Após diversas iniciativas e boas práticas relacionadas a sustentabilidade, o Aeroporto de Macaé atingiu a pontuação mais elevada entre os participantes da Edição 2020 do Programa Aeroportos Sustentáveis e recebeu o título da Aeroporto Sustentável da ANAC no último dia 08 de junho.
O programa da ANAC reconhece os aeroportos que se destacaram durante o ano, dentro de cada categoria de aeródromos, definida por número de passageiros.
As melhorias e programas desenvolvidos pelo Aeroporto de Macaé para conquistar o título de Aeroporto Sustentável se basearam na gestão dos pilares:
Energia
Resíduos
Água
Mudança climática
Bem-estar e educação ambiental
Já as iniciativas implementadas são:
- Sistema de Monitoramento de Eficiência Enérgica (sensores inteligentes que monitoram a iluminação, climatização, etc. em tempo real)
- Iluminação natural (claraboia) e troca gradativa lâmpadas por LED
- 100% da energia consumida no TPS oriunda de fontes limpas e renováveis
- Separação dos resíduos na fonte geradora (recicláveis, não recicláveis, orgânicos e perigosos) e doação para cooperativas
- Desvio de aterro em uma média de 73%
- Consumo medido pelos hidrómetros e uso racional controlado pelo BMS
- Instalação de aeradores/ redutores de vazão nas torneiras
- Mapeamento e quantificação de todas as fontes emissoras de Gases de Efeito Estufa em 2021
- Kit use e reuse para colaboradores, além de gestão documental 100% eletrônica (90% de redução no consumo de folhas de papel)
Vários aeroportos brasileiros vêm se movimentando neste sentido, o que é bom para as comunidades que servem e também para o meio ambiente.
Recentemente mostramos aqui o projeto Coletiva Seletiva Solidária, desenvolvido pelo aeroporto desde 2014, alcançou a marca de mais de 1.500 toneladas de resíduos doados à Associação de Catadores de Materiais Recicláveis (Ascamare) de Lagoa Santa, que rendeu mais de R$ 725 mil para a comunidade.
Para Saber Mais
Neste link você encontra outras notícias sobre aeroportos publicadas recentemente em nosso site.
Que tal nos acompanhar no Instagram para não perder nossas lives e também nos seguir em nosso canal no Telegram?