Uma viagem de trem pela Europa oferece a oportunidade única de explorar diversas culturas, paisagens e histórias em um só roteiro. Com rotas que atravessam o continente, como de Berlim a Nice ou de Copenhague a Helsinque, é possível vivenciar o melhor da diversidade europeia e ainda apreciar belas paisagens.
Uma viagem à Europa significa conhecer outras culturas, gastronomia, castelos medievais, arquitetura e a própria história. O velho continente é repleto de experiências únicas em cada pequeno canto, e, por isso, é comum querermos aproveitar uma única viagem para explorar vários países.
Aqui você encontra:
Viagem de Trem pela Europa
Fazer uma viagem de trem pela Europa é uma das formas mais práticas e confortáveis de explorar o continente. Com um sistema ferroviário extenso e eficiente, é possível transitar de um país a outro sem as complicações de aeroportos ou longos deslocamentos rodoviários. As estações de trem estão, muitas vezes, localizadas no centro das cidades, o que facilita o acesso rápido aos principais pontos turísticos e garante uma experiência de viagem fluida e ágil.
Além da conveniência, a viagem de trem na Europa proporciona paisagens inesquecíveis. Ao optar por esse meio de transporte, temos a oportunidade de curtir cenários incríveis, desde montanhas cobertas de neve até campos e vilarejos pitorescos, tornando o trajeto parte da experiência. Diferente de um voo, em que grande parte do percurso é feita acima das nuvens, o trem oferece uma conexão visual constante com o charme do continente.
Outro benefício é a flexibilidade de roteiros e destinos. A malha ferroviária europeia conecta centenas de cidades, permitindo que o viajante personalize sua rota de acordo com seus interesses. Seja para visitar grandes metrópoles como Paris e Roma, ou explorar destinos menos conhecidos, como pequenas cidades históricas ou vilarejos nórdicos, as opções são vastas e diversificadas, fazendo do trem uma excelente escolha para turistas de todos os perfis.
Combinando Trem e Avião
Ainda que de forma insipiente, as empresas aéreas oferecem conexão entre avião e trem, permitindo que os viajantes combinem passagens aéreas e de trem no mesmo bilhete. Os dois exemplos mais recentes que temos é da SkyTeam. A aliança, que envolve empresas como Air France, KLM, Air Europa e Delta Air Lines, dentre outras, anunciou um acordo com o grupo Eurostar e mais recentemente com a empresa Trenitalia, para viagens dentro da Itália.
Três Rotas de Trem pela Europa
Embora existam muitas opções para curtir uma viagem de trem pela Europa, existem três rotas completas que permitem conhecer o máximo de lugares pelo continente europeu. Vamos conferi-las?
A Rota Nota 10 – De Berlim a Nice
Iniciando em Berlim, na Alemanha, essa rota passa por 10 cidades em sete países diferentes! De lá, é possível fazer paradas em Praga, capital da República Tcheca; Viena, capital da Áustria; e Budapeste, capital da Hungria. Com construções barrocas, medievais e igrejas góticas, esses destinos são ótimas opções para quem aprecia uma atmosfera histórica.
Depois, o turista pode seguir para duas das cidades mais icônicas da Itália: Milão e Veneza, repletas de arte e beleza. Há também a possibilidade de passar por Munique, na Alemanha, e Amsterdã, na Holanda.
A rota é finalizada na França, com o romantismo das cidades de Paris e Nice. Certamente, essa é a melhor rota para aproveitar a diversidade cultural europeia em uma única viagem.
Existem vários sites que vendes bilhetes para esta viagem. No Trainline é possível encontrar passagens, no momento da edição deste artigo, a partir de £84 (R$ 616) o trecho, por pessoa.
A Rota Nórdica – De Copenhague a Helsinque
Se você deseja contemplar belas paisagens e destinos que fogem da agitação das grandes metrópoles, aposte nessa rota que percorre os países nórdicos.
Começando em Copenhague, na Dinamarca, onde é possível até fazer um free tour pela cidade, a segunda parada é a capital da Noruega, Oslo. A cidade, com seu passado viking, é impregnada de história em suas construções. Os turistas podem aproveitar para visitar a Ópera de Oslo e o Vigeland Park.
Os três últimos destinos dessa rota nórdica compartilham joias arquitetônicas e construções únicas: Estocolmo, na Suécia; Tallinn, na Estônia; e Helsinque, na Finlândia.
A compra dos bilhetes pode ser feita em vários portais, com a possibilidade de montar o roteiro preferido. Vale a pena comparar preços e o que cada bilhete oferece.
A Rota Histórica – De Roma a Salônica
Se você é o tipo de viajante que gosta de história – seja da civilização, política, filosofia ou arte –, essa rota é para você! Iniciando na Itália, em Roma, que conta com 13 monumentos classificados como Patrimônio da Humanidade, e passando por Nápoles e Brindisi, o percurso finaliza na Grécia.
Na Grécia, a dica é explorar quatro grandes destinos: Patras, Corinto, Salônica e, claro, o berço da civilização ocidental, Atenas – com seus monumentos históricos, os templos de Zeus e Atena, e milhares de anos de conhecimento e evolução.
O portal Rail CC traz várias informações e preços da rota. É importante pesquisar em outros sites ou até mesmo consultar um agente de viagens.
Para Saber Mais
Para conferir outros destinos que publicamos no Pontos pra Voar, clique aqui.
Que tal nos acompanhar no Instagram para não perder nossas lives e também nos seguir em nosso canal no Telegram?
O Pontos pra Voar pode eventualmente receber comissões em compras realizadas através de alguns dos links e banners dispostos em nosso site, sem que isso tenha qualquer impacto no preço final do produto ou serviço por você adquirido.
Quando publicamos artigos patrocinados, estes são claramente identificados ao longo do texto. Para mais informações, consulte nossa Política de Privacidade.
Não usamos inteligência artificial na geração de conteúdo do Pontos pra Voar. Os conteúdos são autorais e produzidos pelos nossos editores.