Uma das vantagens de se viver em um país tropical é a possibilidade de encontrar bons locais em meio à natureza para se refrescar, não importa onde for. A maior prova disso é que a cidade de São Paulo, conhecida por um ser um importante polo comercial do país e também pela poluição e o trânsito e apelidada carinhosamente de “Selva de Pedra”, possui alguns desses lugares “escondidos”, como cachoeiras!
Sim, é possível ir até uma cachoeira sem sair da metrópole! Afinal, nem só de prédios vive São Paulo. Nessa lista, apresentamos cinco cachoeiras para você curtir com a família ou com os amigos sem precisar por o pé na estrada – ou, se você estiver de passagem por aqui e quiser turistar pela cidade!
Aqui você encontra:
Cachoeiras em São Paulo
Cachoeira de Marsilac
Localizada na zona Sul de São Paulo, a Cachoeira do Marsilac é formada pelo Rio Capivari – o último rio limpo da capital. Quem a visita tem fácil acesso, seja por trilha ou de carro (com trechos em estrada de terra) e pode, além de se banhar na água doce, praticar tirolesa, rapel, boia cross, etc.
O local é administrado pela SelvaSP e conta com estacionamento, vestiários, lanchonetes, guarda vidas e orientação ao público.
Informações: (11) 94701-7138
Cachoeira do Sagui
A Cachoeira do Sagui fica dentro da Fazenda Maravilha, uma propriedade privada na zona Sul e que também oferece muito contato com a natureza. Para ir até lá é preciso fazer uma trilha de 1,2km, considerada de fácil acesso e, portanto, recomendada para qualquer idade.
O local conta ainda com estacionamento, banheiros e local para piquenique. É necessário fazer reserva com antecedência.
Informações: (11) 97442-9619
Cachoeira do Jamil
A Cachoeira do Jamil fica em Paralheiros, na zona Sul de São Paulo. Banhada pelo Rio Capivari, ela é conhecida como “cachoeira secreta” já que seu acesso não é nada fácil. São 10 km de estrada de terra, acessível por ônibus, carro (melhor um 4×4), bike ou a pé – mas tenha muito cuidado!
No entanto, a beleza do lugar encanta turistas e moradores, que podem, inclusive, acampar no local mediante pagamento de uma taxa extra.
Informações: (11) 3451-6496
Cachoeira Poço das Virgens
Quem vai pra Cachoeira do Jamil pode emendar a aventura com a cachoeira Poço das Virgens. No mesmo acesso, porém alguns quilômetros antes, seguindo pela trilha a partir do Sítio do Bambu e com placas informando o caminho.
O local oferece estacionamento e área para piquenique, mas é bom levar lanche e água, pois não conta com essa infraestrutura e são 12,5 km de trilha até chegar à cachoeira.
Informações: (11) 97442-9619
Núcleo do Engordador – Parque da Cantareira
A trilha principal do Núcleo do Engordador no Parque da Cantareira, envolve três quedas d’água: Cachoeira do Tombo, Cachoeira do Engordador e Cachoeira do Véu. Elas são autoguiadas aos finais de semana, mas há monitoramento de terça a sexta, entre 8h30 e 15h30.
As trilhas são fáceis, de apenas 3 km e qualquer um pode fazê-las. Fique atento apenas aos horários de funcionamento do parque, que podem mudar de acordo com a época do ano.
Informações: (11) 3889-6100
Para Saber Mais
Para ler publicações do Pontos pra Voar sobre outros destinos, clique aqui.
Que tal nos acompanhar no Instagram para não perder nossas lives e também nos seguir em nosso canal no Telegram?
O Pontos pra Voar pode eventualmente receber comissões em compras realizadas através de alguns dos links e banners dispostos em nosso site, sem que isso tenha qualquer impacto no preço final do produto ou serviço por você adquirido.
Quando publicamos artigos patrocinados, estes são claramente identificados ao longo do texto. Para mais informações, consulte nossa Política de Privacidade.