Um teleférico com quase seis quilômetros de extensão, na Armênia, perto das fronteiras com Azerbaijão e Irã, foi eleito o melhor do mundo por três vezes. Além da estrutura impressionante e dos prêmios, o Wings of Tatev chama a atenção pelos bastidores: o responsável pelo projeto foi preso há mais de um ano pelo país vizinho.
O Wings of Tatev (Asas de Tatev) ganhou o World Travel Awards, espécie de Oscar do turismo, em 2024, 2023 e 2021, na categoria World’s Leading Cable Car Ride (melhor passeio de teleférico).
Em 2010 – ano de sua inauguração –, ele já tinha entrado para o Guinness Book como o maior teleférico de via dupla e sem paradas do mundo.
O que o Teleférico Tem
O Wings of Tatev está localizado na província de Syunik, a 250 km da capital Yerevan. Com 5,7 km de extensão, passa sobre o vale do rio Vorotan, ligando o vilarejo de Halizor até o mosteiro medieval Tatev, um dos pontos turísticos mais visitados da Armênia.
O percurso dura, em média, entre 12 e 17 minutos. A cabine tem capacidade para 30 pessoas e atinge velocidade máxima de 37 km/h. O ponto mais alto fica a 320 metros do chão.
Parte de um programa de revitalização do mosteiro medieval Tatev e para apoiar as comunidades locais, o teleférico premiado ficou pronto após dez meses de obras e gastos de cerca de 22 milhões de dólares. Desde sua abertura, há quase 15 anos, recebeu mais de 1,3 milhão de pessoas.
Vista lá de Cima
Da cabine do teleférico, é possível ver uma estrada em zigue-zague que corta o vale, ruínas de antigos vilarejos e de um antigo abrigo de monges que foi construído nos anos 1600.
Ao descer nos arredores do mosteiro, os visitantes encontram barracas de artesãs locais. Simpáticas, elas oferecem doces, frutas desidratadas e mais produtos típicos.
O mosteiro Tatev é, na verdade, um complexo fortificado que fica à beira de um penhasco. Começou a ser construído no século 9 e, além de igrejas, também englobou um centro educacional no século 14, que oferecia aulas de astronomia, geografia, matemática e filosofia, entre outras disciplinas.
Hoje, as atrações incluem igrejas, corredores estreitos e salas ao lado de precipícios, além de peças históricas feitas de pedra, como uma prensa de óleo e uma coluna erguida em 904 para capturar movimentos e ajudar a avisar o clero sobre terremotos — a coluna permanece intacta.
Quem Eram os Concorrentes
Para ganhar o World Travel Awards em 2024, o Wings of Tatev concorreu com os seguintes teleféricos:
- SunWorld Ba Na Hills, no Vietnã
- Disney Skyliner, nos Estados Unidos
- Mi Teleférico, na Bolívia
- Bondinho do Pão de Açúcar, no Brasil
- Peak 2 Peak 360, no Canadá
- Skyline Queenstown, na Nova Zelândia
- Table Mountain Aerial Cableway, na África do Sul
Quem é o Dono do Teleférico
O projeto de revitalização do mosteiro de Tatev – que inclui o teleférico – é do investidor russo-armênio Ruben Vardanyan e da esposa dele, Veronika Zonabend. Vardanyan foi preso em setembro de 2023 pelo governo do Azerbaijão sob a alegação de que entrou ilegalmente no país.
Ele nasceu na Armênia e mudou-se ainda adolescente para a Rússia para estudar. Nos anos 2000, era próximo do Kremlin e esteve no comando de bancos de investimentos e de gestão de patrimônio. A partir de 2010, passou a se engajar em projetos de infraestrutura e filantrópicos ligados a educação, cultura, história e turismo.
Em 2020, decidiu fixar-se na região de Nagorno-Karabakh, um enclave armênio no Azerbaijão, que foi disputado entre as duas ex-repúblicas soviéticas por mais de 30 anos. Vardanyan foi nomeado ministro da República de Artsakh, como os armênios chamavam Nagorno-Karabakh, apesar de a família ter tido medo da permanência dele no local.
Em setembro de 2023, os azerbaijanos retomaram o território. Vardanyan foi detido em um posto de fronteira e permanece em poder do país vizinho. No ano passado, seu advogado denunciou à ONU que ele estava sendo alvo de tortura e maus-tratos.
Em novembro de 2024, quando o Wings of Tatev ganhou o prêmio de melhor passeio de teleférico, David Vardanyan lembrou do pai.
“Espero que projetos como esse ajudem a mostrar ao mundo que a Armênia é um ótimo lugar para se visitar e temos esperança de que, no ano que vem, meu pai, Ruben Vardanyan, possa receber o prêmio pessoalmente, livre”, afirmou.
Prepare sua Viagem
O Wings of Tatev abre de terça a domingo. O horário varia de acordo com a época do ano – de dezembro a fevereiro, o funcionamento é das 10h30 às 17h30. Em março, abril, outubro e novembro, das 10h às 18h. De maio a setembro, das 10h às 19h.
O ingresso de ida e volta para um adulto custa 5.500 drams de dezembro a fevereiro (cerca de R$ 85) e 9.000 drams (cerca de R$ 140) no restante do ano. As informações são de quando este texto foi escrito – início de janeiro de 2025.
Para Saber Mais
Para ler outras notícias que publicamos recentemente, clique aqui.
Que tal nos acompanhar no Instagram para não perder nossas lives e também nos seguir em nosso canal no Telegram?
O Pontos pra Voar pode eventualmente receber comissões em compras realizadas através de alguns dos links e banners dispostos em nosso site, sem que isso tenha qualquer impacto no preço final do produto ou serviço por você adquirido.
Quando publicamos artigos patrocinados, estes são claramente identificados ao longo do texto. Para mais informações, consulte nossa Política de Privacidade.
Não usamos inteligência artificial na geração de conteúdo do Pontos pra Voar. Os conteúdos são autorais e produzidos pelos nossos editores.