Com raízes no antigo festival celta de Samhain, o Halloween ganhou sua aura macabra e de terror, com abóboras esculpidas e criaturas sobrenaturais. Aproveitando a data de hoje, exploramos dez dos lugares mais mal-assombrados do mundo e do Brasil, onde fenômenos inexplicáveis e histórias sinistras desafiam até o mais cético.
Por que não combinar viagem com trick-or-treating?
Aqui você encontra:
Halloween
O Halloween, comumente celebrado no dia 31 de outubro, é uma festa de origens antigas que remonta às tradições celtas do festival de Samhain. Durante esse período, os antigos acreditavam que o véu que separa o mundo dos vivos e dos mortos era mais fino, permitindo que espíritos passassem ao nosso mundo.
Com isso, além das tradicionais brincadeiras, a data ficou marcada por um ar mais macabro e de terror, com abóboras esculpidas, bruxas, esqueletos e fantasmas. Mas existem diversos lugares no Brasil e no mundo que possuem essa fama naturalmente – atividades paranormais, gritos, vultos, objetos que se movem sozinhos, são algumas das características.
E o pior (ou melhor): estão totalmente abertos a visitações. Neste artigo vamos conhecer os 10 lugares mais mal-assombrados do Brasil e do Mundo.
Lugares Mais Mal-Assombrados do Mundo
Eastern State Penitentiary – Estados Unidos
Essa penitenciária foi a primeira dos Estados Unidos a introduzir o que ficou conhecido como Sistema da Pensilvânia, onde os presos (incluindo o famoso mafioso Al Capone) eram isolados em uma única cela e viviam completamente sozinhos.
A prisão foi abandonada em 1971, mas permanece totalmente aberta a qualquer pessoa que queira encarar suas celas e cozinhas. Mas, prepare-se bem: dizem que figuras fantasmagóricas ficam nos corredores, portas se fecham sozinhas e que é horripilante ouvir as risadas incessantes da cela número 12!
La Isla de las Muñecas – México
Um certo misticismo corre sob a Ilha das Bonecas, no México. Dizem que um homem chamado Julián Santana abandonou a sua família e foi morar no local. Ao chegar lá, encontrou o corpo de uma menina afogado no canal segurando sua boneca.
Para manter a lembrança da menina viva, Julián reuniu diversas bonecas e as pendurou nas árvores da ilha – mas as bonecas eram deformadas e destroçadas – se tornando uma obsessão e dando um ar macabro ao local. Nem mesmo a população local gosta de aproximar da ilha, mas é possível fazer passeios noturnos com agências.
Castelo de Edimburgo – Escócia
Esse castelo é considerado um dos lugares mais mal-assombrados do país e da Europa já há quase 1000 anos. Isso porque suas instalações foram palco de eventos sangrentos, entre ataques e execuções.
Entre os relatos mais comuns estão aparições de fantasmas, que das repentinas de temperatura, sensação de alguém puxando roupas, etc. Inclusive, o local foi sediou uma das maiores investigações sobrenaturais de toda a história, com pesquisadores e curiosos.
Castelo Moosham – Áustria
Não é novidade que há algumas centenas de anos, a caça às bruxas era uma realidade em países da Europa e EUA. Muitas delas, bem como homens e mulheres acusados de bruxaria, foram executados em Salzburg, no Castelo Moosham, na Áustria, entre 1675 e 1690.
Além disso, o edifício também foi cenário de diversas execuções no período da Idade Média. Lá dentro é possível ouvir vozes, risadas sarcásticas e vultos.
Monte Cristo Homestead – Austrália
A história desta casa envolve acontecimentos bizarros: desde a sua construção em 1848, o local tem registros de mortes trágicas, assassinatos, suicídios e desaparecimentos. Os atuais proprietários da casa afirmam que já notaram “presenças estranhas”, mas oferecem uma experiência gastronômica e um “tour de fantasmas” todo sábado à noite.
Há também a possibilidade de passar uma noite hospedado na residência, mas nunca se sabe se você fará o check-out.
Lugares Mais Mal-Assombrados do Brasil
Não é preciso ir muito longe se você quiser ter a experiência fantasma em sua vida. Diversos lugares pelo Brasil estão cheios de histórias para botar um frio na espinha até no mais cético ser humano.
Mina da Passagem – Mariana
A Mina da Passagem fica no município de Mariana, em Minas Gerais, e é a maior mina de ouro do mundo aberta à visitação. O que poderia ser um conto “brilhante”, no entanto, tem uma trágica história: em 1936, 15 trabalhadores morreram afogados em uma inundação que ocorreu no local.
Com isso, há incríveis relatos de visitantes e moradores locais, que dizem ouvir barulhos de sinos e correntes vindos de dentro da mina.
Edifício Joelma – São Paulo
Nem todo lugar mal-assombrado é, necessariamente antigo. A história do Edifício Joelma, em São Paulo, é conhecida pelo Brasil todo. Em 1974, um incêndio no prédio matou 187 pessoas e deixou mais de 300 feridos.
O local foi totalmente reformado e recebe visitantes de todas as partes do Brasil, mas ficou marcado na história pelos relatos de avistamento de fantasmas, vultos e vozes por seus corredores.
Teatro Amazonas – Manaus
O monumento mais icônico de Manaus, capital do Amazonas, é também palco de histórias paranormais. Desde a sua construção no ano de 1896, o local acumula relatos de visitantes e funcionários das mais variadas formas: aparições fantasmagóricas, pianos assombrados, instrumentos que tocam sozinhos, aplausos em ensaios solitários, passos em andares completamente vazios e muito (mas muito!) mais.
Casa das Sete Mortes – Salvador
Nem só de festanças e alegrias vive a cidade baiana. A Casa das Sete Mortes não tem esse nome por acaso. Em 1735, sete pessoas, incluindo um padre, foram assassinadas no local. Desde então, a população local e trabalhadores que realizaram reformas na casa registraram gritos, gemidos e correntes que não vem de lugar nenhum.
Patrimônio Cultural da cidade, o local é usado para apresentações de arte e música, mas que nunca (ou “jamé”) passam das 17h.
Penitenciária do Cariri – Juazeiro do Norte
A penitenciária de Cariri, em Juazeiro do Norte, ainda está ativa no Brasil. Dentre os principais relatos há portas e janelas que abrem e fecham sozinhas, barulhos de passos em corredores abandonados e gritos que saem de lugar nenhum.
A teoria é de que o local é assombrado por detentos que foram mortos no local ou até mesmo de suas vítimas.
Que tal planejar algumas viagens para conhecer esses lugares?
Para Saber Mais
Para conferir outros destinos que publicamos no Pontos pra Voar, clique aqui.
Que tal nos acompanhar no Instagram para não perder nossas lives e também nos seguir em nosso canal no Telegram?
O Pontos pra Voar pode eventualmente receber comissões em compras realizadas através de alguns dos links e banners dispostos em nosso site, sem que isso tenha qualquer impacto no preço final do produto ou serviço por você adquirido.
Quando publicamos artigos patrocinados, estes são claramente identificados ao longo do texto. Para mais informações, consulte nossa Política de Privacidade.
Não usamos inteligência artificial na geração de conteúdo do Pontos pra Voar. Os conteúdos são autorais e produzidos pelos nossos editores.