VINCI Airports. Ela estabelece metas ambiciosas para todos os seus aeroportos e emprega soluções concretas. Entre elas estão a redução da pegada de carbono e do consumo de água potável em 50%, e a não dispensação de resíduos sólidos para aterro sanitário.
O Salvador Bahia Airport continuará inovando e avançando na área ambiental. Além de projetos bem-sucedidos como a usina solar (a de maior potencial de geração de energia limpa dentro da rede VINCI Airports) e a Estação de Tratamento de Efluentes (ETE), com 99,5% de eficiência, outros foram implantados recentemente e 12 novas soluções concretas estão em fase de estudo para implantação ainda este ano.
Um exemplo é a iniciativa que reaproveita a água de condensação do sistema de ar-condicionado. O projeto, que entrou em operação em 2021, vai permitir que o Aeroporto economize mais de 15.000 m³ de água por ano. “Nosso time está sempre em busca de oportunidades para melhorar nossa performance ambiental”, aponta Yann Le Bihan.
Tome Nota
É muito bom ver as empresas cuidarem do impacto ambiental causado pelas suas atividades!
Parabéns ao Salvador Bahia Airport e à VINCI Airports pelo título de aeroporto mais sustentável do Brasil!
Confiram aqui a notícia da transferência pela Infraero para a iniciativa privada de mais 22 aeroportos brasileiros.
Que tal nos acompanhar no Instagram para não perder nossas lives e também nos seguir em nosso canal no Telegram?