Certas experiências devem obrigatoriamente constar na lista de todos os apaixonados por cabines premium e a que relato nesse artigo é uma delas, pelo menos para mim sempre foi item mandatório. Depois de perder a oportunidade de fazê-lo antes da pandemia e achando que já era coisa do passado a se conformar, a decisão da Qatar Airways de colocar os A380 de volta em operação e com isso as suas cabines de primeira classe, ganhei uma segunda chance que não poderia perder.
Veja neste review como foi a minha experiência voando na primeira classe do A380 da Qatar Airways entre Bangkok e Doha. Agora, deixemos o papo furado de lado e vamos lá conferir os detalhes!
Aqui você encontra:
Check in
Refletindo sobre a experiência como um todo, eu diria que o check in foi a parte menos premium de toda a viagem. Cheguei no Aeroporto de Bangkok com pouco mais de 3 horas de antecedência e fui direto ao guichê reservado para os passageiros da primeira classe. Fui atendido imediatamente, pois não havia ninguém na fila.
O procedimento demorou um pouco mais que o esperado, pois solicitei à atendente que juntasse os meus dois localizadores, já que o voo de Doha para Londres estava em um bilhete separado. Aparentemente, ela não sabia como fazê-lo e teve que pedir ajuda a um colega.
Problema resolvido, de posse dos dois cartões de embarque, me dirigi à área de segurança e inspeção de passaporte. Mas e a experiência abaixo do esperado, onde está?
Após encerrar o meu check-in, a funcionária não me explicou que o fast track é um espaço dedicado na área W do aeroporto e também não falou nada sobre qual sala VIP a ser utilizada. Obviamente, são pequenos detalhes, mas que deveriam ser informados aos passageiros.
No meu caso, quanto à sala VIP, eu havia pesquisado antes e sabia onde era, já o fast track descobri por conta própria ao perguntar para um dos funcionários do aeroporto.
Sala VIP
Com seis voos diários para Bangkok no momento, a Qatar Airway opera a sua própria sala VIP, localizada na área D8 do aeroporto e após os procedimentos de segurança. Tem acesso a ela os passageiros viajando em primeira classe, executiva e aqueles com status elegíveis tanto no programa de fidelidade da empresa, quanto em suas parceiras.
Obviamente, o meu depoimento aqui é baseado apenas em uma visita de pouco mais de duas horas, mas eu achei o serviço excelente. Não há área reservada para os passageiros viajando em primeira, mas honestamente, não acredito que se faça necessário.
Assim que cheguei no lounge, uma das funcionárias me recebeu e avisou que anunciaram o momento para nos dirigirmos para o portão de embarque. Na sequência, me ofereceu a opção de deixar minha mala no guarda volumes, que preferi mantê-las comigo.
Decidi comer algo e fui levado para uma sala de refeições e serviço a la carte, onde outros passageiros também estavam fazendo suas refeições. O menu estava disponível em QR, em inglês e arábico. Como entrada, pedi sushi e carneiro como prato principal. Ambos estavam muito bons!
Havia também uma grande variedade de bebidas e comidinhas rápidas na área principal do lounge, caso o interesse fosse apenas beliscar algo. Em particular, me chamou atenção as pequenas sobremesas que estavam disponíveis. Um luxo aos olhos!
Em suma, se você tiver acesso ao lounge durante o seu voo, não deixe de reservar um tempo para conhecê-lo. Seguramente, a sua experiência durante a viagem ficará ainda melhor!
Detalhes do Voo
- Número do Voo: QR835
- Rota: Bangkok – Doha
- Aeronave: Airbus A380
- Poltrona: 1k
- Horário de Partida: 19:10h
- Horário de Chegada: 22:35h
- Duração do Voo: 07h25min
Nota: Os horários de partida e chegada acima estão em hora local.
Embarque
Assim que o voo QR 835 foi anunciado, deixei o lounge e segui para o portão indicado. Foram necessários uns 10 minutos até chegar lá, entre caminhada e trem de ligação entre os terminais.
Como haviam várias pontes de embarque, todas as classes embarcaram ao mesmo tempo, mas em filas distintas. Assim que cheguei na porta da aeronave, um dos comissários identificou que eu estava na primeira classe e me levou até o meu assento.
