Não existe almoço grátis, diria Milton Friedman. Ontem publicamos que os cartões de crédito Pão de Açúcar passaram a acumular 3 pontos a cada dólar gasto em compras internacionais. No entanto, leitores notaram que a cotação do dólar dos cartões PDA que sempre foi a comercial disparou 5,5% em relação ao dia anterior.
Aqui você encontra:
Spread Cartões Pão de Açúcar
O que é Spread
Spread, ou spread cambial, é o ágio que as instituições financeiras cobram sobre a cotação de uma moeda. No caso dos cartões de crédito, os gastos em compras no exterior são calculados em real (R$) com base na cotação comercial + spread, que nada mais é do que uma margem de lucro para o banco. Portanto, quanto menor o spread, mais favorável para o seu bolso.
Passado de Spread Zero
Além de acumular 5 pontos por dólar gasto, o antigo PDA – como até hoje são conhecidos os cartões de crédito Pão de Açúcar – também tinha como um de seus principais atributos o spread zero. Este, inclusive, foi um dos principais argumentos usados pela equipe de retenção do Itaú para evitar cancelamentos na ocasião da mudança na pontuação em janeiro deste ano.
Novo Spread
Ocorre que no dia que o Itaú anunciou a nova pontuação para compras internacionais dos cartões Pão de Açúcar, que permitirá aos clientes acumular 3 pontos por dólar gasto, alguns leitores observaram um salto na cotação do dólar do cartão de crédito sem que houvesse comunicado algum do banco. Coincidência o não, o incremento foi próximo de 5,5%, mesma taxa de spread de outros cartões da instituição, vide print abaixo.
Tome Nota
Confirmada a informação, será um duro golpe àqueles que ainda mantém o cartão como uma alternativa para viagens ao exterior. É possível que o banco esteja se antecipando à queda do IOF (imposto que incide sobre compras internacionais) de 5,38% para 4,38% a partir de 1° de janeiro de 2024, o que tornaria o cartão atraente até mesmo frente a compra de papel moeda ou às contas globais, como como Nomad, Wise e Revolut, gerando um alto custo em benefícios.
Atualização: no sábado 21 de outubro o Itaú confirmou a informação, e o spread passa a vigorar a partir de 7 de novembro. Mais detalhes aqui.
Para Saber Mais
Para ler outros artigos relacionados ao Itaú Unibanco que publicamos no Pontos pra Voar, clique aqui.
Que tal nos acompanhar no Instagram para não perder nossas lives e também nos seguir em nosso canal no Telegram?
O Pontos pra Voar pode eventualmente receber comissões em compras realizadas através de alguns dos links e banners dispostos em nosso site, sem que isso tenha qualquer impacto no preço final do produto ou serviço por você adquirido.
Quando publicamos artigos patrocinados, estes são claramente identificados ao longo do texto. Para mais informações, consulte nossa Política de Privacidade.