Conceição do Ibitipoca, na Zona da Mata mineira, conquista os viajantes com sua culinária típica, como tutu de feijão e frango com ora-pro-nóbis, além dos irresistíveis doces caseiros. Fora do circuito turístico tradicional, o charmoso vilarejo também abriga restaurantes como o Cabra da Peste e o Serrafina Cozinha Afetiva, que oferecem uma experiência gastronômica rica em sabor e afeto.
Assim como eu, sei que muitos leitores são simplesmente apaixonados pela culinária mineira. A boca chega a encher de água só de pensar naqueles pratos maravilhosos! E aqueles doces então?
Conceição do Ibitipoca
Conceição do Ibitipoca é um distrito localizado no coração da Zona da Mata mineira a 27 km do centro do município de Lima Duarte. Fica próxima à cidade de Juiz de Fora e não muito distante do Rio de Janeiro. Possui cerca de 1.300 habitantes em seus 169,5 km² de área total.
Esta é uma das cidadezinhas mais antigas do estado de Minas Gerais, sendo que os bandeirantes paulistas, mineradores descendentes de portugueses, chegaram à região por volta de 1692. Naquela época os habitantes do local eram os tupis-aracis, indígenas da tribo ali existente. Eles deram este nome à cidade devido à enorme incidência de raios que ela recebe, que é cinco vezes maior do que a média mundial. Outro significado para Conceição do Ibitipoca é “montanha que estala, serra fendida ou serra da ventania”.

Praça da Matriz de Conceição do Ibitipoca | Créditos: Leonardo Costa
Devido à escassez do minério, a pequena cidade ficou no esquecimento por um bom tempo. E adivinhem o que a fez ressurgir? O turismo, que veio a se tornar sua principal atividade comercial. Existem diversas atrações que os turistas têm a seu dispor nesta bela paisagem. Um exemplo disso é a visita ao Parque Estadual do Ibitipoca, com sua exuberante beleza natural, sendo um dos maiores parques do estado.
Se você procura por um lugar sossegado, rústico, sem grandes luxos e com muita beleza para ser apreciada, então Conceição de Ibitipoca é um destino perfeito! E ainda por cima, a cidade oferece uma gastronomia riquíssima, com pratos feitos a partir de ingredientes locais, como o tutu de feijão, o frango com ora-pro-nóbis, sem falar nas tão famosas costelas de porco!
E pra fechar com chave de ouro, você pode escolher entre os diversos doces caseiros, como doce de leite, de figo, goiaba, mamão, etc,, todos feitos com frutas da própria região. E pra arrematar, aquele cafezinho que só o mineiro sabe servir! Depois de tudo isso, é deitar numa rede sem ver o tempo passar!
Onde Comer em Conceição do Ibitipoca
Há diversas opções na cidade. Mas vamos dar aqui duas sugestões para que você possa desfrutar destas iguarias.
Cabra da Peste

Delicioso Torresmo de rolo do Cabra da Peste | Créditos: tripadvisor.com.br
O ambiente do Cabra da Peste é super agradável. A equipe bem calorosa e recebe a todos com aquela simpatia. Destaques para o Senhor Leitão e o Torresmo de Rolo. É de comer de joelhos!
Além destes pratos mineiros, é possível experimentar o Baião de Dois, muito famoso entre os clientes ou o Tentação, carne de sol acompanhada de arroz cozido no leite com requeijão, queijo e cebolinha.
As porções são bem servidas e os preços justos.
Serrafina Cozinha Afetiva

A delicadeza dos pratos da Serrafina – Créditos: tripadvisor.com.br
O restaurante Serrafina Cozinha Afetiva oferece exatamente o que seu nome sugere: uma gastronomia afetiva cujo intuito é nos trazer memórias de afeto ou, ainda, gerar memórias afetivas que nos acompanhem para o resto da vida.
É um lugar para ir acompanhado de quem se ama, sem pressa, esquecendo o relógio e aproveitando cada momento. Desde sua gentil recepção acolhedora, até os pratos com um gostinho de quero mais.
Um dos destaques é o Steak Tartare, acompanhado de molho roti, que leva simplesmente cinco dias para ser preparado! E para sobremesa, o Bolo Quente faz muito sucesso!
Para Saber Mais
Para ler publicações do Pontos pra Voar sobre outros destinos, clique aqui.
Que tal nos acompanhar no Instagram para não perder nossas lives e também nos seguir em nosso canal no Telegram?
O Pontos pra Voar pode eventualmente receber comissões em compras realizadas através de alguns dos links e banners dispostos em nosso site, sem que isso tenha qualquer impacto no preço final do produto ou serviço por você adquirido.
Quando publicamos artigos patrocinados, estes são claramente identificados ao longo do texto. Para mais informações, consulte nossa Política de Privacidade.
Não usamos inteligência artificial na geração de conteúdo do Pontos pra Voar. Os conteúdos são autorais e produzidos pelos nossos editores.