A Emirates é a primeira companhia aérea certificada para autismo. A certificação Autism Certified Airline foi concedida após a empresa treinar mais de 30 mil funcionários para adaptar seus serviços a passageiros com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Essa certificação garante melhorias na acessibilidade e no atendimento para famílias com membros neurodivergentes, facilitando suas viagens.
A Emirates é uma empresa conhecida por sua excelência, tanto no que se refere ao atendimento prestado, quanto aos serviços oferecidos. E agora ela dá um passo importante e diferenciado sendo a primeira a empresa aérea a obter o certificado para passageiros com Transtorno do Espectro Autista.
Mas o que isso significa na prática? Vamos tentar entender um pouco.
Aqui você encontra:
Transtorno do Espectro Autista
O TEA é uma condição que afeta o desenvolvimento neurológico identificado por uma gama de características variáveis. Dentre elas, podemos citar a dificuldade de comunicação e interação social, atraso no desenvolvimento motor, hipersensibilidade sensorial e comportamentos metódicos ou repetitivos.
Para um portador de TEA e seus acompanhantes, uma viagem de avião pode ser muito estressante. Porque a experiência não envolve apenas o tempo de voo. Outros fatores devem ser considerados, entre eles:
- O tempo gasto para realização do check-in
- O tempo de espera até o embarque, inclusive os atrasos
- As diversas filas
- A experiência de estar num lugar fechado e apertado
- A aglomeração de pessoas
- O barulho fora da sua rotina habitual
- A necessidade de estar com o cinto de segurança afivelado
Ou seja, o(s) acompanhante(s) de alguém com TEA precisa estar preparado para lidar com tudo o que envolve uma viagem de avião. E não somente isso, a companhia aérea a ser utilizada precisa estar preparada para receber, atender e lidar com passageiros portadores deste transtorno e seus acompanhantes. Ou seja, as companhias aéreas precisam investir em um treinamento adequado de todas as pessoas envolvidas nesta viagem.
Olhar Diferenciado da Emirates
No site da Emirates há uma série de serviços oferecidos, além do recém lançado suporte aos passageiros com autismo, com o objetivo de promover a acessibilidade a diversos grupos de pessoas com deficiências como:
Passageiros com Deficiência Auditiva
Com um serviço de recepção e assistência disponível, desde o check‑in até o portão de embarque e da aeronave até o transporte em todos os aeroportos, além de telas com informações de voos em todo o aeroporto e no portão de embarque.
Os vídeos a bordo possuem legendas em inglês e árabe. Além disso, em rotas selecionadas, existem vídeos de segurança com legendas para idiomas adicionais. Mas, caso seja solicitado, um tripulante poderá fornecer instruções de segurança individuais.
Passageiros com Deficiência Visual
Nestes casos também existe um serviço de recepção e assistência disponível, desde o check‑in até o portão de embarque e da aeronave até o transporte em todos os aeroportos.
As instruções de segurança podem ser individualizadas e, caso solicitado, um comissário poderá ler as opções do menu individualmente. Boa parte dos filmes disponíveis a bordo possuem descrição de áudio para explicar o que está acontecendo na cena.
Passageiros Viajando com Cão Guia
Estes passageiros não pagam nenhum valor extra ao viajar com seu anjo da guarda, sendo que, em algumas rotas, os animais poderão até mesmo viajar na cabine. É necessário apenas avisar a companhia aérea com uma antecedência mínima de 48 horas.
Necessidade de Assistência de Mobilidade
Estes passageiros, quando solicitado, terão a sua disposição cadeira de rodas em todos os aeroportos, além de lhes ser permitido viajar com sua própria cadeira de rodas ou auxiliares de mobilidade.
Quando devidamente comunicada, a empresa colocará um funcionário a disposição destes passageiros desde o momento de entrega na entrada do terminal até o voo, e desde o voo até a hora do desembarque.
Guias Sensoriais
A Emirates, através de parceria firmada com o Conselho Internacional de Credenciamento e Padrões de Educação Continuada (IBCCES), desenvolveu os Guias Sensoriais que auxiliam passageiros a transitar pelo Terminal 3 do Aeroporto Internacional de Dubai.
Guia de Viagens Especializado em Autismo
Este guia ajudará a planejar o itinerário destes passageiros pelo Aeroporto Internacional de Dubai.
Este é um pequeno resumo dos serviços disponibilizados a passageiros que necessitam de auxílio especial. Você poderá encontrar aqui todas as informações de tudo o que está disponibilizado pela Emirates.
Certificação
A Emirates se tornou oficialmente a primeira empresa aérea de todo o mundo a receber a certificação Autism Certified Airline (Companhia Aérea Certificada para Autismo), comprovando as adaptações necessárias realizadas em seu serviço para passageiros portadores de TEA e/ou sensibilidades sensoriais. Esta certificação é concedida formalmente pelo International Board of Credentialing and Continuing Education Standards (IBCCES).
Treinamento
Uma parte do esforço feito pela pela Emirates para atender os passageiros com autismo envolveu o treinamento especial de mais de 30 mil funcionários no que diz respeito à adaptação dos serviços da companhia para os passageiros portadores do TEA. Para se obter esta certificação, é necessário que, pelo menos, 80% dos funcionários da empresa conclua este treinamento.
Ele foi aplicado tanto para funcionários em terra, como para a tripulação de cabine, e inclui a própria compreensão do espectro do autismo até habilidades que são necessárias para atender às necessidades destes viajantes, de suas famílias e acompanhantes, além de estratégias práticas para lidar com desafios sensoriais que possam surgir durante a viagem.
Além disso, a Emirates já anunciou que, a partir de 2025, implementará novos serviços para passageiros neurodivergentes, entre eles produtos específicos, como fidget toys, projetados para aliviar o estresse durante o voo. Esses recursos são fruto de auditorias realizadas em conjunto com o IBCCES, que avaliaram a experiência sensorial tanto nas áreas públicas, como nas aeronaves.
Esta certificação é de imensa importância. Uma pesquisa realizada pelo AutismTravel aponta que 78% das famílias hesitam em viajar ou explorar novos destinos. Já 94% dos entrevistados declaram que aceitariam viajar caso houvesse equipes certificadas e preparadas para lidar com passageiros portadores do TEA.
Para Saber Mais
Para ler outros artigos sobre turismo acessível no Pontos pra Voar, clique aqui.
Que tal nos acompanhar no Instagram para não perder nossas lives e também nos seguir em nosso canal no Telegram?
O Pontos pra Voar pode eventualmente receber comissões em compras realizadas através de alguns dos links e banners dispostos em nosso site, sem que isso tenha qualquer impacto no preço final do produto ou serviço por você adquirido.
Quando publicamos artigos patrocinados, estes são claramente identificados ao longo do texto. Para mais informações, consulte nossa Política de Privacidade.
Não usamos inteligência artificial na geração de conteúdo do Pontos pra Voar. Os conteúdos são autorais e produzidos pelos nossos editores.