Primeira Classe do A380 da Qatar Airways
Layout da Cabine
A cabine de primeira classe do A380 da Qatar Airways tem capacidade para apenas 8 passageiros, como pode ser visto no mapa de assentos abaixo.
Para os passageiros viajando solo, a melhor opção são os assentos da janela, já para quem viaja acompanhado, os assentos do meio são melhores.
Assentos
Os assentos, como é de se esperar são extremamente confortáveis e espaço para se curtir o voo é o que não falta! Um dos tripulantes me levou até o meu assento e na sequência me deixou em paz para me organizar (ou curtir tudo um pouco), dizendo que em seguida voltaria com a bebida de boas-vindas e me ajudar com o assento, caso fosse necessário.
Quando cheguei no assento, o travesseiro e manta já estavam disponíveis. A manta, diga-se de passagem, uma das melhores que já vi em aviões, tanto pelas dimensões quando pela maciez do tecido.
Para quem gosta de ler durante o voo, quando as luzes da cabine já estão apagadas, o assento conta com uma pequena luz de leitura, de fácil acesso, do lado direito do assento.
Do lado esquerdo, em um compartimento abaixo do repousa braço, ficam o phone de ouvido, um controle para o assento e a entrada USB. Aliás, bem escondida a danada e levou alguns minutos para eu encontra-la. Próximo ao compartimento estão os controles do assento, bem fáceis de serem usados e na parte superior estão os dois comando para abaixar ou erguer a divisória do assento em relação ao corredor.
As persianas das janelas podem ser controladas individualmente, ou então com o controle que está no suporte principal e todas podem ser fechadas ao mesmo tempo.
Na frente da cabine estão os dois banheiros e também as escadas que levam ao deck principal da aeronave, que é ocupado apenas por assentos de classe econômica.
A cabine não tem bins sobre os assentos para se guardar a bagagem de mão, mas do lado da porta dos banheiros há um bom espaço onde os passageiros podem deixar suas malas durante o voo.
Devido ao horário do voo, eu não usei o assento na posição cama e, portanto, fico devendo as fotos. Ou seria isso uma nova oportunidade para fazer outro voo no A380?
Banheiro
Depois de conhecer o banheiro da primeira classe do A380 da Qatar Airways, a sua definição do que é um banheiro decente num avião seguramente mudará! Eu já estive em outras cabines de primeira classe antes, mas em nenhum caso o banheiro era tão estiloso quanto o da Qatar. Na boa, deu até vontade de viajar no banheiro!
Veja que o vaso sanitário fica elegantemente coberto com o assento, tornando-se uma extensão do banco. E por falta de 1, são dois banheiros exatamente do mesmo tamanho para atender a 8 passageiros, no máximo.
Nas três ocasiões que eu os utilizei estavam impecáveis, se bem que para um número tão reduzido de pessoas, é bem fácil mantê-los limpos durante toda a viagem.
Kit de Amenidades
Os produtos do kit de amenidades é da marca francesa Diptyque e o pijama da The White Company, uma marca britânica. As amenidades oferecidas aos passageiros são as seguintes:
Creme para as mãos
Creme para o rosto
Protetor labial
Meias
Máscara de dormir
Plugs para os ouvidos
Além disso, o kit traz também uma amostra do perfume Tamdao, da Diptyque, obviamente. Já o pijama vem com calça, camisa e chinelos.
Escova e pasta de dentes, bem como enxaguante bucal ficam disponíveis no banheiro durante o voo. A única coisa que senti falta no kit de amenidades foi uma caneta, que seria uma ótima recordação da experiência.
Serviço de Bordo
Seguramente, o grande destaque do voo ficou por conta do serviço de bordo, ou mais precisamente pelo atendimento. Ainda tive a sorte de contar com a assistência de uma comissária brasileira que estava trabalhando na primeira classe. Como sempre, quando podemos usar o bom e velho português, tudo fica muito mais fácil.
Jantar
Depois de devidamente instalado e com fotos do assento tiradas, uma das comissárias trouxe uma toalhinha umedecida, da marca Diptyque, e já me ofereceu o drink de boas-vindas a bordo. As opções incluíam água, suco e champanhe, que foi a minha opção.
Logo após servir a bebida, a comissária retornou com o menu para que eu pudesse escolher as minhas refeições. Devido ao horário do voo, seria servido jantar e depois um lanche antes da chegada em Doha.
