A Aerolíneas Argentinas encerrará voos diretos entre Brasília e Buenos Aires, mantendo a rota apenas durante julho e agosto, enquanto a GOL Linhas Aéreas assume a ligação direta entre as capitais com voos cinco vezes por semana, fortalecendo sua malha internacional e ampliando conexões para destinos como Miami, Orlando, Cancún e Bogotá.
A partir de 1º de abril de 2025, a Aerolíneas Argentinas deixará de operar voos diretos entre Brasília e Buenos Aires, mantendo a rota apenas nos meses de julho e agosto, durante a alta temporada. A decisão surpreende, especialmente considerando que a companhia recentemente destacou o sucesso de suas rotas no Brasil e demonstrou interesse em mantê-las ativas.
Com a suspensão, passageiros que tinham voos marcados para a capital argentina serão reacomodados em conexões via São Paulo ou Rio de Janeiro. Essas realocações serão feitas por meio da própria Aerolíneas ou em parceria com as companhias LATAM e GOL, e vão vigorar até janeiro de 2026.
Nos últimos dois anos, o Brasil tëm recebido um número crescente de turistas argentinos, impulsionado por fatores econômicos como a desvalorização do real e a estabilidade da moeda argentina junta ao dólar. Esse cenário favoreceu a manutenção de rotas internacionais, mas Brasília, ao que parece, não se encaixou nessa estratégia de expansão.
Entretanto, a interrupção dos voos da Aerolíneas para Brasília não significa o fim da ligação direta entre as capitais. A GOL lançou, ainda em outubro de 2024, uma nova rota direta entre Brasília e Buenos Aires. Esses voos partem cinco vezes por semana e oferecem uma alternativa para os passageiros que antes dependiam da Aerolíneas Argentinas.
Bruno Balan, gerente executivo de Planejamento de Malha Aérea da GOL, ressaltou a importância dessa nova operação:
“Essa nova rota é um grande avanço para a conectividade entre Brasil e Argentina, especialmente para os passageiros do Centro-Oeste, que agora têm um acesso mais rápido e direto a Buenos Aires”.
A empresa também inaugurou, em 7 de janeiro de 2025, voos entre o Aeroporto Internacional Tom Jobim (RIOgaleão), no Rio de Janeiro, e o Aeroporto de Ezeiza, em Buenos Aires. Essa nova opção amplia as possibilidades de conexão e atende à crescente demanda do turismo entre os dois países.
Além de ampliar a oferta de voos diretos, a GOL também aumentou a disponibilidade de voos na sua malha internacional, permitindo conexões a partir de Brasília para destinos como Miami, Orlando, Cancún e, a partir de fevereiro de 2025, Bogotá.
Com a GOL assumindo, de forma exclusiva, a rota entre Brasília e Buenos Aires, os passageiros brasileiros continuam tendo opções viáveis para viajar entre as duas capitais. A mudança ressalta a importância do Brasil como um dos principais mercados internacionais para as companhias aéreas sul-americanas e destaca a relevância de Brasília como um hub de conexões internacionais.
Aerolíneas Argentinas no Brasil
A Aerolíneas Argentinas é a principal companhia aérea da Argentina e opera voos regulares entre diversas cidades brasileiras e Buenos Aires, seu principal hub é no Aeroporto Internacional de Ezeiza (EZE). A empresa conecta o Brasil a outros destinos argentinos, como Córdoba, Mendoza e Bariloche, além de oferecer conexões internacionais.
Atualmente, os voos partem de cidades como São Paulo (GRU), Rio de Janeiro (GIG), Porto Alegre (POA), Curitiba (CWB), Florianópolis (FLN) e Salvador (SSA). As operações são realizadas, principalmente, com aeronaves Boeing 737-800 e Airbus A330-200, este último utilizado nas rotas de maior demanda e em trechos internacionais de longa distância.
Durante os meses de alta estação, a empresa opera voos sazonais para os destinos no país
Viajando com Smiles na Aerolíneas Argentinas
A Aerolíneas Argentinas é parceira do programa Smiles, permitindo que os passageiros acumulem e resgatem milhas para voos dentro da Argentina e para outros destinos da companhia. O resgate de passagens com milhas pode ser feito diretamente pelo site ou aplicativo do Smiles, com valores que variam conforme a disponibilidade e a demanda.
Além disso,clientes Smiles com status Diamante podem ter benefícios adicionais, como maior franquia de bagagem e check-in preferencial. Para quem busca viajar para a Argentina ou até mesmo fazer conexões para destinos na América do Sul, utilizar o Smiles na Aerolíneas Argentinas pode ser uma boa alternativa para economizar.
Para Saber Mais
Para ler outras notícias que publicamos recentemente, clique aqui.
Que tal nos acompanhar no Instagram para não perder nossas lives e também nos seguir em nosso canal no Telegram?
O Pontos pra Voar pode eventualmente receber comissões em compras realizadas através de alguns dos links e banners dispostos em nosso site, sem que isso tenha qualquer impacto no preço final do produto ou serviço por você adquirido.
Quando publicamos artigos patrocinados, estes são claramente identificados ao longo do texto. Para mais informações, consulte nossa Política de Privacidade.
Não usamos inteligência artificial na geração de conteúdo do Pontos pra Voar. Os conteúdos são autorais e produzidos pelos nossos editores.