A Etihad Airways anunciou a expansão de sua malha aérea para 2025, com 10 novas rotas partindo de Abu Dhabi, incluindo destinos como Atlanta, Taipei e Hong Kong. A iniciativa, parte do plano Journey 2030, reflete a estratégia de crescimento da companhia, que aposta na eficiência do Airbus A321LR e no fortalecimento de Abu Dhabi como hub global.
A Etihad Airways está em processo de expansão como parte de seu plano Journey 2030. Até o início da próxima década, a companhia espera quase dobrar sua frota e o número de destinos, estabelecendo metas ambiciosas.
Atualmente, a companhia oferece passagens para 83 destinos. Com os novos destinos, este número aumenta para 93. Além disso, para 2025, a companhia já havia sinalizado expansão a fim de atender outros três destinos: Al Alamein (DBB), Praga (PRG) e Varsóvia (WAW).
Este é apenas o início da rápida expansão da companhia. A expectativa é de que, no início de 2025, a Etihad inclua mais 20 novos destinos, totalizando cerca de 30 novas cidades em sua malha aérea. Com isso, espera-se que a Etihad volte a ser maior em 2025 do que foi em 2017, após um período de retração.
As Novas Rotas da Etihad para 2025
Confira abaixo as 10 novas rotas saindo de Abu Dhabi (AUH), incluindo as datas de lançamento, frequências e os tipos de aeronaves:
- Atlanta, Estados Unidos (ATL): 4x por semana a partir de 2 de julho de 2025, com Airbus A350-1000
- Taipei, Taiwan (TPE): diariamente a partir de 7 de setembro de 2025, com Boeing 787-9
- Medan, Indonésia (KNO): 3x por semana a partir de 2 de outubro de 2025, com Airbus A321LR
- Phnom Penh, Camboja (PNH): 5x por semana a partir de 3 de outubro de 2025, com Airbus A321LR
- Krabi, Tailândia (KBV): diariamente a partir de 9 de outubro de 2025, com Airbus A321LR
- Túnis, Tunísia (TUN): 3x por semana a partir de 1º de novembro de 2025, com Airbus A321LR
- Chiang Mai, Tailândia (CNX): 4x por semana a partir de 3 de novembro de 2025, com Airbus A321LR
- Hanói, Vietnã (HAN): diariamente a partir de 3 de novembro de 2025, com Airbus A321LR
- Hong Kong (HKG): 5x por semana a partir de 5 de novembro de 2025, com Boeing 787-9
- Argel, Argélia (ALG): 4x por semana a partir de 7 de novembro de 2025, com Airbus A321LR
Segundo o CEO da Etihad, Antonoaldo Neves, a expansão é parte de um projeto que alia o compromisso com o cliente e a promoção de Abu Dhabi como um destino a ser explorado e conhecido por todos.
“Essa expansão reflete nosso compromisso em ouvir nossos valiosos passageiros. Escolhemos cuidadosamente cidades que representam experiências, aventuras e oportunidades que importam para eles. Seja para explorar paisagens inspiradoras, viver experiências culturais vibrantes, reunir-se com família e amigos, buscar crescimento empresarial ou embarcar em jornadas educacionais, nossas novas rotas ajudarão a tornar seus sonhos de viagem uma realidade”.
“Esse momento não se trata apenas de expandir nossa rede; é sobre compartilhar Abu Dhabi com o mundo. Com seu sol interminável, culinária diversificada, rica cultura, emocionantes parques temáticos para a família e belas praias seguras, Abu Dhabi oferece algo para todos. Nossa rede ampliada tornará mais fácil do que nunca para os passageiros vivenciarem tudo o que nossa cidade natal tem a oferecer”.
Análise da Expansão da Etihad
A expansão da Etihad é uma consequência ao planejamento de frota da companhia. Ainda assim, a abordagem difere significativamente de seus concorrentes no Golfo.
Os novos destinos Hong Kong e Taipei são bastante lógicos, utilizando aeronaves 787 para essas rotas. Porém, Atlanta chama a atenção por ser um hub da Delta. Este é um mercado grande, mas essa escolha levanta especulações sobre uma possível parceria entre a Etihad e a Delta, já que é difícil imaginar a Etihad escolhendo esse destino sem uma conexão estratégica.
Para a maioria das outras novas rotas, a Etihad depende dos novos Airbus A321LR, que começará a receber em breve. Essa aeronave oferece uma grande vantagem estratégica, combinando alcance longo com assentos flat-bed na classe executiva.
A Emirates, por exemplo, possui apenas aeronaves wide-body, limitando os aeroportos que pode atender. Embora tenha parceria com a FlyDubai (que usa 737s), a integração não é tão fluida. Ainda, a Qatar Airways também utiliza aeronaves narrow-body, mas não possui muitos modelos de última geração, e poucos têm assentos flat-bed, tornando-os menos versáteis para rotas mais longas.
A Etihad já havia indicado que o A321LR seria usado para expandir suas rotas para mercados secundários na Ásia e na Europa, o que está se confirmando, com outras opções na África também. No entanto, a entrega pontual dessas aeronaves será crucial para o sucesso dessa estratégia. Estas aeronaves são utilizadas para rotas de médio alcance, que não teriam demanda para aeronaves maiores.
Será que um dia volta para o Brasil?
Para Saber Mais
Para ler outras notícias que publicamos recentemente, clique aqui.
Que tal nos acompanhar no Instagram para não perder nossas lives e também nos seguir em nosso canal no Telegram?
O Pontos pra Voar pode eventualmente receber comissões em compras realizadas através de alguns dos links e banners dispostos em nosso site, sem que isso tenha qualquer impacto no preço final do produto ou serviço por você adquirido.
Quando publicamos artigos patrocinados, estes são claramente identificados ao longo do texto. Para mais informações, consulte nossa Política de Privacidade.
Não usamos inteligência artificial na geração de conteúdo do Pontos pra Voar. Os conteúdos são autorais e produzidos pelos nossos editores.