Além de caviar para começar o jantar, haviam quatro opções de entrada, quatro pratos principais, sendo eles peixe, carne, frango e uma pasta. Para completar, havia uma seleção de queijos e quatro tipos de sobremesa para depois do jantar.
O serviço começou com castanhas para beliscar e foi seguido de uma pequena entrada, para então ser servido o caviar. Confesso que não sou um grande fã de tal iguaria, mas aceitei para ter a oportunidade de fotografar o prato.
Para a entrada eu optei pelo mezze, que na minha opinião é a melhor entrada da Qatar Airways, tanto na executiva quanto na primeira classe. O prato é tão popular que tem presença constante no menu, tanto no jantar quanto almoço.
Como prato principal eu escolhi a carne, que estava macia e com cozimento perfeito. O prato veio acompanhado com mais pães e mostarda.
Devido a toda a comilança no lounge e no voo, eu abri mão da sobremesa. Na verdade, até queria, mas simplesmente não cabia mais.
No que tange as bebidas que acompanharam o serviço, estavam disponíveis dois tipos de champanhe (Armand de Brignac e Laurent Perrier Rosé), dois tipos de vinho branco, um rosé, três tintos e dois vinhos doces de sobremesa.
Neste artigo você encontra maiores detalhes sobre as bebidas disponíveis para os passageiros de primeira classe.
Lanche
Por ainda estar mais que satisfeito com tudo que comi, eu abri mão do lanche servido antes da chegada em Doha. As opções eram pequenos sanduíches, um panini quente de carne, servido com batatas e cogumelo
Entretenimento a Bordo
A tela é enorme, com vasta programação de filmes, séries, programas de TV e músicas. Seguramente você não vai morrer de tédio a bordo. Além disso, os fones de ouvido eram de ótima qualidade e fizeram um ótimo serviço isolando os ruídos da cabine.
A aeronave conta com câmeras externas e com isso, para os geeks, tem-se um pequeno show durante a decolagem e aterrisagem.
Bar a Bordo
Uma grande atração para muitos é o bar que o A380 da Qatar Airways oferece para os seus passageiros da primeira classe e executiva. O mesmo está localizado na parte traseira do piso superior, logo após a cabine de primeira classe.
Curiosamente, o bar esteve vazio grande parte do voo. Inclusive o comissário que estava cuidando do mesmo chegou a comentar conosco tal fato, pois devido ao horário era de se esperar que mais pessoas aparecessem por lá.
No final das contas, fui melhor para nós, eu e um outro brasileiro que também estava no voo nos divertimos bastante por lá! Ficamos um bom tempo batendo papo, ao ponto de que sua esposa veio ver se ainda estávamos vivos!
Como Reservar
Agora vamos à parte que muitos devem estar interessados, certo? Quanto eu gastei nesta reserva? Bem, paguei R$ 112,32 em taxas e usei 114.000 pontos LATAM Pass. Obviamente, esta emissão também pode ser feita através dos programas AAdvantage da American Airlines, do Executive Club da British Airways, do Iberia Plus, da Iberia e, claro, do Privilege Club da Qatar Airways.
Note que para viajar no dia 16 de fevereiro de 2024, a reserva foi feita no dia 23 de julho de 2023. Aproveito para agradecer o Diego, um dos nossos parceiros na Wanderlust Concierge, que me ajudou a encontrar a disponibilidade e depois fez a reserva para mim.
Tome Nota
Para os apaixonados por cabines premium, essa é uma experiência e tanto a ser vivida. No entanto, requer bastante planejamento, pois não é fácil encontrar disponibilidade.
Admito que minha experiência a bordo deve ter sido um pouco melhor do que se espera, pois tive a sorte viajar com uma tripulação muito simpática e em particular a brasileira que cuidou de mim durante a viagem!
Para Saber Mais
Para ler outros reviews de voos publicados no Pontos pra Voar, clique aqui.
Que tal nos acompanhar no Instagram para não perder nossas lives e também nos seguir em nosso canal no Telegram?
O Pontos pra Voar pode eventualmente receber comissões em compras realizadas através de alguns dos links e banners dispostos em nosso site, sem que isso tenha qualquer impacto no preço final do produto ou serviço por você adquirido.
Quando publicamos artigos patrocinados, estes são claramente identificados ao longo do texto. Para mais informações, consulte nossa Política de Privacidade.